Páginas

Pesquisar

10 de out. de 2009

Tuitetiqueta: Os 10 Mandamentos do Twitter.

Depois não reclame que não falei! Há uma crescente onda de atividades suspeitas se desenrolando na Rede Social que mais cresce no mundo e, consequentemente, muitas contas estão sendo suspensas. Todos os punidos alegam desconhecer as causas da sua condenação, fato que não pode abrandar o cumprimento da lei, já que uma das subsunções mais fundamentais dos códigos penais é “a ignorância não isenta o crime”.

Além disto, mesmo que algumas das ações abaixo não redundem em suspensão da conta do Twitter, podem render um belo debacle no número de seguidores.

1- Não virar fantasma.
Usuários que costumam ficar longos períodos sem atualizar suas Timelines, experimentam um crescimento vegetativo na sua perda de seguidores, já que poucos tem vocação para invocar espíritos.

2 – Não tuitar obsessiva-compulsivamente.
Uma coisa é não ser um Zumbi do Twitter e outra é torrar a paciência dos seus seguidores disparando Tweets como se fosse uma metralhadora giratória.

3- Não brigar através do Twitter.
Perfis muito belicosos costumam perder seguidores em consequência dos barracos que armam na rede.

4- Não enviar replies em massa.
Reply em massa é o estratagema de envio do mesmo Tweet endereçado para cada um dos seguidores.

Quando você manda um Tweet normal, sem endereçamento, só uma pequena parte dos seus seguidores vão lê-lo. O negócio muda de figura quando você manda um reply para cada um dos seus seguidores. Parece a solução mágica no caminho da popularidade, mas não é, o que você conseguirá com esta ação será levar seus seguidores a bloqueá-lo, o que pode redundar na suspensão da conta. Eis uma tentação que deve ser controlada a qualquer custo.

5- Não seguir nem interagir com quem envia replies em massa.
TODOS os perfis que mandam replies em massa correm o risco iminente de ter a conta suspensa. Quando isto acontece, o Twitter costuma suspender também as contas correlatas. Ora, se você retuitou mensagens do Spammer, ou interagiu de outra forma com ele, corre o risco de ser punido por tabela. O melhor a fazer quando você recebe um reply "nada a ver", é dar um pulo na conta suspeito e conferir se o sujeito está enviando o mesmo Tweet para muitas outras pessoas e, se estiver, dar Block imediato no perfil criminoso.

6- Não repetir muitas vezes os mesmos Tweets.
Alguns idiotas aconselham que os Tweets devam ser repetidos periodicamente ao longo do dia porque a maioria dos usuários só lê o material mais recente da sua Timeline. Acho este tipo de subterfúgio muito temerário porque mimetiza o comportamento dos Spammers. Por ignorar este pequenos detalhes, quando alguém tem a sua conta suspensa repentinamente, a alegação mais frequente é “nunca fiz nada de errado”.

7- Não encher o saco dos seus seguidores com ReTweets excessivos.
Mandar ReTweets esporádicos é até de bom tom e pode contribuir para torná-lo mais relevante diante dos seus Seguidores, outra coisa é bombardeá-los o dia inteiro com ReTweets, o que pode confundi-lo, aos olhos dos outros, com um Bot.

8- Não cadastrar a senha do Twitter em sites de terceiros, Spammers, ou do tipo “Get more Followers a day”, Mafia Family e Fun140.
Exemplos de Mensagens Diretas que eles mandam:
Hey Isaias, Acabo de completar "Qual o seu nível de nerdice?" e meu resultado foi: 100% Super Nerd! Experimente: http://bit.ly/nJwW9

Hey, I just added you to my Mafia family. You should accept my invitation! :) Click here: http://www.playmobsterworld.com/?refuid=18958462&source=friends_invite_f

Quando você acessa um serviço destes, há dois botões: “Denny” e “Allow”. Se você por infelicidade apertar no “Allow”, o seu perfil passará a entulhar de Replies e Mensagens Diretas TODOS os seus seguidores. Isto, na qualidade de mais legítima atividade Spammer, é digna de receber muitos Unfollows e Blocks e, quiçá, uma suspensão do Twitter.

