Páginas

Pesquisar

14 de abr. de 2010

O computador do futuro será grudado na sua mente.

Com o lançamento recente do iPad, que promete uma revolução na arte de computar, os Geeks se perguntam sobre o computador do futuro.

Não obstante, o tamanho e a modernidade da interface, o iPad ainda é um instrumento tosco diante do mundo de potencialidades que se abriria com a possibilidade de conexão direta entre cérebro e computador (BCI-Brain-computer interface). Assim, a viabilização do controle mental sobre as máquinas será o primeiro passo de uma verdadeira revolução tecnológica nunca vista dantes.
Então, o computador do futuro, longe de ser apenas um hardware, é uma nova forma de aproximar e conectar homens e máquinas, talvez para o bem, ou para o mal. Faço a ressalva porque a tendência atual é a radicalização cada vez maior da portabilidade, transformando assim o computador numa espécie de segunda roupa, só que eletrônica... que, paralelamente aos benefícios, tem causado crescente dependência.

No momento em que as pessoas não conseguem mais ficar longe dos seus iPhones, o que fariam se fossem desplugadas de gadgets que tenham virado extensões da sua mente? Aparentemente, estamos indo em direção à super-conexão compulsória, sejam cadeirantes, tetraplégicos, ou pessoas “normais” que cada vez mais deixam para trás este tipo de classificação, pelo menos sob o conceito de normalidade válido até o século XX.

Leia mais sobre BCI em [Wikia Science].

6 comentários:

  1. Um mundo fascinante ficará, muito provavelmente, na história como um dos marcos revolucionários de primeiro plano.
    Envolvidos num quotidiano frenético, em que as inovações são diárias e múltiplas, recebemos com naturalidade as permanentes mudanças no universo comunicacional.
    Falta-nos o distanciamento suficiente para consciencializar até que ponto o mundo mudou.

    Será uma tarefa para os historiadores do futuro.

    ResponderExcluir
  2. animes e filmes sci-fi inspiram mto a tecnologia, como o Ghost in The Shell Alone Comnplex

    ResponderExcluir
  3. E se rolar um virus?

    ResponderExcluir
  4. Pois é meu... não tinha pesado nisso. Já pensou no futuro as pessoas sendo mortas remotamente ou zumbificadas por infecção de vírus de computador?

    ResponderExcluir