Vista do Moinho Bertarello no início do século XX.
Assim, o viajante que se envereda pelo roteiro turístico Caminhos de Pedra, certamete topa com o Moinho Bertarello, construído em 1910 por Pietro Merlin, comprado em 1914 pela família que se encontra lá até hoje e dá noma à atração da entrada de São Pedro, distrito da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.O prédio atual é bem mais recente e foi construído em 1953...
Pela planta de milho no seu frontispício, nota-se que o moinho somente moi milho atualmente.
...ou seja, os antigos mecanismos da roda d'água foram demolidos e cederam lugar a um moderno moinho movido à turbina de água.Vista da turbina de água desativada.
Para além das obviedades históricas e culturais, o meu papel foi prospectar as antigas instalações do verdadeiro moinho de água, localizadas no porão do prédio. onde hoje funciona comercialmente o Moinho, atualmente movido a motores elétricos.
Detalhe do antigo mecanismo transmissor da força gerada pela turbina de água.
Aos olhos do turista apressado, muitos ângulos insólitos escapam, principalmente as antigas máquinas desativadas que moinho trigo.
Vista dos silos de madeira instalados no teto do moinho.
Um autêntico mecanismo Steampunk?
Sobre o moinho de milho ainda ativo propriamente dito, gravei um vídeo sobre o seu funcionamento. Atualmente ele é operado pelo filho do decano Bertarello(que hoje está com mais de 90 anos e mais ativo do que nunca).
Registro de regulagem da turbina de água.
Tubos que alimentavam a turbina de água.
Aspectos da maquinaria conectada à turbina de água.
Engenheiro turista alemão ajuda o Sr. Bertarello Filho a decifrar as mimosidades técnicas do mecanismo alemão desativado.
Pequena amostra de produtos coloniais, comumente encontráveis em toda a rota dos Caminhos de Pedra.
Aspecto do moedor de milho principal ainda em funcionamento.
Vista da maquinaria desativada de moagem de trigo.
Um alemão perdido na gringolândia.
Na qualidade de integrante de um dos principais pontos do roteiro dos Caminhos de Pedra, os Bertarello tem a intenção de reconstruir a turbina de água de acordo com o que era, na ideia de brindar o turista com uma visão fidedigna de como a coisa funcionava na metade do século XX.
Leia mais sobre o Moinho Bertarello.
Dados do Moinho no Site do projeto Caminhos de Pedra.
Impressões do paulistano Richard Jakubaszko.
Localize o Moinho Bertarello no Google Earth [Panoramio].
Leia também sobre um antigo moinho São José movido à roda d'água encontrado abandonado e intacto na subida da Serra Gaúcha [Blogpaedia].
Nenhum comentário:
Postar um comentário