Páginas

Pesquisar

25 de out. de 2009

E se os 7 Windows fossem carros?

Partindo da frase supostamente proferida por Bill Gates "Se a GM tivesse evoluído tecnologicamente tanto quanto a indústria de computadores, nossos carros atuais custariam 25 dólares e fariam 420km com 1 litro de combustível", como seria o cenário se a lógica fosse invertida?

Para a decepção do Bill, algumas das versões do Windows são equiparáveis aos piores carros de todos os tempos.

1- Windows 3 - Ford Modelo T.
No princípio já haviam as janelas criadas pela Apple, só que não eram populares. Então Bill Gates apareceu com a sua própria versão de janelas, cheias de bugs e ainda baseadas no antigo DOS. Só que estas se tornaram populares, igual ao primeiro carro produzido em série, o Ford Modelo T, que se não era uma “Brastemp” dos carros, promoveu a inclusão automobilística em massa.
Foi o primeiro grande Hit que a Microsoft emplacou no mundo das janelas.
Ford Modelo T

2- Windows 95 - Renault Dauphine.
Este Windows passou a carregar sem a ajuda do DOS, mas ainda era muito tosco, desajeitado e cheio de Bugs, igualzinho ao famoso Gordini que rodou no Brasil lá pelos anos 60.
Renault Dauphine

3- Windows 98 – Fusca.
Ele foi uma das três grandes febres produzidas pela Microsoft. Até hoje quem tem hardwares antigos o usa e está está satisfeitíssimo com o seu funcionamento redondo, principalmente quando a Microsoft lançou a versão SE (Second Edition) que corrigiu vários bugs e ampliou a conectividade. Ele foi o legítimo Fusca dos Sistemas Operacionais.
Fusca

4- Windows ME (Millennium Edition) - Ford Pinto.
O pior Windows de todos os tempos ficou famoso não só pelos seus Bugs intermináveis, mas também pela sua estranha capacidade de “comer” discos rígidos. Devido à um péssimo gerenciamento de memória virtual, o Millennium fazia tantos acessos ao HD, que acabava com a sua vida útil. O carro mais equiparável a este aborto tecnológico foi o Ford Pinto, que depois de receber um impacto traseiro, matava todos os passageiros que não saíssem do carro em 10 segundos, devido a explosão do tanque de combustível.
Ford Pinto
Ironicamente, só o Pinto da foto não matou seus criadores na explosão do tanque e sim depois da ruptura de uma das asas da traquitana construída à guisa de “carro voador”.

5- Windows XP - De Lorean DMC-12.
Para fazer jus aos novos tempos dos processadores recém lançados pela Intel, a Microsoft lançou o seu terceiro grande Hit. Com seu jeitão futurista voltada para a Internet e a novidade de um browser embutido, o famigerado Internet Explorer 6, o XP tem alguma semelhança com o famoso esportivo irlandês usado no filme “De Volta para o Futuro”. Ele é uma verdadeira máquina do tempo usada até hoje por usuários comuns e empresas, que nunca tiveram coragem de entrar na fria da maldição do Windows Vista.
De Lorean DMC-12

6- Windows Vista – Eliica.
O Vista, querendo fazer frente aos novos processadores multi-core, avançou demais nas inovações e o resultado foi catastrófico: se tornou o Sistema Operacional mais incompatível de todos os tempos. Pior ainda, as pessoas que não tinham mainframes nas suas casas, viram a velocidade dos seus computadores se degradar completamente, o que as obrigou a fazer um “Back to the Past” rapidinho, voltaram ao velho e amado XP e continuam lá até hoje.

As trambolhosas inovações tecnológicas introduzidas no Vista, que lhe valeram o título de um dois dois piores sistemas operacionais do mundo, fazem-lhe jus a comparação com o carro elétrico Ellica, um monstro de 8 rodas totalmente transviado do estado da arte da tecnologia automobilística.
Eliica elétrico Japão
Por que o carro elétrico é um eterno “veículo do futuro”? [Blogpaedia]

7- Windows 7 – GM Volt.

