Páginas

Pesquisar

22 de out. de 2009

Revelado o mistério da barra de transporte e do reorganizador de partículas de Batman.

Quem assiste aos episódios da série de TV de 1966 normalmente deixa escapar alguns detalhes interessantes. Estou me referindo à engenhosa interface desenvolvida pelos produtores para fazer a ligação entre a mansão Wayne e o subsolo onde se localizava a Batcaverna.
Batbarras-Batpoles
Então vejamos, depois que Batman atende o telefone vermelho e desnuca o busto na mesa do escritório, aciona um botão que faz correr a parede da biblioteca e revela as intrigantes barras que dão acesso lúdico ao subsolo da mansão.


Note bem um detalhe importante, as placas afixadas em cada barra com as inscrições “Dick” e “Bruce”, na esquerda e direita respectivamente. Na parede do poço há a inscrição “Access to Batcave via Batpole”. Seriam Batman e Robin tão burros ao ponto de não saberem diferenciar uma barra da outra? Calma, há uma explicação para tamanho zelo!
Placas indicadoras nas Batbarras-Batpoles Signs
Note também a diferença de grossura das barras, afinal, o peso de Robin é apenas o de um menino prodígio!

Como os heróis mascarados deslizavam pelas Batbarras e apareciam magicamente no piso da Batcaverna envergando os uniformes da dupla dinâmica?
Conforme você pode ver no vídeo acima, na passagem entre os dois andares, os dois vingadores de justiça acionavam um dispositivo chamado “Instant costume change lever” (Trocador instantâneo de roupas). Preste atenção na caixinha com uma lâmpada vermelha abaixo. Quando Bruce Waye passa, ele aciona rapidamente uma alavanca com a mão e.. tchan, tchan, tchan, suas roupas são trocadas não se sabe por que diabos.
Bruce Wayne aciona o dispositivo trocador de roupas
Fotograma retirado do vídeo acima.
A melhor explicação para o funcionamento do “Instant Costume Change Lever” é que se tratava de um reorganizador de partículas, uma máquina quântica que desintegrava as moléculas das roupas civis de Dick e Bruce e as reagrupava na forma dos banderosos uniformes. Por isto, quando num dos episódios da série os heróis por pouco não se atiram na barra errada, quase acontece uma tragédia:

Ops, um engano na corrida e uma trombada, pois se a dupla dinâmica tivesse descido na barra errada, o Batman apareceria na Batcaverna vestido com as roupas do Robin e vice-versa.


Num dos episódios da série, surpreendentemente as placas e a inscrição na parede foram removidas, o que provoca a clássica pergunta de Robin. A explicação está logo abaixo do vídeo.

O que aconteceu com as placas Bruce?

A causa do sumiço das placas é que o Coringa havia invadido a mansão Wayne e descobriu a porta secreta que levava à Batcaverna... e como não encontrou nenhuma indicação, ele nunca conseguiu descobrir que aquela passagem levava ao esconderijo de Batman, assim, a identidade secreta do homem morcego foi preservada.

Dispositivo de retorno ao piso térreo da Mansão Wayne.
Retorno da Batcaverna através do disco a vapor comprimido (The Compressed Steam Batpole Lift)
The Compressed Steam Batpole Lift.
Como pode ser visto na foto, Batman e Robin dispunham de um dispositivo a vapor comprimido para subir ao andar térreo da mansão Wayne. Só que o vapor é de mentirinha, conforme pode ser constatado no detalhe ampliado da foto, já que era um cabo escondido que propulsionava o ascenso.

4 comentários:

  1. Só uma pequena correção, o nome dele é Dick Grayson, não Rick como está escrito.
    Muito bom esse texto! =)

    ResponderExcluir
  2. Assunto mais velho que o meu avô mortinho.

    ResponderExcluir
  3. O nome do Robin foi corrigido.

    ResponderExcluir
  4. A causa do sumiço das placas se deve ao Alfred, e não ao coringa. Ele diz isso no vídeo...

    ResponderExcluir