Páginas

Pesquisar

27 de set. de 2010

Os segredos matemáticos da beleza de Angelina Jolie.

Esboço Angelina JolieBeleza fundamental é uma questão de “software” divino e, aparentemente, há um consenso entre as raças sobre a identificação do belo. Caso achemos uma chinesa bonita, certamente os chineses também a acharão, assim como africanos, eslavos, árabes, indígenas, aborígenes, etc, concordarão com a nossa apreciação sobre os maiores exemplos das suas beldades.

Logo, se os elementos básicos da beleza são subjetivamente intercambiáveis em escala global, independentemente de fatores étnicos, geográficos ou temporais, deve haver paradigmas básicos que subjazem à questão cultural, que portanto, devem ser buscados no arcabouço biológico originador da percepção na espécie humana.

Sabedor dos pecados mortais da feiura, fiz um pequeno estudo sobre o rosto mais lindo do mundo, contrapondo-o a outro. Para tanto, isolei os traços de uma determinada pessoa e pergunto se tais contornos abrigariam um rosto feio, ou bonito?

Ao atentarmos puramente os contornos, percebemos desproporções importantes, tais como assimetria acentuada, desproporcionalidade e desarmonia no conjunto da obra.
Traço1

Agora, quando vemos os contornos do segundo rosto, somos inundados pela antítese de tudo o que vimos no primeiro esboço, ou seja, proporcionalidade, simetria e uma harmonia invejável.
Traço2

Não é mera coincidência que os traços acima pertence foram extraídos de uma das pessoas consideradas mais lindas do mundo, a atriz Angelina Jolie. Tanto ela recebeu o legado do toque divino da beleza, que o seu rosto é universalmente aceito como uma das maiores encarnações de pureza matemática, cujo conjunto é quase isento de arestas e angulosidades abruptas.
Esboço Angelina Jolie

Num visível ato de covardia contra a moça, escolhi uma anti-Angelina Jolie qualquer na tentativa de comprovar a justeza da proporção áurea dos antigos gregos (*), herdada por Angelina.
Esboço Anti Angelina Jolie
No momento em que justapomos o primeiro esboço no rosto da dona, percebe-se na "anti" os vestígios inequívocos da feiura: cabeça trapezoidal, grande distância entre o nariz e a boca, eixos vertical e horizontal do rosto acentuadamente inclinados, olhos separados demais e caídos, lábios finos, papada, etc.

Mulher, caso Deus não tenha sido perdulário contigo em termos de matemática universal, submeta uma foto sua à "máquina da beleza", que ela restaurará, mesmo que só virtualmente, as proporções aos seus devidos lugares, sanará a simetria e devolverá a harmonia.
Referências:
(*) Conceituação de Beleza.
Será que o seu rosto segue os padrões de perfeição?
Estudo descobre o segredo da beleza.

10 comentários:

  1. Homem racional27/09/2010, 16:45

    No Photoshop qualquer uma fica linda. Já notou que a pele da Angelina aparenta artificialidade?
    Não vemos nem os poros. Marcas de expressão, nenhuma.

    E outra coisa, a cabeça da "anti-Angelina" está um pouco inclinada pra direita, então a linha divisória central não pode ser igual a da Angelina.

    Será que a verdadeira Angelina não é esta?
    http://images.teamsugar.com/files/users/5/53603/25_2007/angelina_jolie_without.preview.jpg

    Pré e pós-cirurgia
    http://thebeautystop.com/wp-content/uploads/2008/10/35.jpg

    ResponderExcluir
  2. Homem racional,
    descontando as cirurgias e photoshops, é inegável que a Jolie possui traços privilegiados. A anti-Angelina tem a cabeça inclinada talvez por um desvio de coluna, o que só corrobora a minha teoria sobre feiura.

    ResponderExcluir
  3. Ops! De beleza eu entendo, sou philokallós! Meu marido é muito parecido com o dela, rs.

    Ambos estão corretos. Angelina realmente possui traços marcantemente harmoniosos (a "famosa" proporção grega) e, tanto o maxilar marcado, os olhos grandes quanto a boca naturalmente carnuda a tornam singular (veneno: confirmei por imagens do google uma leve rinoplastia, mas isso a graaaande maioria das atrizes de hollywood fazem mesmo).

    Mas é claro que o make-up, o cabeleireiro e o photoshop contribuem: nenhuma mulher "acorda" assim.

