Páginas

Pesquisar

17 de out. de 2009

Destino: Animação Surrealista de Salvador Dali e Walt Disney.

Em 1946 Walt Disney contratou Salvador Dali para a elaboração de um curta-metragem de animação em cima da música Destino do compositor mexicano Armando Domínguez.
Destino - Salvador Dali - Relógio Derretido
Um elemento que não poderia faltar em Destino, o famosíssimo relógio derretido.

A animação com seis minutos de duração, que combinaria motivos de balé e desenhos, deveria ter integrado um documentário longa-metragem constituído de depoimentos breves sobre Salvador Dali e sua obra. Todavia, o projeto foi interrompido e as centenas de cenas, desenhos e pinturas criadas pessoalmente por Dali ficaram guardados/esquecidos ou mantidos em sigilo.
Gala e Dali
Os protagonistas do argumento que retrata as peripécias de um amor impossível, provavelmente são o alter ego de Gala, a esposa de Dali e o próprio.

Somente em 2003, Roy Disney (neto) e o produtor Baker Bloodworth deram acabamento final ao curta seguindo os esboços preliminares do artista. Premiada como o melhor Curta-Metragem nos festivais de Melbourne-Austrália e no Rhode Island Internacional-EUA, Destino também foi indicado para o Oscar da categoria de curta-metragens de animação.


Paisagem típica da obra de Dali, com o uso e abuso da perspectiva, objetos flutuantes ancorados e paredes ocas.
Destino - Salvador Dali - Paisagem Surrealista

Maiores detalhes da histórica produção de Destino em [Animation-Animagic.Com]

6 comentários:

  1. nossa, onde tu descobres estas coisas, guri? nunca tinha ouvido falar e sou louca pela obra de salvador dali, ele é um gênio! surrealismo é uma das fases da história da arte mais encantadoras... amei o curta, enchi os olhos d'água, muito lindo mesmo! as fixações do dali estão quase todas aí, os elementos moles, a formiga (que vira bicicleta, incrível), a areia da praia (reminiscências da infância dele)...

    ResponderExcluir
  2. Fabi,
    Estou há meses, talvez mais de ano esperando uma cópia Internet que prestasse para mostrar aqui. A que tinha no Yotube era gravado com câmera diretamente da tela e som direto, horrível!
    Para todos os apaixonados pelo Salvador Dali, uma dica preciosa, a possibilidade de baixar o vídeo em formato DVD FULL no RapidShare, um arquivo dividido em duas partes comprimidas em RAR:

    http://rapidshare.com/files/232523746/DESTINO.part1.rar

    http://rapidshare.com/files/232522802/DESTINO.part2.rar

    ResponderExcluir
  3. Isaias,
    Obrigado por garimpar e postar esta obra de arte.
    O filme é genial e dá até um pouco mais sentido às obras de Dali.
    Eu já tinha visto stills, mas nunca o curta completo.
    Eu só não gosto da canção, muito mais Disney da época do que Dali, mas não chega a atrapalhar.
    Mais uma vez... Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Inesperado!
    Um achado!
    parabéns!
    Cris

    ResponderExcluir