Darwin escreveu seu diário de bordo com incrível detalhamento. Isto permite que a leitura de seu texto torne sua viagem bem vívida até hoje e sirva como um exemplo a ser seguido por todos que buscam a carreira científica.
Sobre o “peixe porco-espinho”, “peixe ouriço” ou ainda “baiacu”, Darwin escreveu: “Quem iria imaginar que um pequenino e flácido peixe fosse capaz de destruir um colossal e feroz tubarão?” É muito bom ler sua descrição original, detalhada e vívida, disponível no Te liga.
Por: Gladis Franck da Cunha
Referências:
Darwin, C., Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo - Vol.1, Nova edição, 1871. Abril Cultural. Companhia Brasil Editora, São Paulo, s/d.
Kellscraft Studio. Journal of Researches into the Natural History and Geology of the countries visited during the voyage round the world of H.M.S. Beagle under the command of Captain Fitz Roy, R.N. By Charles Darwin, M.A., F.R.S. disponível em: http://www.kellscraft.com/VoyageOfBeagle/VoyageOfBeagleCh01.html
Imagens do Diodon: Fish index
Porra... tu é phodd....digamos que penso que não precisaria da ciência para viver, mas "bota vívida nisso"! Humm... então são as intumescências do corpo do animal que dão aquele aspecto pontiagudo, hã? OK veremos mais em "Manos Guardanapo", e depois voltaremos, vossos leitores, com minuciosas observações sobre o tema, assim como o fez Darwin nas suas, digamos.
ResponderExcluirÓtimo tema!
PS.: esse negócio de partes... é pra deixar qualqur um louco, não? rsrsrs
Abraços fraternos,
um ótimo ano,
e um grande abraço
Muito interessantes esses posts sobre o diário de Darwin =D
ResponderExcluirbaiacú
ResponderExcluirbaiacú ²
ResponderExcluirBaiacú ou Diodon?
ResponderExcluirA dúvida quanto ao peixe se insere no problema geral de utilização de nomes populares e nomes científicos.
Os mesmos nomes populares podem designar espécies diferentes. Por exemplo: Baiacu é um nome de origem Tupi, usado para designar diversos peixes Teleósteos, Plectognatos, que tem corpo recoberto de espinhos ósseos ou placas ósseas, comuns na fauna fluvial ou marinha da América do Sul e, mais especificamente, do Brasil. O termo Baiacú é utilizado, na linguagem corrente, para designar, especificamente, as espécies desta ordem que têm a propriedade de inchar o corpo quando se sentem ameaçadas por um predador ou outro fator. Alimentam-se de moluscos crustáceos e algas. Muito apreciado para sushi pode causar envenenamento se não for bem preparado, pois possui glândula de veneno.
Espécies de duas famílias são chamadas de Baiacús: Ostraciidae e Diodontidae.
Como Darwin usou o nome científico Diodon antenatus, sabe-se que pertence a família Diodontidae. Porém não encontrei nenhuma referência a espécie “D. antenatus”, por isso suponho que seja a espécie “D. holocanthus” pela maior semelhança com os desenhos apresentados na referência da Kellscraft Studio.
Para mais informações sobre Baiacus pode-se consultar a Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiacu
Have you ever considered writing an ebook or guest authoring on other sites?
ResponderExcluirI have a blog centered on the same information you discuss and would really like to have you share some
stories/information. I know my viewers would value
your work. If you're even remotely interested, feel free to send me an e mail.
Feel free to visit my web page :: click here to know more