Nem três anos depois do lançamento desastroso do Vista, a Microsoft reconhece a pisada na bola e joga no mercado um “mea culpa” chamado singelamente de “7”. Trata-se de uma promessa para reconquistar os usuários recalcitrantes e trair definitivamente aqueles que mal compraram o Vista e jamais terão direito ao Upgrade a preços convidativos. O carro mais comparável a essa fase humilde da Microsoft, e da promessa de dias melhores num futuro próximo, é o Volt da General Motors. Ele, assim como o restante dos carros puramente elétricos, continuam sendo os “modelos a serem lançados no próximo ano”.
GM Volt apresentado por Bill Gates
Ao contrário da GM, que pode empurrar com a barriga a sua bucha elétrica, a Microsoft não tem gorduras para amargar o 3º aborto da sua carreira, o que selaria definitivamente o destino das janelinhas coloridas de Richmond.

O Carro de Bill Gates.
Este carrão que parece uma deformação de campo visual é atribuído ao bilionário dono da Microsoft. Uma coisa é certa, dirigi-lo numa cidade congestionada deve ser tarefa um pouco mais fácil do que fazer um computador “magro” decolar com o Vista.
Carro do Bill Gates

Referências:
Todos os Windows [Wikipédia].
The 50 Worst Cars of All Time [Time].

41 comentários:

  1. Sou uma das que compraram pc com Vista e voltei para o XP. Tô morrendo de medo do 7. Não se esqueça de nos contar como foi a experiência se usar, tá?
    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Mari,
    Tão cedo não vou para o Win 7, a menos que troque o computador e ele venha com esta coisa. Mas o certo mesmo é que estou seriamente propenso a ir de mala e cuia para o Linux Unbutu http://www.ubuntu-br.org/

    ResponderExcluir
  3. Olá. Muito massa o tópico. Porém a Microsoft assumiu sim que o Vista foi um dos grandes erros dela e que o 7 tá aí pra ser bom. Bom, ela também disse isso no lançamento do Vista.
    Quem tá usando o 7 tem gostado.

    ResponderExcluir
  4. O 7 parece ser bonzinho. Uso XP há anos, queria mudar um pouco. Linux nem pensar, não vou com a cara. Queria usar o 7, mas só faço isso quando comprar um pc melhor.

    ResponderExcluir
  5. Caramba! A lista de comentários aqui vai ser grande! Vamos começar do início:

    Primeiro: Esta afirmação sobre os carros da GM atribuida a Bill Gates é na verdade um Hoax. Faz parte deste a resposta do presidente da GM, que segundo a lenda, disse que se os carros da GM tivessem evoluido como o Windows, quando o motorista tentasse fazer uma curva à esquerda, uma tela no painel mostraria a mensagem: "Este programa executou uma operação ilegal e será finalizado".

    Segundo: Qum inventou o ambiente gráfico com janelas não foi a Apple, mas a Xerox, que criou um ambiente gráfico para editoração chamado Ventura. Steve Jobs tem o mérito de ter copiado a idéia, mas para aplicação na área de trabalho do seu sistema operacional MacOS. Depois é que Bill Gates copiou a idéia de Jobs. Então fica assim: Bill Gates copiou de Steve Jobs que por sua vez copiou da Xerox. (para mais detalhes, recomendo o filme "Os Piratas de Sillicon Valley").

    Terceiro: comparar o Windows Vista com o Ellica é uma injustiça com este último. O Ellica é um carro conceito que foi construido com o propósito de provar que carro elétrico pode ser rápido. E fez isso com louvor ao atingir os 370 km/h. Não atingiu 400 porque não acharam pista longa o bastante pra isso. Já o Windows Vista é um produto de linha, para o consumidor final, com a proposta de alto desempenho, mas que fracassou retumbantemente nesta proposta. Portanto não vi sentido nesta comparação. As 8 rodas estão lá no Ellica porque elas são necessárias para distribuir a tração entre os 8 motores de 80 HP, que foi o máximo que conseguiram em um motor que pode ser montado dentro da roda (isso mesmo, cada roda possui um motor dentro dela). Já no Windows Vista, não importa quantas "rodas" você coloque nele, vai continuar um sistema operacional pesado, confuso e com opinião própria. A revelia da vontade do usuário.

