Páginas

Pesquisar

28 de dez. de 2009

Perguntas mais frequentes sobre Blogs.

Mesmo que você use Orkut, Twitter, Facebook, Myspace, Meme, ou qualquer outra Rede Social, sentirá necessidade de se alongar nos seus assuntos preferidos. Para isto existem os Blogs, onde num só lugar você pode publicar vídeos, textos, fotos, músicas, jogos, aplicativos, etc. No entanto, com os marinheiros de primeira viagem sofrem para dominar o processo, cabe aos blogueiros mais experientes compartilhar um pouco daquilo que adquiriram depois de muitos perrengues.

1) Qual é o melhor sistema gratuito de Blogs?
O melhor sistema gratuito é o Blogger do Google. Como o Worpress apõe várias limitações na sua versão Free, não há como estabelecer comparações entre as duas plataformas.

2) Quais são os melhores assuntos para um Blog?
Não adianta você escrever sobre música sem ter alguma inserção na área e nem convencerá falando sobre jogos sem jogar e os conhecer profundamente. Assim, os melhores assuntos são aqueles que você domina.

3) O que determina um Blog de sucesso?
Blogs devem oferecer coisas úteis. Se você está afim de discutir o sexo dos anjos, vá em frente com o seu http://sexodosanjos.blogspot.com mas não aposte em grandes repercussões, a menos que você seja uma celebridade. Pois neste caso, até as discussões sobre ácaros habitantes dos seus pelos pubianos despertarão a curiosidade pública.
Enquanto isto não acontece, aprenda com o grande Mestre Knuttz, Webmaster do Uêba, tudo o que um bom Blog tem, e que o seu ainda não tem [Yahoo!Posts].

4) Como atrair muitos visitantes?
Postando artigos que tenham a sua cara, bem escritos, bem ilustrados, claros e úteis.

5) Como receber muitos comentários?
Comece fazendo muitos comentários pertinentes nos Blogs alheios, para se tornar conhecido. Com o tempo, tais blogueiros se verão obrigados a conhecer e a comentar no seu Blog. Para tanto, siga religiosamente os 10 Mandamentos dos comentaristas de Blogs.

6) Qual é a melhor maneira de divulgar um Blog?
Grande parte do segredo de sucesso de um Blog, além do bom conteúdo, advém dos links espalhados por este mundão de Deus através Sites Agregadores de Conteúdo. Como você nunca conseguirá abranger todos, terá que optar por aqueles que trazem mais retorno. Portanto, observe nos banners dos Blogs os Sites Agregadores para descobrir quais são os que mais bombam no negócio. Atualmente os Top 3 que trazem mais acessos ao Blogpaedia são:
Ocioso
Uêba
Linklog
Um listão de Agregadores de Conteúdo pode ser acessado na barra superior “Site de Links Aqui” do Blog TUDO GRÁTIS.

7) Como ganhar dinheiro com um Blog?
Preocupação inútil para quem está iniciando na Blogosfera. Quem começa sem colocar a carreta na frente dos bois, acaba conseguindo relevância e atraindo a atenção dos anunciantes. Leia mais sobre relevância aqui.

8) Como faço um Blog igual ao da Domingas de Malhação?
Você pode começar a blogar escolhendo um Layout parecido com aquele lá, mas dificilmente encontrará um igual, porque o Site da Globo é gerido por Webdesigners profissionais, que custam muito dinheiro. Uma das excelentes fontes de Layouts alternativos para o Blogger pode ser encontrada no Templates Novo Blogger e, de quebra, a Webdesigner Ariane pode bolar um template customizado para você por uma módica quantia de poucos caraminguás.

9) Como posso saber as estatísticas do meu Blog?
O melhor sistema gratuito de estatísticas, que todo mundo usa, é o Google Analytics. Além dele, disponibilizo neste Blog os seguintes sistemas gratuitos de estatísticas em tempo real:
Sitemeter: número de visitantes, pageviews, origem das visitas, etc., por hora.
Whos.among.us: número de visitantes conectados naquele instante no Blog e a curva cartesiana destes números plotada ao longo do dia.

10) Como colocar pesquisa no meu Blog?
Não tente cair fora da caixa de pesquisas do Google, porque só vai se quebrar. Ele é o buscador que mais indexa Blogs em português, portanto, não há como evitá-lo. Para obter o gadget caixa de pesquisa, o usuário deve cadastrar o seu blog no programa Adsense do Google.

9 comentários:

  1. Um bom blog mistura, sabiamente, conhecimento e bom humor. Quem procura ler blogs quer conhecer e se divertir.
    Outra alternativa é conteúdo misturado com clareza em um blog do tipo educativo, mas este tipo de blog pena durante as férias escolares. Este é o caso do Diversae (http://diversae.blogspot.com/) o pai do Blogpaedia.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola!
    Informações bem interessante para quem está começando, como eu.

    ResponderExcluir
  3. Cada uma que se vê na Internet, um blog voltado exclusivamente para uma remota raça de cachorro característica do Nepal: Nanuni Kokoritu. Eis uma boa oportunidade de defendermos as minorias!

    ResponderExcluir
  4. Lols... Não lembro como mas, teve uma época que comentavam e muito em meu blog... Depois de um tempo o excluí e, com eles lá foram-se a populariade e, óbvio, os comentários

    ResponderExcluir
  5. Lucas, uma bela nota mental: excluir um blog bastante comentado faz mal à popularidade.

    ResponderExcluir
  6. Amo esse blog!

    ResponderExcluir
  7. Pra fazer sucesso com o blog realmente é complicado, estamos com 3 meses de vida e agora estamos recebendo um resultado, com muito esforço e trabalho, quando tiver um tempo dêem uma olhada!

    www.ratonegro.com

    ResponderExcluir
  8. Esse blóg é excelente!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a materia , segui a maioria das dicas
    http://universodoestudantee.blogspot.com/

    ResponderExcluir