Páginas

Pesquisar

28 de out. de 2009

Móveis ficcionais e a sua influência no mundo real.

A estética da Era Espacial, que foi predominante nas décadas de 60 e70, longe de se esgotar, continua sendo fonte inspiradora para o design moderno.

2001 – Uma Odisséia no Espaço.
O estilo curvilínio e minimalista imperou no design do "futuro" pensado em 1968, quando do lançamento do filme de ficção científica mais emblemático de todos os tempos e as influências da sua estética robusta não puderam ser apagadas até os dias de hoje.
2001 Odyssey in Space Furniture

Uma estranha sincronicidade surgiu no mundo real com essa escrivaninha desenhada pelo urbanista, escultor e designer polonês Maurice Calka no ano de 1969.
Maurice Calka’s PDG Desk

Laranja Mecânica.
Um outro filme, coincidentemente também dirigido por Stanley Kubrick - Laranja Mecânica de 1971 - exibiu uma poderosa estética de cores vibrantes e muito brilho vinílico.
Clockwork Orange Furniture

Nos dias atuais, encontramos um escritório de uma Agência Digital de Comunicações localizado na cidade de Manchester, UK, certamente tributário à estética laranja mecânica.

Atenção especial para a rampa que se projeta enlouquecidamente da escrivaninha e se precipita para o teto, barbaramente inútil, mas indutora de um efeito visual dominante naquele espaço.
Contemporary Space Age Furniture1
Contemporary Space Age Furniture2
Code Computerlove [Office Snapshots]

Um comentário:

  1. Ficou bem aplicado ao local. Agências de comunicação devem inspirar criatividade nos seus colaboradores.
    Uma idéia: envie o link deste post a todas as moveleiras de Bento, quem sabe algum responsável pelo setor de Design resolva inovar um pouco.

    ResponderExcluir