    Testei a versão Beta do Windows 7. Me pareceu bom, mas não consegui de maneira nenhuma acertar a resolução na tela widescreen do meu notebook HP. SE fosse em uma marca chinesa qualquer, eu até entenderia. Mas para mim não faz sentido o SO não ter suporte de um equipamento produzido pelo maior fabricante de notebooks do mundo. Não dá pra saber ainda se a comparação com o Volt (que é da GM) é uma comparação justa. Por falar nisso, esta foto do Bill Gates ao lado do Volt é real ou obra do Photoshop?

    Gostei muito do artigo. Faz a gente pensar em duas coisas. Primeiro, talvez estejamos demasiadamente dependentes da Microsoft. Segundo, o desenvolvimento tecnológico dos carros está muito atrás do que aconteceu com computadores, com Bill Gates e tudo.

    Para o Mörgånus De Sanctis: Se você der uma chance ao Linux, vai se surprender. Existem distribuições de Linux feitas especialmente para o usuário final, como é o caso do Ubuntu. É claro queé diferente de Windows, pois trata-se de outra proposta, uma mudança de paradigma. Mas pela segurança, estabilidade e desempenho, vale a pena.

    http://gilvan.apolonio.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gilvan,
    1- Logicamente a afirmação do Bill é Hoax, afinal, ele jamais pronunciou alguma coisa interessante em toda a sua vida;

    2- Boa esta da Xerox, pena que eles não tenham aprendido a divulgar a idéia e a propaganda é a alma do negócio;

    3- Você tem que concordar que um carro com 8 rodas em no mínimo bizarro;

    4- Quem estrear o 7 sem esperar pelos drives, vai ter grandes dores de cabeça, assim como tem gente até hoje que não conseguiu rodar o Vista;

    5- Claro que o Bill Gates da foto é uma montagem de photoshop feita por mim, uma fina ironia ilustrativa;

    Do jeito que vai o andor da carroça, não vou comprar o meu próximo computador com Sistema Operacional embutido, outrossim, migrarei para o Ubuntu, apesar do nome alienígena.

    ResponderExcluir
  7. Já que vc reclama tanto da microsoft porque não coloca uma merda de um linux no seu PC e dexa tudo fudido????
    Bom pelo menos vc não corre o risco de ter bugs(O SISTEMA É TÃO RUIM E INCOMPATÍVEL QUE VAI SER DIFÍCIL DAR PROBLEMA, PORQUE ELE NÃO ACEITA NADA, XD)

    ResponderExcluir
  8. Por mim eu teria ficado com o 98, mas os softwares que eu precisava utilizar já não eram compatíveis. Parei no xp, enquanto puder fico por aqui! rs...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Imagina a situação da minha esposa que tem softwares educativos que só rodam no Win 98? Por isso ela reservou um notebook pango só com o windows 98, foi a única solução.

    ResponderExcluir
  10. a Xerox deu de presente essa ideia junto com o mouse. eram projetos rejeitados... Jobs foi lá aproveitar.

    testei o 7 beta e o RC, nao consegui ficar no Vista, mas me dei muito bem no 7. O Xp já começa a mostrar idade
    o banco de drivers do windows update tá ótimo
    até meu celular (nokia) posso plugar aqui que ele reconhece, puxa os drivers do WU e faz a instalaçao sozinho
    posso sincronizar agenda/contatos, transferir arquivos e usar como modem sem precisar daquele Nokia Pc Suite

    ResponderExcluir
  11. Steven jobs pagou pelo sistema da xerox,tá no filme "Os Piratas de Sillicon Valley"podem conferir ele não plagiou o sistema como fez o Gates,ainda não entendo por que jobs não o acionou judicialmente,por muito menos a micro$oft já processou muita gente...

    ResponderExcluir
  12. Pois é... só não usei o 7 dessa lista... o Vista para mim foi o pior de todos pois não reconhecia meu DVD novinho e não tem até hoje drive compatível, simplesmente não roda. Fim de papo... uma bost*!
    Tentei usar Ubuntu mas não conseguia nem som, nem vídeo compatível, meu micro ficou mudo e numa telinha de 640x480... não deu!