9- Não enviar links com vírus.
Tenha um antivírus de verdade instalado na sua máquina (pago), de preferência que opere conjuntamente com o SiteAdvisor, que avisa na hora se alguma página online apresenta quaisquer problemas de inoculação de downloads ilegais nos computadores das vítimas, ou se é um site de Phishing. Se você inadvertidamente linkar no Twitter um site malicioso, certamente a sua conta do Twitter será suspensa.

10- Não participar de esquemas do tipo “quer aumentar seus seguidores rápido? siga este perfil”.
Os perfis que se envolvem com este tipo de coisa, apesar de, por enquanto, não estarem sendo considerados Spammers, podem produzir resultados opostos aos desejados, ou seja, afugentar os seguidores porque o grande barato do Twitter é ter acesso às informações interessantes. Quem apenas quer muitos seguidores e não dá um jeito de se tornar relevante produzindo microconteúdo de boa qualidade, jamais terá milhares de Seguidores só na base da gritaria.

Informações adicionais sobre a terminologia aqui utilizada podem ser pesquisadas neste mesmo Blog através da caixa de pesquisa do Google na parte superior da barra direita, ou lendo os posts cadastrados sob a tag Twitter.

14 comentários:

  1. Que Bom! Alguem para abrir os olhos dos incautos. Essa onda de corrida por seguidores ja encheu o saco. Parece mais uma espécia de Jihad islamica fundamentalista religiosa de seres imprudentes. É de torrar a paciencia. Se voce não se importar, de vez em quando eu vou colocar este seu post no twitter para ver se o povo acorda, pode ser?
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Isso aí! Adorei e estou linkando! beijoooo!

    ResponderExcluir
  3. Meus sinceros parabéns pelo Blog !
    Elucidativo sem cansar, é importante ferramenta de ensino para o Twitter.
    Grato.

    ResponderExcluir
  4. Marcia Bispo,
    Você é uma boa idéia de vez em quanto linkar o artigo, pois como você falou, milhares de incautos chegam todos os dias sem saber os mínimos fundamentos da rede.

    ResponderExcluir
  5. Vige Maria,tem coisas aí que,por intuição eu até já imaginava,mas preciso ficar mesmo atenta.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adorei o seu texto.
    Mas estou preocupada, apertei sem saber no “Allow” numa mensagem direta que recebi.
    E agora meu nome está lá num game que não sei do que se trata. Como faço para retirá-lo de lá.Como faço para consertar esse grave erro? E como você disse, meus seguidores se decepcionarão comigo.
    Realmente eu não sabia disso, vou te seguir no twitter, até a minha conta não ser removida.
    roseroma@ig.com.br
    twitter.com/rosangilaromani

    ResponderExcluir
  7. Rosangila,
    É simples resolver o seu problema, é só apertar "Revoke access" em http://twitter.com/account/connections
    e se livrará do pepino.

    ResponderExcluir
  8. Boas dicas, eu como tenho pouca experiência já dei algumas mancadas...

    ResponderExcluir
  9. Olá, Isaías
    o que quer dizer Twitter is stressing out a bit right now, so this feature is temporarily disabled. De repente ficou aparecendo esta mensagem. Não estou conseguindo achar as pessoas para seguir. Agradeço a atenção desde já.

    ResponderExcluir
  10. "Twitter is stressing" quer dizer que o passarinho azul está baleiando. Normal, acontece quando os servidores ficam temporariamente estressados(fora do ar).

    ResponderExcluir
  11. Valeu Isaías!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Isaías!
    Entro na minha conta do twitter e não tô conseguindo acessar o perfil das pessoas para poder segui-las. Está informando no results.
    Iza.

    ResponderExcluir
  13. "Quando você manda um Tweet normal, sem endereçamento, só uma pequena parte dos seus seguidores vão lê-lo."

    Nossa! Não sabia disso! Achava que sempre que twittava algo, TODOS os meus seguidores recebiam! :-s

    ResponderExcluir
  14. nukebass,
    vamos com calma, quando você manda um Tweet TODOS os seus seguidores tem a possibilidade de ler.
    Isto quer dizer que mesmo que os recados vão para todos, só uma pequena parcela efetivamente lê o bolo todo o bolo de tweets dos seguidos.
    Alguns espertinhos, sabedores disto, fazem um script para mandar o mesmo tweet, só que endereçado individualmente para cada um dos seus seguidores. Isto é uma prática do mal extremamente condenável porque se trata de SPAM.
    Quem faz isto acaba tendo a conta deletada pelo Twitter.

    ResponderExcluir