Páginas

Pesquisar

18 de dez. de 2009

10 Mandamentos dos Comentadores de Blogs.

Comentadores de Blogs
Se os Blogs são a luz do mundo, os comentários são o fertilizante da terra. Assim, pelo menos pela parte dos Blogueiros, ninguém chega a lugar algum sem espalhar generosamente os seus pontos de vista, que são como sementes postas ao vento à espreita dos futuros leitores.

1- Comentarás em Blogs.
Comentar em Blogs é o pão nosso de cada dia do blogueiro. Graças aos comentários, ele pode aumentar a sua capilarização, condição necessária para atingir a tão almejada relevância na blogosfera.

2- Não comentarás em Blogs que não disponibilizam campo de URL.
O pão do blogueiro são os backlinks. Sem eles, é como se você trabalhasse e não recebesse a remuneração justa. Logo, me recuso terminantemente a comentar em Blogs e Sites que não permitem a inserção do endereço do querido fruto do meu trabalho.

3 - Não comentarás em Blogs que não permitem link no corpo do comentário.
Tipicamente os Blogs que não aceitam URL, também se recusam a publicar links ao longo do texto. Isto é muito ruim, pois muitas vezes é imperativo que você cite o seu próprio Blog, ou outro sítio da internet para reforçar os seus argumentos.

3- Não comentarás em Blogs que exigem cadastramento.
A filosofia do Weblog nasceu como algo livre e irrestrito, portanto, a essência dos blogs é avessa a quaisquer tentativas restritivas.

5- Não usarás o espaço dos cometários para fazer SPAM.
Quem entra com uma frase padrão de elogio, obviamente padronizada seguida de um link está fazendo SPAM, algo execrável que é simplesmente recusado pela maioria dos blogueiros.

6- Não praticarás trollagem nos comentários.
Entrar de sola no comentário com xingamentos, palavrões e intenção de apenas polemizar e destruir é o modus operandi dos Trolls. Felizmente, esses bichos nem sequer tem inteligência para terem Blogs.

7- Não serás tímido.
Ao contrário do que pensa o blogueiro Bruno Guedes, não acho que todo o comentário deva ser um atestado de inteligência superior. Portanto, não deixe de fazer um comentário por medo de que possa parecer simples ou piegas demais, porque todo o blogueiro adora ver o maior número possível de retornos, coisa gratificante ao seu trabalho.

8- Não te envergonharás da prolixidade.
Alguns comentadores se desculpam no meu Blog pelo tamanho (enorme) dos seus comentários. Ora, o fato dos meus textos provocarem verborragia só me lisonjeia.

9- Não ficarás vexado em trazer um dos teus Posts à baila.
Acho admirável quando um comentador aponta complementaridades, antagonismos, ou paralelos entre o post comentado e textos da sua autoria.

10- Não te desviarás do tema.
Escrever um comentário “nada a ver” num Post, conta ponto contra o comentador. Para assuntos aleatórios, os Blogs disponibilizam um formulário de contato.

25 comentários:

  1. tenho meu blog e não ligo muito pra essas coisas...
    O blog pra mim é um entretenimento,acredito que outras pessoas também pensem assim,não ligo se não puder por a URL do meu blog.Se eu gostar do Post eu comento.Acho o máximo poder ver algo muito interessante e dar a minha opinião é o máximo.

    ResponderExcluir
  2. E enquanto eu continuo lutando contra meu bloqueio persistente, você continua me incentivando a voltar aos tempos de comentagem furiosa.

    Adoro isso. =P

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, eu comentei no seu post sobre a loja de modelismo e meu comentário não apareceu. Talvez você não tenha aceitado sem querer?
    Se não, me desculpe por qualquer incoveniente.
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  4. Steve, não recusei nenhum comentário seu. Pode ter dado erro no sistema do Blogger, coisa que vem acontecendo repetidamente. Você poderia reenviá-lo?

    ResponderExcluir
  5. Seropédicana,
    Eu luto contra as restrições que as pessoas inventam. Atualmente, todo o internauta tem a potencialidade real de vir a ser um produtor de conteúdo, seja com um pequeno Blog despretensioso, ou algo mais. Assim, não reconhecer os novos paradigmas das Redes Sociais que conferiram aos participantes a ubíqua personalidade consumidor/produtor de conteúdo, é uma forma de negar a via de duas mãos nos caminhos da informação. Acredito que tal negação acontece quando eles não reconhecem o direito que cada um tem de ter seu sítio na Internet, quando não o aceitam como se fosse o próprio nome do usuário.

    ResponderExcluir
  6. Bruno,
    Continuarem envidando esforços para trazê-lo ao lado luminoso da força.

    ResponderExcluir
  7. Gostei particularmente do mandamento de número sete. Sei lá, eu apenas comento quando gosto, não tento fazer do comentário uma tese.

