Páginas

Pesquisar

6 de dez. de 2009

Bronzeamento: longe de saudável, é mortal.

A estética mais insidiosa vigente no Brasil é a mania pelo bronzeamento. Assim, incentivados por sermos um país tropical agraciado com dias de ensolarados o ano inteiro, o hábito de tomar banhos de sol tem se revelado um problema de saúde pública, pois as sinistras sementes plantadas hoje renderão frutos mortais amanhã.

- Manchas escuras características de velhos são resultado de anos de exposição indiscriminada à ação do sol. Resultado: você colherá amanhá o que está plantando hoje.
Mancha Senil [Dermatologia]

- A incidência dos tipos mais comuns de câncer está caindo, porém o número de ocorrências de melanoma continua a crescer a uma taxa muito maior do que os sete tipos mais comuns de canceres. Apesar do Melanoma representar apenas 3% das ocorrências de câncer de pele, ele é responsável por mais de 75% do total de óbitos desta doença.

- Bob Marley morreu vitimado por metástases resultantes de um melanoma. Provavelmente você conheceu pelo menos uma pessoa próxima ao seu círculo de relações que tenha caído vítima de melanoma.

- Ao contrário da crença de senso comum, o bronzeamento protege a pele contra as radiações solares somente até a eficácia equivalente ao filtro solar FPS 4. Portanto, um corpo bronzeado significa apenas que o organismo perdeu a guerra para o sol.
Bronzeamento não é saúde

- A jovem e linda tenista russa Maria Sharapova já apresenta sinais evidentes de envelhecimento epidérmico, graças a horas e horas de jogos sob sol forte.
Maria Sharapova e os danos solares

- O uso de bloqueadores solares por si mesmo não protege contra os raios ultravioleta UVA e UVB. A mais efetiva proteção continua sendo roupas e chapéu, sendo que os filtros solares desempenham melhor o papel de protetores coadjuvantes.
Radiação Ultra Violeta UV [Portal São Francisco]

- Portanto, em face da verdadeira epidemia de câncer de pele que assola as ensolaradas terras tupiniquins, a ANVISA foi levada a proibir o uso de Câmaras de Bronzeamento. Diante da tragédia, este Blog propõe novos modelitos a vigorar na temporada de verão 2009/2010.
Nova moda do verão 2009_2010

- Contrariando o mito brasileiro de que a beleza só possível num corpo bronzeado, a atriz Scarlett Johansson, mesmo não tendo aparentemente tomado um raio de sol mais escaldante, ostenta o título de uma das mulheres mais belas do planeta.
Scarlett Johansson - Beleza sem Bronze


A raiz da tragédia.
A explicação para homens e mulheres ficarem dias inteiros expostos aos perigosíssimos raios ultravioleta pode ser encontrada no terreno da psicologia. As pessoas para lá de adeptas do banho de sol podem desenvolver uma síndrome chamada Tanorexia, que é o vício pelo bronzeamento.

Tais doentes mentais, além de não sentirem desconforto quarando horas ao sol, ganham um bônus: a radiação ultravioleta libera nos seus cérebros grandes quantidades de endorfinas, os hormônios do prazer. Graças a isso aliado à imposição estética, elas adquirem o vício da Tanorexia, ou seja, a dependência ao bronzeamento em troca de prazeres inenarráveis.
Mais detalhes sobre Tanorexia aqui.

23 comentários:

  1. E este é mais um dos posts que eu adorei. É uma verdadeira bomba na cara dos babões que cultuam o supérfluo.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo que tenhas gostado, me vi na obrigação de contrapor o neurastênico hábito do bronze, que além de prejudicial, acho feio.

    ResponderExcluir
  3. Concordo;a idiota aqui usou na juventude até aqueles oleosinhos chinfrim pra tentar ficar negra;ainda bem que até o momento,não apareceu nenhum sinal suspeito.Hoje não saio sem protetor.Fico com pena do povo descapitalizado que não pode comprar protetor solar;são caros mesmo os mais populares,pra quem ganha salário mínimo,quando ganha.

    ResponderExcluir
  4. Tu é louco é, a da Maria Sharapova tem um toque de photoshop, sem dúvida nenhuma. O braço direto está normal e o esquerdo junto com o resto do corpo está normal? Beleza então.

    ResponderExcluir
  5. photoshop no braco da sharapova hein pqp

    ResponderExcluir
  6. após horas e dias e anos de exposição excessiva ao sol para manter um bronzeado "bonito" e passageiro tudo que consegui foram manchas no rosto que só saíram com peeling... agora, não faço mais isso, não agrido minha pele desta forma e dane-se a moda do bronze total... prefiro permanecer branquinha e saudável :)

    ResponderExcluir
  7. Eu prefiro uma branquinha do que uma que parece ter saido de uma torradeira...

    ResponderExcluir
  8. Fabi,
    Diga-se de passagem, branquinha e linda. Devo ressaltar que nem todos os homens são adeptos do bronze total, só mais notadamente os metrossexuais, se é que estes tipos são homens.

