Páginas

Pesquisar

1 de fev. de 2009

Impressões sobre a Fenavinho de 2009!

A cidade de Bento Gonçalves localizada na serra gaúcha sedia mais uma vez a feira bianual do vinho, na qualidade de lugar do país que reúne mais condições de ostentar o nome de Capital Brasileira do Vinho.
1-Fenavinho 2009

Já vou avisando que esta matéria não é jabá, portanto não é institucional e por isso quem quiser informações pormenorizadas, vai ter que visitar os sites oficiais nos links abaixo.
3-Fenavinho 2009

Apesar da minha qualidade de morador de Bento Gonçalves, este post tem um caráter en passant de um visitante que se arroga de tomar vinho, não como conoceur, mas como apreciador comum capaz descrever suas impressões subjetivas.
4-Fenavinho 2009

Costumo dizer para os meus amigos que, ou você gosta de vinho, ou odeia. Não existem neutros nesta guerra. Infelizmente, os especialistas em vinho fazem de tudo para impedir que as pessoas comuns se tornem apreciadores, ao complicar com tipos de copo, temperaturas e outras complicações. Mas, numa coisa eles têm razão: o vinho exige certos cuidados na combinação de pratos. Por experiência própria eu descobri algumas misturas desastrosas, por exemplo, peixes e salada de agrião realmente não deixam um bom rastro na boca quando ingeridos com vinho tinto.
7-Fenavinho 2009
14-Fenavinho 2009

Costumo dizer aos bebedores de cerveja e refrigerante que eles jamais chegarão a apreciar um bom vinho. É a lei da natureza, ou você mata as suas papilas com estas substâncias venenosas, ou vai ter que preservá-las para diferenciar um Merlot de um Cabernet Sauvignon.
19-Fenavinho 2009

Para quem sonha mudar de vida tirando o pé da cerveja, é só entrar no seleto grupo de pessoas privilegiadas que sabem chegar num restaurante, pedir a carta de vinhos e conseguir escolher o varietal que mais lhe agrada, degustá-lo na frente do garçom e aprovar ou desaprovar.
33-Fenavinho 2009

O passaporte mais rápido está na Fenavinho, não importa onde você esteja, do Oiapoque ao Chuí, venha a Bento Gonçalves, pois a feira vai de 30 de janeiro a 24 de Fevereiro de 2009.
34-Fenavinho 2009

Em pleno ano da crise econômica mundial, a feira não tem a mesma opulência de 2007. Alguns estandes e várias construções de madeira da vila colonial se encontram vazios, assim como algumas atividades artesanais estão fora do ar este ano, tais como vidraria, ferraria, luthieria, que davam a rara oportunidade dos visitantes acompanharem estes ofícios ao vivo.
39-Fenavinho 2009

Felizmente, as cantinas tradicionais compareceram e a maioria delas produzem vinhos de qualidade tão excelente, que nada ficam a dever aos franceses e muito menos aos chilenos e argentinos. A feira é a oportunidade única para os marinheiros de primeira viagem, pois todas as cantinas oferecem doses generosas de degustação. Ao longo da feira você pode decidir tomar um porre homérico de graça, ou optar pela seletividade e a temperança, visitando os estandes das cantinas com uma água mineral na mão para se hidratar e não deixar pela bebedeira.
40-Fenavinho 2009

Na ausência da cantina Dom Laurindo, que infelizmente não comparece à feira, a minha primeira pedida é os produtos da cantina Dom Cândido. Há outras igualmente maravilhosas tais como a Lidio Carraro, Vinícola Miolo, Dom Eliziario, Aurora, Salton, Casa Valduga, Adega Chisini, Vinícola Tonini, Vinícola Perini, etc. A lista completa dos expositores pode ser encontra no site da feira.
22-Fenavinho 2009

O mais importante da degustação de vinhos é querer gostar e para chegar a gostar, é preciso aprender. A maneira mais lenta é começar por vinhos de caráter mais suave ao paladar e ir aos poucos apurando o gosto com vinhos mais encorpados. A segunda opção é se inscrever num curso de degustação existente na própria Fenavinho 2009.
20-Fenavinho 2009

O costume faz o monge, isto quer dizer que com a prática, você aprenderá a distinguir a acidez do vinho, amadeiramento, afrutamento, encorpamento, buquê, etc. Quando você puder identificar o sabor peculiar de cada variedade de uva, estará pronto para tomar um varietal puro, um passo a mais no caminho de se tornar um conoceur amador. Com o tempo você formará a sua personalidade vinífera e como gosto se discute, poderá pedir vinho sem ter medo da carta de vinhos e escolher de uma maneira bem menos bizarra do que “qualquer um”.
13-Fenavinho 2009

Foi o que notei alguns visitantes fazendo, na falta de informação e tradição de beber vinhos e champanhes, solicitavam “qualquer um para o atendente”. Mesmo assim este um bom começo, já que ninguém nasce sabendo. Mas o segredo todo é a calma na degustação, é saber aos poucos diferenciar os sabores que a princípio sobem a cérebro embaralhados.
35-Fenavinho 2009

Acredito que a maioria dos visitantes da Fenavinho são leigos no assunto, também pudera, o Brasil é um país tomador de cerveja. Assim, inventaram um monte de bobagens sobre vinho, tais como ele só pode ser tomado no inverno, em determinadas situações, com determinados copos e a uma determinada temperatura. Se o ato de tomar cerveja fosse cercado de tais precauções, os cervejeiros entrariam para a lista de animais em extinção.
41-Fenavinho 2009

Mas cuidado! Beber vinho com moderação é um hábito saudável e recomendável pelos cardiologistas enquanto a quantidade máxima a ser degustada por for de no máximo UM CÁLICE por dia, mais do que isto, a coisa pode degringolar e se transformar terrível doença do alcoolismo.

Para terminar com chave de ouro, que tal a foto da gata tatuada que foi a Princesa do Vinho da Fenavinho de 2005.
24-Fenavinho 2009
Links adicionais:
Álbum de fotos da Fenavinho 2009 no Flickr.
Site oficial da Fenavinho 2009.
Vale dos Vinhedos.
Caminhos de Pedra.

2 comentários:

  1. São por estas e outras coisas que eu adoraria morar no Rio Grande do Sul.

    Não sou consumidor assíduo de bebida alcoólica, mas deu água na boca essas fotos todas.

    Forte abraço, Isaías!

    ResponderExcluir
  2. E eu que jurava que tu moravas aqui tchê!

    ResponderExcluir