    ResponderExcluir
  8. LOL
    dexa eu veseu intindi:
    -nao tenha vergonha de apertar os botoes do teclado para por um comentario nem q ele seja grane, curto, etc
    -URL's tem de ser permitidas
    -o resto eu n intindi o q ele falô

    ResponderExcluir
  9. Concordo, e sou seguidor de todos o mandamentos.

    Principalmente o de numero 6.

    Não vejo porque tantas pessoas se prestam ao tempo perdido de postar comentários desnecessários, críticas embasadas sempre são bem vindas, mas xingamentos vazios nada mais são do que a prova real da falta do que fazer.

    Gostei do Blog, é a primeira vez que acesso, to colocando na lista do meus indicados.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post,todas as 10 são perfeitas, mas ainda acho a nº 3 mais relevante, fico puto da vida (com o perdão da palavra) quando escrevo algum comentário, pra acrescentar ao conteúdo ou debater o mesmo e na hora de enviar.... não tem a opção de nome/URL, que é totalmente customizável, mas pessoas insistem em não o fazer.
    Simplesmente e infelizmente, abandono a página sem colaborar (ou não) com o post.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Realmente interessante esses 10 mandamentos.
    Já perdi as contas da quantidade de Spam que recebo em meu blog com pessoas querendo fazer propaganda sem nenhum puder.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  12. Agradeço aos queridos blogueiros que aqui estão se fazendo presentes, zelemos para que os nossos fóruns continuem democráticos e irrestritos.

    ResponderExcluir
  13. Perfeito sua seleção, é terrivel aqueles blogs onde não podemos deixar um link de nosso blog ou de algum assunto relacionado q vá servir de complementação ao post comentado. É a primeira vez que venho ao seu blog e to gostando, vou virar seguidora, que bom que aqui vou poder deixar meu link srss. http//blogando-noticias.blogspot.com é um blog novo mais q tenho mto carinho e to trabalhando para ele se destacar.

    ResponderExcluir
  14. realmente preciso mais comentar o blog dos outros

    ResponderExcluir
  15. Herculano, obrigado pelo comentário e graças a ele já dei uma espiadinha no seu Blog e assim capilarizamos.

    ResponderExcluir
  16. Isaias Malta.
    Obrigado por me ter dado uma grande lição Do melhor que até hoje li. Passo por vários blogs e nunca comento. Este blog tem um conteúdo excelente direi mesmo do melhor merece ser divulgado o que já venho fazendo. O ponto 3, revela bem a sua honestidade e carácter. Mais uma vez obrigado. Bem haja.
    PS. - Por favor não desists.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pela lição. Do melhor que li. O ponto 3 revela bem o seu intimo, honra lhe seja feita.
    Passo por muitos blogs e nunca comento mas este nossa é demais.
    Valeu

    ResponderExcluir
  18. Como eu já disse em contato com voce, Isaias, se depender apenas de seguir esses mandamentos eu já tenho eu lugar reservado no céu dos blogueiros. Mas deve existir outras liturgias a serem seguidas que eu não conheço. Vai daí que tô uma secura danada de leitores.

    grandes abraços,

    Jonas.

    www.jotagebece.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Jonas, só a virtude que falta na maioria dos blogueiros é capaz de romper a barreira entre você e os leitores: a paciência. Acrescido a ela, se tiveres qualidade, ineditismo e utilidade, então eles acabam chegando cedo ou tarde.

    Com relação ao pessoal que comentou neste Post e costuma não comentar em Blogs, é com prazer que os acolho no lado luminoso da força! Acreditem, Blog é a mídia mais revolucionária e democrática já inventada, uma poderosa ferramenta que já está batendo na cara da grande imprensa.

    ResponderExcluir
  20. acho que o principal mandamento é o n° 7, apesar dos demais terem sua importancia tambem.

    ResponderExcluir
  21. Bom post, saber comentar é preciso, participar é fundamental.

    ResponderExcluir
  22. SALVEM O MEU BLOG DIGA O QUE ESTA ERRADO

    ResponderExcluir
  23. Muito bom o post,mas poderia ter falado dos erros que muitos outros blogueiros fazem na criação de um blog,quando comecei eu cometia muitos erros,ainda cometo muitos,errar e humano mas a cada dia estou a melhorar, trabalho na blogosfera a 2 anos e apenas a 1 consigo um trafego relativamente bom para os blogs que crio e alguma monetização com isso, um exemplo seria o meu de humor que atravez de seus posts, consegui gerar maior trafego para ele e consegui um maior numero de rentabilização dele,muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  24. http://idiluminista.blogspot.com.br/ VEJO SUA GIGANTE DEPRESSÃO EM FORMA DE ALGODÃO DOCE.

    ResponderExcluir