    O maior exemplo do que $$$ pode fazer pelo embelezamento duma mulher é Marília Gabriela, melhorou 200% depois de... deixa pra lá. Mas nem mesmo isso ($ comprar beleza) é líquido e certo. Só para citar 2 exemplos, não há $ no mundo(plásticas, tratamentos faciais, dentários, capilares o escambau e afins) que tornem Claudia Raia ou Fernanda Torres (embora excelente atriz e simpatissíssima) bonitas.

    Bjs, lu.

    PS1.: Comparação um tantinho desleal... moça do exemplo é visivelmente mais velha, vide as pálpebras caídas. E tá de "cara lavada". Mas gostei da brincadeira. Divertido o post.
    PS2.: Em minha opinião, atualmente Angelina é a + bela, inclusive de Alma, vide seu trabalho humanitário.

    ResponderExcluir
  4. Luciene Feleix,
    sendo o seu marido um Brad Pitt símile! Hosana nas alturas!
    Cara philokallós, tenho visto fotos da Jolie antes dos melhoramentos e posso atestar em cartório que a mulher não saiu de nenhuma caverna apavorante de fealdade, ela já nasceu com o toque do hômi lá de cima.
    Os exemplos citados, Claudia Arraia e Fernanda Montenegro, realmente, chegam no máximo na ante-sala das simpáticas, porque lhes falta a harmonia de crânio e os buracos nas proporções corretas.
    A escolha da moça se deveu à remota semelhança estrutural do seu rosto em relação ao da nossa arauta da filantropia.

    ResponderExcluir
  5. Não questiono que o “Photoshop” opera autênticos milagres.
    Por outro lado, na Antiguidade Clássica, os gregos procuraram definir a beleza facial da mulher, vulgarmente conhecido como “proporção divina”

    Neste contexto Angelina Jolie para o meu gosto (subjectivo) enquadra-se na perfeição.

    ResponderExcluir
  6. Existem algumas empresas que já desenvolvem pesquisas com o intuito de criar modelos matemáticos e máscaras geométricas para identificar padrões de beleza. Uma delas é essa:
    http://www.beautyanalysis.com/index2_mba.htm
    http://www.beautyanalysis.com/mba_facevariationsbysex_page.htm
    Ela usa o mesmo conceito de máscara que você mostrou.

    ResponderExcluir
  7. a garota da segunda foto, estava com o cabelo em cima do rosto, e a cabeça inclinada. aí nao teria como voce achar simetria de modo algum :p Além do que, voce tbm pegou uma mulher com manchas na pele, o cabelo mais oleoso e assim vai... Eu entendo essa coisa da proporção grega e tudo mais, eu vi uma vez, uma matéria sobre isso em algum canal "Discovery", e é muito, muito interessante. Entendo que pra fazer um post de blog voce nao mediria os centímetros e procuraria alguma imagem perfeita pro exemplo, pq seria perda de tempo. mas só pra alertar o pessoal: Manchas na pele, o cabelo e outras coisitas mais influenciam também. Angelina é linda assim, pq além de ter um rosto simétrico, ela tbm é arrumada. Pra fazer uma comparação de beleza assim, ambas(os) mulheres/homens deveriam estar arrumadinhos. Ou, nao seria justo, como a comparação da segunda mulher e da Angelina. :P

    ResponderExcluir
  8. O rosto angelical da Angelina enquadra alguns padrões da proporção áura. Exemplo: Boca bem definida, olhos não muito separados e principalmente bochechas não muito grandes e definição do maxilar, acho que a definição do maxilar e as covinhas é o que mais definem se uma pessoa é "bonita"(falando nos termos técnicos, claro), ou não.


    Se você gosta de arte, prosa, cinema e poemas visite meu blog: http://arte-loucura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não acho que a Angelina seja bonita só por causa do formato do rosto dela, acho que ela é bonita por muitos outros fatores, a boca e os olhos por exemplo.

    Não sabia que Angelina Jolie tinha feito plástica, fui pesquisar e descobri um monte de atrizes que eu considerava belas e que fizeram plástica no nariz. .-.

    ResponderExcluir
  10. blablablá de beleza universal e atemporal. patético: http://jezebel.uol.com.br/conheca-a-mulher-ideal-de-1912-corpinho-de-pera-77-quilos-e-nada-a-temer/

    ResponderExcluir