Páginas

Pesquisar

10 de fev. de 2011

Dicas quentes para comprar eletrônicos e eletrodomésticos.

Quando as pessoas se lançam na missão de comprar um aparelho eletrônico, sempre se deparam com dezenas de modelos, são bombardeadas com uma miríade de características técnicas indecifráveis e são levadas no bico por vendedores oportunistas que deitam e rolam em cima da ignorância.

Para orientá-lo na difícil tarefa de escolher o modelo certo para as suas necessidades, compilei um resumo das informações básicas que cada tipo de eletrônico deve ostentar. Entretanto, isto não anula a imperiosa necessidade de você procurar na internet os relatos de outros consumidores sobre o produto que você está cogitando. Faça uma pesquisa antes de comprar, é de graça e evita grandes atribulações posteriores.

TV plana fina.
Desaconselhar que você compre uma TV sem olhar, parece óbvio, mas a vista ainda é o melhor teste que pode ser feito neste assunto. Compre pela internet só depois de ter conferido a qualidade de imagem do modelo pretendido. Por isto, não vou entrar aqui nas complexas características técnicas das TVs de LCD, LED e Plasma. Confie nos seus olhos, de preferência nos painéis de loja onde há vários modelos exibindo a mesma imagem e lá você terá todas as condições para escolher o modelo que mais atende ao seu gosto, único e subjetivo.

Máquina fotográfica digital.
Esqueça os megapixels e se concentre nos três elementos mais importantes: portabilidade, qualidade das lentes e sensibilidade em ambientes com pouca luz.
A minha experiência foi 100%: comprei uma câmera com zoom ótico de 12x e lentes mais ou menos, mas com pouca sensibilidade em ambientes fechados e é muito trambolhosa para levar aonde quero.
No frigir dos ovos, acho que não fiz a melhor escolha, pois a minha câmera Canon S5 IS é grande demais, não tem as melhores lentes do mercado e a sua sensibilidade em ambientes pouco iluminados é desastrosa. Preste atenção nas câmeras que fazem propaganda da lente e até dão o nome e sobrenome dela, Carl Zeiss por exemplo. Ahhh... e jamais compre uma Tekpix.
A verdadeira origem da Tekpix.

Esteira ergonômica eletrônica.
A característica que mais encarece uma esteira ergométrica é o sistema de amortecimento. As baratinhas não tem e as meia-boca até apresentam algo não tão convincente. Logo, somente os modelos realmente profissionais é que torram dinheiro em excelentes sistemas de amortecimento de choques.
Se você pesquisar o termo "esteira" no Blogpaedia, descobrirá vários artigos tratando deste tema e sempre batendo numa tecla: bons amortecedores são tudo. Comprei uma esteira semi-profissional e tive que apelar para as gambiarras para amaciá-la. Hoje, eu só compraria um modelo profissional, mesmo que fosse usado.
O que devo saber antes de comprar uma esteira ergométrica?
Modificação dos amortecedores da esteira elétrica Kiko's TS1501F. 

Máquina de lavar roupa.
Recentemente tivemos que substituir a nossa máquina velhinha, por ter apresentado falência múltipla dos órgãos. Para comprar uma nova, os critérios foram: horizontal, cesto de aço, possuir filtro. Acabamos adquirindo uma lavadora horizontal, mas constatamos que o sistema mais eficiente para a lavagem de roupa é encontrado nas lavadoras verticais, que lavam a roupa por tombamento. Na próxima troca, não teremos dúvidas em mudar este critério.

Laptop.
O maior problema deles e o maior causador de defeitos é o super-aquecimento. Portanto, pesquise bem antes o modelo pretendido para não comprar gato por lebre. Um exemplo clássico é representado pela marca ACER, cujos equipamentos são famosos por apresentar reiterados defeitos depois de alguns meses, exclusivamente devido ao aquecimento excessivo. Com o tempo de uso, as soldas dos chips começam a trincar e a soltar, o que exige um custoso serviço de retrabalho na placa.
Dicas para solucionar o maior problema dos Notebooks: super-aquecimento.
Notebook Acer com mouse e teclado travados é lixo?

Aspirador de pó.
Fique de olho no preço dos consumíveis. É política das empresas venderem modelos baratinhos que acabam saindo caro. Alguns aspiradores de menos de 200 reais requerem filtros que custam mais de 10 reais a unidade. Além de caros, você deve conferir antes de comprar ONDE os consumíveis estão disponíveis, pois alguns filtros "mosca-branca" só são encontráveis em outros planetas.
Por isto, optei por um aspirador equipado com filtro reutilizável do tipo HEPA. O detalhe crucial é que o filtro interno HEPA deve ser cuidadosamente limpo e/ou lavado, no máximo, uma vez a cada dois usos.