    ResponderExcluir
  13. A única fórmula mágica para o Vista funcionar é comprar de fábrica hardware e software instalado, foi o que fiz ao adquirir um Dell com tudo. Felizmente a Canon escreveu a tempo os drives para a minha câmera S5, só o joystick SindeWinder da própria Microsoft ficou funcionando a meio pau com um driver genérico.
    No mais, quem se aventurou no infame mundo Vista na raça, só se queimou. Já o Linux, tem que ter uma grande paciência para encontrar os drivers nos foruns internacionais.

    ResponderExcluir
  14. Quem está comprou um PC de 2 anos atrás mais ou menos deve continuar com o XP. Agora, quem fizer um upgrade ou pegar um PC novo ou mais ainda que ESTÁ USANDO VISTA manda ver um Windows 7 nele, fiz a troca (e ainda estou usando a versão RC) e não posso me arrepender nem um segundo, ele está consumindo metade da memória que o Vista pegava aqui. ;)

    ResponderExcluir
  15. Gui, essa não vou fazer não! Não aconselho ninguém a investir em Sistema Operacional em computador usado e a razão é muito simples. Depois de alguns meses de uso a depreciação da máquina é vertiginosa, aí você enfia 600 paus nela e já fica no prejuízo, pois provavelmente vão te vender uma versão O&M que vai funcionar só naquele computador. Seis meses depois, qualquer hardware vale menos de 1000 reais, então você queimará dinheiro bom em sucata.

    ResponderExcluir
  16. Gostei, mas o "Volt" da imagem é uma mula de testes, com carroceria do Chevrolet Cruze, o Volt é diferente.

    ResponderExcluir
  17. Danimar, valeu pela informação e o Gates da foto também é empulhação.

    ResponderExcluir
  18. To usando o seven no meu PC e no meu EEEPc, é simplesmente fantastico, definitivamente a redenção da Microssoft apos o desastre com o Vista. O Seven é muito masi rapido, estavel e compativel do que o Vista, no meu PC ta rodando mais rapido do que rodava com o o XP, jogos com um desempenho fantastico, Photoshop, Corel, Office... tudo perfeito.

    ResponderExcluir
  19. Não entendo... eu usava o Vista no meu pc já a um tempo, e nunca tive problemas.. sempre rodou tudo 100% bem, sempre foi rápido, nunca me deu problemas.. e eu uso meu pc pra jogos, os mais modernos, e sempre rodaram perfeitamente.. meu pc não é dos melhores, só a placa de vídeo que é mais ignorante..
    Migrei recentemente pro 7, mas tava morrendo de medo de dar problema pq meu Vista rodava bem demais.. migrei por curiosidade mesmo..

    ResponderExcluir
  20. pois é tambem uso tb o vista, comprei meu pc faz uns 4 meses tem 4 gb ram, placa 1 gb geforce 9800 physics eu axo, hehe. mas é isso, sempre usei o vista e tenho os ultimos jogos e roda tudo direitinho, vejo filmes e instalei uns codecs diferentes para ler rmvb. nao sei se isso requer muito do sistema mas até agora eu nao tive problemas. nao sei pq tanto tu falou mal do vista. até quero saber pra me preparar para possiveis dores de cabeça futuras.

    ResponderExcluir
  21. Você falou bem, comprou um computador já com o Vista, aí é uma maravilha e você nunca terá problema com ele. Eu também rodo o Vista num Dell XPS-720 a mil maravilhas. O problema é quando você tem hardware velho e programas antigos, aí então a porca torce o rabo, pois o Vista é TOTALMENTE incompatível com a história e isto quase derrubou a Microsoft.

    ResponderExcluir
  22. Para usuários domésticos, esqueçam o Windowns. Se libertem desse mal e usem Linux (qualquer sabor). Ou pelo menos, criem partições para ambos. A mudança será menos complicada do que o esperado.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal mete o pau ono vista. Mas o vista é bom sim, nao tenho oq reclamar e estou com ele a uns 2 anos. Noa roda em qualquer pc , isso é verdade mesmo como o XP nao rodaria num pc q rodava win95. Quem fala mal do vista pra mim é tonto q nao tem dinehiro pra fazer um Upgrade no px ... oq obviamente só precise colocar uma memoria ram de 2gb e um processador no minimo decente, nao precisa ser top...mas nao pode ser procaria tbm.

