Páginas

Pesquisar

14 de nov. de 2010

10 Maiores invenções da história da computação pessoal.

Desde que o primeiro computador pessoal–PC foi lançando sem muito alarde em 1981, muita água rolou por baixo da ponte e, desde então, ele vem evoluindo de maneira espantosa... até enfrentar a sua maior crise, que talvez seja a derradeira, pois hoje começamos a ter computadores espalhados em telefones, câmeras, esteiras ergométricas, geladeiras, fogões, o que talvez imploda a formação clássica do PC: CPU, monitor, teclado e mouse.

Enquanto a velha figura da torre não some das nossas prateleiras e se torne um dispositivo exclusivo de uso de Nerds e extraterrestres, rendamos-lhe nossas sinceras homenagens, porque o bichinho tem servido ao longo de 3 décadas como único ponto de contato entre tipos psicologicamente estranhos (leia-se PC Siqueira) e o deserto do real.

1) Monitor e teclado.
Graças a esta dobradinha genial, se popularizou a interface mais duradoura entre homem e máquina, a grande responsável por você desfrutar momentos de sossego prazeroso jogando World of Warcraft.

Top 10 melhores teclados de computador.

2) Drive de disquete.
Foi ele verdadeiramente que conseguiu levar o computador para a sua casa.

Achados fósseis da era paleozóica da informática.

3) Disco rígido.
Graças a ele, você conseguiu se livrar das caixinhas abarrotadas de disquetes e dos incontáveis erros de leitura e dos importantíssimos arquivos corrompidos, claro, mas ele também inaugurou a era do catastrófico General Failure.

O pior pesadelo da informática: eu não fiz Backup, o reino do General Failure.

4) Mouse.
Se por um lado ele viabilizou o mundo das janelas, por outro, ele inventou a tendinite.

Haverá futuro para o mouse futurístico?

5) Drive ótico.
Recuso-me a falar desta bobagem. Não gosto de mídia ótica, acho-as lentas, trambolhosas e pouco confiáveis.
Enfim a Apple mata o CD, DVD, Blu-ray e todas as mídias físicas.

6) Memória Flash.
Elas facilitaram a nossa vida porque permitiram o aprofundamento miniaturizador dos dispositivos computacionais, mas criaram problemas que não existiam.

O Pendrive estraga com o uso?
Rápida e leve, memória flash ganha espaço.

7) Tela Touch Screen.
Esqueça as brigas contra mouse e teclado, porque o futuro é esmurrar telas planas e sensíveis.

O maior "acessório" de todos os tempos para iPhone via Uêba.

8) Tablet.
O iPad, tablet lançado pela Apple recentemente, e o maior indício de modernidade no mundo atual, pena que não se saiba como carregar o trambolho para cima e para baixo.

1001 tosquices desenhadas para se "vestir" o iPad.

9) Sensor de movimentos.
Graças ao Kinect, você pode finalmente arrancar a sua bunda sedentária e gorda da poltrona e partir para o exercício vigoroso e saudável e, de quebra, nocautear parentes e amigos.

Fail! Menino sendo nocauteado pelo pai jogando Kinect via Ocioso.

10) Futuro? Será que a próxima "grande invenção" será o fim da era PC?
Com a explosão de nuvem, tablets, smartphones e o escambau, a Apple e o Google juram que sim e a Microsoft reza que não.
Com iPad, Apple sinaliza o fim da era do PC.

5 comentários:

  1. Há quem olhe para o iPhone e o considere perfeito, outros achá-lo-ão demasiado grande, pesado e com falhas. Uns esperam ansiosos a nova versão, outros trabalham na inovação que será a próxima novidade no mercado.
    Uma das características dos empreendedores é a constante insatisfação e a procura quase obsessiva da perfeição.
    Não se nasce empreendedor, não é genético.
    Quem baixa os braços, quem desiste, não vence. É um processo muitas vezes solitário, porque em muitas situações, enquanto a maioria vê problemas o empreendedor vê oportunidades e cria soluções.
    Hoje, mais do que nunca, prever o amanhã é uma tarefa, direi, quase impossível.

    ResponderExcluir
  2. Item 3, general failure. Tô nem aí rs. Pra não ter muito trabalho, meu HD é de 80 giga e o que é importante está becapeado num HD externo. E o que for mais importante ainda, está no adrive. Tranquilidade não tem preço.

    ResponderExcluir
  3. No adrive com cópia no hd externo.

    ResponderExcluir
  4. Internet! sem mais.... sem ela nao estariamos aqui...

    ResponderExcluir
  5. Hugo Meira,
    diga-se de passagem que a Internet não foi criada como corolário da história da computação pessoal, mas fruto de um esforço militar americano em plena guerra fria de precaução contra uma guerra "quente" e posteriormente, se tornou uma forma de integração acadêmica.

    ResponderExcluir