Como há bens que vem para o mal, algumas conquistas humanas tem se revelado torpes e insidiosas para o planeta e contra a vida digna. Por isso, talvez teria sido melhor que nunca tivessem existido.
“E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires par o inferno, para o fogo que nunca se apaga.”(Bíblia, S. Marcos, 9;43)
10) Indústria Pet.
No momento em que simples animais viram “gente”, capazes de drenar muita grana em tratamentos estéticos caríssimos, roupas de grife e comidas sofisticadas, certamente a humanidade dá vários passos para trás.
9) Telefonia móvel.
Ninguém se tornou mais feliz por estar disponível durante 24 horas por dia, só mais viciado e estressado.
8) Hiperconectividade.
Você já parou para pensar porque as nossas crianças e adolescentes estão perdendo os pescoços e ganhando corcundas? 24 horas de conexão transforma qualquer um em “coisa” do McDonalds.
7) Fast-Food.
Refeições excessivamente calóricas, leves e nulas dão barato e desnutrem.
6) Sacolas plásticas.
O que é mais prejudicial ao planeta, 100 pivetes africanos ou 1 criança de classe média/rica? Uma imagem vale mais de que 100 palavras.
5) Descartabilidade.
Toda a tranqueira tecnológica vira lixo em pouco tempo, isto me faz lembrar da “História das Coisas”.
4) Elevadores.
Eles são a quintessência do convite à preguiça
3) Transporte individual automotivo.
Você se sente umbilicalmente preso ao seu carro? Pois a dependência psíquico-motora que desenvolvemos em relação aos veículos automotores é a maior epidemia do mundo civilizado.
2) Controle Remoto.
Este pequeno aparelho do diabo praticamente é uma praga de destruição em massa II, que nos obriga a vegetarmos em cima de um sofá.
1) Armas de destruição em massa.
Obviamente, um dos maiores triunfos da humanidade foi o de ter adquirido a capacidade de destruir o mundo numa única tarde ensolarada de verão, entupida de raios gama.
Bam Bam.
ResponderExcluirEste top 10 realmente nos faz refletir!
Acredito que alguns são males necessários, como o automóvel e o celular, que usados com parcimônia não são tão nocivos assim. Os demais realmente poderiam não ter sido inventado que não fariam falta (ou fariam??)
O que seriamos nós sem o google? HEHE
Quanto às armas de destruição em massa - NO COMMENTS! E nas sacolinhas vou pegar leve, afinal são o meu ganha pão, mas... agora em agosto vamos começar a produzir plástico a partir de etanol. Não é a solução para o mundo, mas pelo menos a fonte é renovável.
O que seriam dos prédios de 20 andares sem os elevadores? Nossa, não é bom imaginar.
ResponderExcluirmax,
ResponderExcluirbacana você por aqui! Oxalá vocês no Polo Petroquímico passem a produzir urgentemente sacolas plásticas biodegradáveis. Admito que a substituição da nafta pelo álcool químico é o primeiro passo.
Talvez seja oportuno, visto que atravessamos tempos conturbados, de desconfiança, de desespero,de reflexão e aprendizagem, de indecisão,de negação e ambivalência, de raiva e ressentimento, abordar um assunto polémico e ambíguo.
ResponderExcluirRefiro me ao dinheiro e aos distúrbios a ele associados na nossa sociedade: trabalho compulsivo (workaholism), compras compulsivas, geram dependências financeiras.
Dependemos do dinheiro. Não podemos prescindir dele, assim como acabamos por permitir que nos influencie, seja de uma forma negativa (ex. ganância e cobiça) ou positiva (integridade, decência) sobre as nossas atitudes e acções.
Podemos até desenvolver uma relação de amor e ódio.
Parece ser um assunto tabu recheado de falsas crenças e mitos.
Na minha opinião, o problema não é o dinheiro; mas sim aquilo que as pessoas pensam e fazem com o ele.
Tenho constatado que o dinheiro e os comportamentos aditivos são temas transversais na nossa sociedade.
Precisamos de dinheiro para viver e algumas pessoas precisam de dinheiro (extra) para alimentar a sua adicção activa ao longo das suas vidas, sejam substâncias (drogas licitas ou ilícitas, incluindo o álcool) e/ou comportamentos aditivos (jogo patológico, compras, trabalho, sexo, distúrbios alimentares).
Os distúrbios de comportamento associados ao dinheiro estão totalmente enraizados na nossa cultura.
Alguns sintomas encontrados são por ex. ansiedade, perda de controlo, preocupação excessiva e/ou desespero acerca da situação financeira, problemas familiares e legais em que a base deste distúrbio é a relação com o dinheiro.
Preservar as nossas famílias, a nossa sociedade, enfim, para sobrevivermos, nessa selva desregrada (uma anomia), o que devemos fazer urgentemente?
Esta é a incógnita.
Celular, carros, consumo desenfreado,
ResponderExcluirvejo isso todo dia, e muitos extremos, já vi pessoas que avaliam as outras pelas roupas e tênis que usam (quanto mais $$$$, melhor, vale também para celulares e carros), pessoas que tiram o carro ou moto da garagem para andar um simples quarteirão, pessoas que não largam o celular para nada, nem para se divertir ou viajar.
Que legal você postar esse top 10 em uma das piores invenções da humanidade.
ResponderExcluirQue legal você postar esse top 10 em uma das piores invenções da humanidade
ResponderExcluirquem escreveu isso!! eu hein. Qta tolice
ResponderExcluirAdorei... usarei esse post na minha aula... até o vídeo... parabens! informações serias de forma divertida e inteligente!
ResponderExcluirA pior invenção foi citada de início: A religião !
ResponderExcluirQue citação mais infeliz. Mas eu hei de convir que há coisa muito, mas muito piores para sererm citadas na bíblia.
É justamente ela, a religião, que mais mortes causou á humanidade e tem a intolerância sua marca indelével. Péssima idéia pegar trecho deste livro imundo !
Que legal Emerson! Pelo que vi você é do teatro, então boas aulas!
ResponderExcluirAlexandre, não devemos confundir Jesus Cristo com religião.
ResponderExcluirolha alexandre, não acho a religião a pior invenção e muito menos culpada pelas mortes da humanidade, muito pelo contrário, são as própias pessoas que estão se matando sem a menor compaixão.Elas poderiam muito bem resolver esse assunto de forma civilizada, mas muitos acham que a guerra é a solução. Isto acontece porque elas não sabem aceitar escolhas religiosas e muito menos opniões.
ResponderExcluirso aqui temos cofeer organic custa caro 1klg apenas $ 202.030 melhor cofeer do mundo .nossas meta e alimentar os animais primeiro,para depois colher das feses os graos obrigado
ResponderExcluir