Smartphone.
Faça-me o favor de não comprar um destes aparelhos xing-ling marca diabo chineses. Você não faz ideia de como uma bateria de celular funciona como uma granada quando explode e faz menor ideia ainda que padrões de qualidade os chineses usam para conseguir fabricar "telefones inteligentes" e vendê-los no nosso mercado por menos de 200 pilas.
Logo, as opções recaem sobre os fabricantes tradicionais, mas como se trata antes de mais nada de um computador muito pequeno, você terá que decidir por qual Sistema Operacional irá optar.
- Nokia: apesar de ser a número 1, o Symbian está perdendo rapidamente as gorduras para os concorrentes, o que faz dele uma aposta arriscada;
- Apple: os iPhones são sonhos de consumo (equipados com o iOS), mas você fica o resto da vida nas mãos da maçã. Para fazer qualquer coisa, tem que recorrer à Applestore e à iTunes gastando o seu rico dinheirinho. Uma maneira de se livrar da escravidão Appleniana é apelar para o jailbreak, mas que torna o aparelho vulnerável;
- Android: o sistema do Google é bom, mas pesquise na internet o seu calcanhar de Aquiles, o problema da fragmentação que talvez impeça que o SEU modelo possa obter a última versão deste Sistema Operacional;
- RIM: os BlackBerrys tem mais penetração no mercado corporativo.
- Windows Phone: o recente lançamento do SO da Microsoft dirigido para dispositivos móveis é um sucesso ou um fiasco? Só o tempo dirá, pois boatos recentes dão conta que a toda poderosa Nokia está a ponto de abandonar a canoa furada do Symbian e do natimorto Meego (projeto do novo Sistema Operacional baseado em Linux), para abraçar um contrato de exclusividade com a Microsoft.
UPDATE:
Agora é oficial, a Nokia acaba de anunciar que abandona os seus dois sistemas operacionais e abraça o Windows Phone:
Nokia anuncia Windows Mobile 7 como seu sistema operacional para smartphones.

Portanto, no campo movediço dos smartphones não há como dar dicas quentes, que não sejam furadas daqui há dois dias.

Foto disponibilizada na seleção diária de imagens do Uêba.

6 comentários:

  1. Minha experiência em comprar eletrodomésticos se resumo em aprender pelo erro, no caso da tv que comprei acho que fiquei um mês pesquisando, o pessoal dos fóruns não são lá grande coisa, de dezenas de relatos só havia um que era mais próximo da realidade, dizia que as tvs dessa nova geração ainda não estavam tecnologicamente prontas e que as tvs de sistema antigo eram de melhor qualidade, eu achei que era besteira mas era a opinião mais sensata e a única no estilo.
    Com a câmera digital foi a mesma coisa, depois de muita pequisa fiz a besteira de não comprar a sony e comprei o trambolho da canon, hoje eu coleciono momentos que eu não fotografei, pois aquela coisa quer ser tão perfeita na resolução que demora um tempão para dar o click, é um saco, como era bom aquele tempo de opções mais restritas...

    ResponderExcluir
  2. Cesar,
    quando fomos comprar a TV, a princípio optamos por uma de LED da Philips que, felizmente, a compra não se concretizou porque foi através da internet e deu pau no cartão. Então resolvemos comprar um modelo usando o teste dos olhos e acabamos escolhendo uma Bravia LCD da Sony de 46". Ela é ultrapassada tecnologicamente mas tem uma imagem maravilhosa.

    Se eu fosse comprar uma câmera digital agora, escolheria uma que bem pequena com lentes Carl Zeiss e com alta sensibilidade, claro, sacrificando o maior zoom ótico. Só com o uso é que você acaba descobrindo que vale mais a pena a portabilidade do que uma série de recursos que só as grandes máquinas possuem. Mesmo os profissionais não abrem mão da maquininha para os quebra galhos.

    ResponderExcluir
  3. trabalho com fotografia há 4 anos e digo Carl Zeiss é RESPEITADISSIMA frabricante do ramo optico, só não entendo ela deixar por um nome de peso ir parar na frente de pseudo objetivas... e outra quer qualidade de imagem!? não tem jeito copre uma dslr, mesmo as "entry level" de hoje brilham! ainda mais podendo utilizar lentes novas quanto mais antigas (foco manual) com algumas exceções.

    ResponderExcluir
  4. Fiz alguns questionamentos para duas pessoas que trabalham no conserto de máquinas de lavar e me foi relatado o seguinte: as máquinas de turbilhonamento comparadas às de tombamento (portinha que abre pela frente)consomem mais água e estragam mais as roupas. Certo dia, estava fora de casa e utilizei uma dessas de tombamento e me pareceu que consomem menos detergente e deixam a roupa mais enxuta. Só fiquei na dúvida quanto à eficiência das máquinas que lavam e secam ao mesmo tempo, me disseram que demoram muito mais para secar, que uma secadora do mesmo tipo, mas só com a função de secar. Quando me mudar, penso em adquirir uma máquina que seca e outra que lava.
    Uma coisa que penso ser muito útil, caso alguém faça como eu: lavo as roupas coloridas e delicadas à mão e coloco centrifugar, nessas centrífugas pequenas de chão. A roupa sai muito mais enxuta do que se tivesse saído da máquina de turbilhonamento e dependendo do tecido "quase" seca e detalhe, não estraga a roupa.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho acompanhado esse blog e, neste tópico, a questão do aspirador de pó é pura verdade. Comprei um Eletrolux, cujo filtro custa R$ 7,00 e é vendido por unidade, quando há outros que são universais e outros que são vendidos em 2 ou 3 unidades. O aparelho até que é bom, mas peca pelo preço absurdo do filtro.

    ResponderExcluir
  6. Eu aconselho a todos os que estejam a pensar em comprar um portátil que considerarem bem antes de comprar um da marca Acer. Em geral os Acer comparados com outros portáteis em características são realmente muito parecidos e muito abaixo do preço comparado com outras marcas do ramo o que pode ser muito apelativo.
    Mas em termos de segurança e refrigeramento ficam muito mal vistos pois dão muitos problemas eu que o diga que se não tivesse feito um seguro ao computador iria gastar mais de 250E.
    Uma marca que aconselho é a Asus.

    ResponderExcluir