    ResponderExcluir
  9. o que mais ouvi na minha vida foi "pega um, vc ta muito branquela."
    BRANQUELA com orgulho!!
    usauhsuh

    ResponderExcluir
  10. aquilo no braço da Sharapova eu chamo de celulite...

    ResponderExcluir
  11. Há quem duvide, mas a pele da Sharapova está liquidada pelo sol, cheia de manchas e sinais. Vejam as fotos dela competindo aqui no Brasil em 2009 e tirem suas próprias conclusões. Os caras desejam que ela não tenha o mesmo destino da ex-tenista Steffi Graf, que destruiu o rosto e o pescoço no sol.
    http://www.tennisforum.com/showthread.php?t=366343&page=326

    ResponderExcluir
  12. bronzeado é um nojo. argh
    meu namorado tem tesão por marca de biquini, mas aprendeu a se deliciar com uma garota branca, sinto muito mas eu e o sol n nos damos bem.
    é a vida. "/

    ResponderExcluir
  13. Para mim, só branquinhas ou morenas naturais. Eu devo ter uma super visão ou então a maioria das pessoas não enxerga direito, pois qualquer pessoa que se bronzeia fica com a pele horrível, ressecada, com um aspecto envelhecido.

    ResponderExcluir
  14. Para isso existe autobronzeador, não precisa de sol.

    ResponderExcluir
  15. As câmaras de bronzeamento causam tantos males quanto o sol, por isso foram banidas pela ANVISA.

    ResponderExcluir
  16. Autobronzeador, se não me engano, são aqueles cremes feitos a base de Urucum. Já usei, mas dá tanto trabalho de manter que não vale a pena. Sou muito branca, até acho bonita uma pele bronzeada, mas morro de medo de ficar enrugada. rsrsrrs Prefiro ser branquela hoje do que ser um "maracujá ambulante" amanhã. ;)

    ResponderExcluir
  17. Hoje mesmo estava a ver as notícias e chamou-me a atenção o título - Dia do Sol - e pensei - finalmente alguém está a perceber a importância que o SOL tem na vida.
    Um conhecido Psiquiatra falava sobre a importância da luz na saúde mental.

    O tema interessou-me e pensei que seria um tema que poderia ser muito bem explorado por alguém que conhece os problemas da mente, mas limitou-se a dizer que aliviamos o stress quando andamos ao ar livre, e sobretudo se houver barulho da água por perto isto aumenta a nossa tranquilidade.

    Não houve uma única explicação fisiológica sobre a importância da luz.

    Tanto quanto sei a luz influencia directamente, controla mesmo, diversas funções essenciais do cérebro. Que é um nutriente indispensável à saúde e que se não soubermos apanhar SOL e luz debilitaremos o sistema imunitário, o ritmo biológico e aumentaremos o nível de stress. Também a maior parte dos instintos vitais, como o apetite pela comida e o apetite sexual, e até o apetiite pela exploração da novidade.

    A expectativa desvaneceu-se rapidamente, porque logo a seguir vieram uns senhores eruditos a dar lições às crianças sobre os malefícios do SOL.

    Lá vinham os avisos do costume, ponha cremes, use óculos com protecção aos raios UV (já se vêm tantas criancinhas completamente tapadas), use chapéu com abas, etc...

    Afinal a única coisa que vieram dizer foi que o SOL faz mal e temos que nos proteger (ah é verdade! no meio destes avisos todos ouvi uma criança dizer que o sol era uma fonte de vitamina D!).

    Talvez não se dê valor ao SOL porque é gratuito!

    ResponderExcluir
  18. Mário, a LUZ continua sendo muito importante, no entanto, sem os mortais raios ultravioleta UVA e UVB. Se o nosso filtro ozônico não estivesse sendo destruído pela ação do homem, a luz seria um alimento inconteste.

    ResponderExcluir
  19. Meu Deuss!!!!!
    Nossa....E ainda tem gente que gosta disso...

    http://xtudocomhumor.blogspot.com

    Bjux....^^

    ResponderExcluir
  20. Muito boas as postagens.
    Valeeu
    http://www.suprilojavirtual.com.br/

    ResponderExcluir
  21. A luz solar ajuda na metabolização da vitamina D.Isto é um fato e nos torna mais saudáveis !
    Mas, "venhamos e convenhamos", sol a pino é o maior perigo para a saúde.Tive um parente muito branco, de olho azul que morreu devido a um enorme câncer de pele... ainda aos 40 de sua vida...era agricultor e vivia no campo sem a mínima proteção.
    Cada um tem sua sensibilidade própria,portanto quando sua pele começar a arder, tome cuidado...proteja-se!!!

    ResponderExcluir
  22. Gervásio,
    os efeitos do sol tem efeito cumulativo, ou seja, o estrago já feito sobre a pele é irreversível.
    Por exemplo, pessoas com mais de 40, que deveriam abandonar compulsoriamente a exposição solar prolongada, continuam se expondo ano a ano.

    ResponderExcluir
  23. Já ouvi muitos comentarios grosseiros por ser branquinha.

    ResponderExcluir