Páginas

Pesquisar

25 de nov. de 2010

Lugares extremos do planeta, uns para ficar, outros para fugir.

O Planeta Azul é um lugar de maravilhosos contrastes e, mesmo que as suas temperaturas possam variar de – 89º C a 76º C, continua milagrosamente sendo habitável na maior parte da sua superfície. Alguns pontos podem ser considerados pitorescos, outros paradisíacos e mais outros verdadeiramente infernais, por causas naturais ou infestados pela barbárie humana.

1) Praia mais linda do mundo: Fernando de Noronha, Brasil.
Não importa qual praia seja, uma vez que o importante é que praia mais linda do mundo certamente fica em algum lugar paradisíaco do arquipélago integrante das terras mais remotas de Brasil. Os que tiveram a felicidade de visitar este encanto tropical podem eleger qual das dezenas de praias da ilha merece o título.
Lugares extremos do planeta - Fernando de Noronha
Noronha: de inferno a Paraíso Ecológico!

2) Região mais bonita do mundo: Patagônia.
O fim do mundo também é considerado o lugar mais lindo do planeta, devido às paisagens e ao vento cortante de mais de 100 Km/h que não deixa nem sequer uma sujeirinha atrapalhando o panorama.
Lugares extremos do planeta - Patagonia
Foto: [Patagonia in a New Light]
Sinais do fim do mundo.

3) Povoamento mais remoto do mundo: Tristão da Cunha.
Para se fazer uma ideia do confinamento, os moradores desta ilha perdida no Atlântico sul obtem contato com o mundo UMA vez por ano através do serviço marítimo regular, que descarrega correspondências, víveres e traz raros visitantes.
Tristão da Cunha - Vista Geral do Vulcão
Tristão da Cunha, o local habitado mais remoto do Planeta Terra.

4) Rua mais inclinada: Dunedin, Nova Zelândia.
Provavelmente existam ruas mais inclinadas do que esta, mas por ora esta é a mais famosa por ter recebido o recorde no Guiness Book.
8- Baldwin Street
10 dos lugares mais espantosos do mundo.

5) Cidade mais suja: Linfen, China.
Na díficil tarefa de escolher a cidade mais suja, optei entre contaminação por radioatividade (Prypiat), produtos químicos, lixo, etc, a localidade onde é quase impossível o ato de respirar, que me parece ser a necessidade fisiológica mais importante de todas.


6) Lugar mais quente do mundo: deserto de sal Dasht-e Lut, Irã.
Agora você já tem o lugar certo para passar o verão, com garantia de tempo bom e temperaturas que podem chegar aos 70,6 graus Celsius!
Lugares extremos do planeta - Dasht-e Lut
Foto: [Xcitefun]
Top 5 Hottest Places in the World.

7) Ponto habitado mais ao norte do mundo: Alert, Canadá.
Lá você não corre o risco de topar com um feroz urso polar, porque o lugar está muito acima das "terras quentes" onde tais predadores ocorrem. Atualmente, o posto meteorológico mais avançado do Canadá conta com uma população fixa de 5 habitantes, únicas testemunhas a atravessarem os longos e tenebrosos invernos polares. Ahh... em algumas épocas do ano é possível chegar ao polo norte geográfico a pé, caminhando pelo oceano congelado. Trata-se de uma caminhadinha "básica" de apenas 817 Km sob temperaturas aproximadas de -40º C.
Placas de sinalização em Alert Nunavut
Conheça a última terra habitada que é literalmente o fim do mundo.

8) Rua mais ventosa: em algum lugar de Norilsk, Rússia.
Além de ser conhecida mundialmente como uma das cidades mais sujas do planeta, devido à exploração intensiva de minérios, entre eles o paládio, Norilsk também se notabiliza pelo seu clima ártico extremamente severo, conforme pode ser observado nas peripécias que uma figura tem que fazer para atravessar uma simples rua sob um tufão provável de mais de 120 Km/h.

Top 10 Cidades mais frias do Mundo.

9) Conjunto habitacional mais setentrional do mundo: Murmansk, Rússia.
Na qualidade de detentora do título de maior cidade abaixo do círculo polar ártico, do qual dista apenas 200 Km, possui os conjuntos de edifícios residenciais mais ao norte do planeta. E, aparentemente, os edifícios não foram construídos com materiais de grande durabilidade, já que eles são do tempo da União Soviética, que não foi famosa pela qualidade das suas construções. Vi algumas delas sendo demolidas no centro de Berlim (no lado oriental) e pude comprovar como são pavorosas.
Lugares extremos do planeta - Murmansk
Foto: [Murmansk 4x5]

4 comentários:

  1. "Praia mais linda do mundo: Fernando de Noronha".
    Surto patriótico detected.

    ResponderExcluir
  2. Não só os patriotas acham isto, os gringos também: Top 10 Most Beautiful Beaches in the World.

    ResponderExcluir
  3. Temos lá em cima um legítimo e asqueroso exemplo de paga-pau de estrangeiros.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil é um dos países mais bonitos do mundo, o que estraga são essas pessoas que não respeitam.

    ResponderExcluir