    Fora q Win7 nao reconheceu os drives do meu teclado e dava pau toda hora, Vista FTW

    ResponderExcluir
  24. Pessoal reclamava do consumo de RAM no vista....ainda mais quem tinha 4gb reclamava mto, só q eu nao entendo, se vc tem bastante , tem q usar , nao?

    ResponderExcluir
  25. Eu uso o Vista ha um bom tempo já e não me arrependo de ter instalado. Formato o pc de vez em quando e nunca passou pela minha cabeça de voltar pro XP. Acho q o Vista atende bem ao q eu preciso. Única coisa q não consegui consertar é q o drive q vem no cd da minha placa-mãe só é compatível com o XP. Porém, em contrapartida, o Vista instala os drivers de audi automaticamente após a formatação. Bem, defendi um pouco o Vista, a galera so meteu o pau nele! uahsudhuashduhasduhasudha

    ResponderExcluir
  26. realmente só usando pra perder o medo, tanto quem ta no xp como quem gosta de linux(esses entao, brincadeira, nao levo a sério quem critica a bel prazer, nao uso linux por mera comodidade, gosto de brincar com ele de vez em quando, mas pra mim nao serve pro dia a dia, mas nao critico, e acho um otimo sistema, porém ainda fico com win), mas voltando, o seven ta show!!! se tiver curiosidade, testa, vai ficar com ele rapidinho. bem mais leve e eficiente que o vista, faz um melhor uso da maquina, e hoje em dia uma placa de video razoavel e 2 giga de ram(nem gasta tudo, 1 giga roda, mas compensa mais um pente de 2 giga mesmo) nao sao tao caros mais, da pra ter facil. ainda nao me deparei com incompatibilidade e instala via windows update tudo que é tipo de aparelho que vc põe no usb.

    ResponderExcluir
  27. Vou continuar com o meu linux... bem mais confiável... =D

    ResponderExcluir
  28. O cara ali disse pra pegar o seven, é só ter uma placa de video razoavel e 2gb de Ram. Isso pode ser usado normalmente no Vista, nao precisa ter o pc da nasa pra rodar ele . Galera fala mto mal sem saber.

    ResponderExcluir
  29. onde ficou o Windows 2000 ?

    ResponderExcluir
  30. Paulo, é engraçado, mas a Microsoft não contou o 2k como uma versão independente.

    ResponderExcluir
  31. Por necessidade utilizo software técnico proveniente dos States (Multinacional) e o curioso é que só roda no XP Profissional e não é antigo.

    ResponderExcluir
  32. Leda
    gente alguem me tira uma duvida tenho o xp mas como ele não e...assim sabem tão original agora ele apresenta na minha tela a seguinte mensagen:
    SEU COMPUTADOR NÃO PASSOU NO TESTE DE VALIDAÇÃO!
    mas essa mensagen eu não estou aguentando mas ligar o computador e ver essa mensagen;
    ALGUEM QUE: já tenha o 7 e bom? ele pode ser instalado em mas de um pc?
    aguardo retorno de alguem.
    bjs obrigada.........

    ResponderExcluir
  33. Leda,
    nenhuma licença do Windows pode ser validada em mais de um computador, a menos que seja corporativa.
    Para se livrar da mensagem do XP, você tem que desinstalar o WGA conforme este post http://www.blogpaedia.com.br/2009/09/o-oga-decreta-morte-do-word.html
    De qualquer modo, para evitar dor de cabeça e se você que mesmo continuar no mundo pago da Microsoft, a melhor solução é comprar uma cópia legalizada.

    ResponderExcluir
  34. Comprei um Notbook que veio com vista, e posso dizer que, te fato, não é produtivo, e alguns dias depois formatei o mesmo para win7 professional, e senti uma melhora no desempenho do pc...Acho que ficarei assim>

    ResponderExcluir
  35. Post zuado, apenas mais um ZÉ RUELA que não sabe mexer em computador e vem falar mal do Windows! Aff, cada um mais tosco que o outro!

    ResponderExcluir
  36. Já usei bastante o Windows XP e dele pulei direto para o 7 sem nunca ter usado o Vista.

    ResponderExcluir
  37. falto o windows 8 ele pode se o audi rsq de taum sofisticado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim o volkswage up! azul combina co windows xp

      Excluir
    2. xp naum windows 8

      Excluir