Páginas

Pesquisar

11 de set. de 2011

Como escolher o modelo de tênis ideal para treinar na esteira elétrica?


Eu também achava que o tipo de tênis não influenciava no desempenho do exercício de caminhada ou corrida, tanto ao ar livre, quanto principalmente na esteira ergométrica. Grande engano, pois com o passar do tempo fui percebendo o quanto o impacto gerado pela esteira estava afetando os meus joelhos.

Então, resolvi partir para um tênis novo, já que o único em condições eu uso para sair. Como sempre, na loja o vendedor me afundou em algumas dezenas de marcas, modelos que te forçam a experimentar todos e a gostar de nenhum.

Ao final, decidi seguir a opinião do vendedor e levar para casa um flamante Mizuno Wave Creation 12,  todo estiloso, principalmente no preço de 600 reais.

Como todo bom brasileiro, que não se informa antes de comprar as coisas, cheguei todo entusiasmado em casa para testar a nova maravilha. Adorei o resultado, mas ainda não tinha todo o arcabouço científico para justifica-lo. Nos dias seguintes, por força do sucesso do novo tênis e do joelho que não doía mais, arregacei as mangas para estudar o assunto e acabar de vez com o mito de que o tipo de tênis não importa, se temos uma esteira ergonômica excelente.

Foi então que resolvi ir na internet para pesquisar modelos de tênis e usos e me surpreendi com o que vi. Na realidade, cada projeto deste calçado é desenvolvido para atender a um determinado tipo de pé. Há três grandes grupos que abrangem todos os tipos de pisada, vamos a eles seguindo a terminologia proposta no site da Mizuno:

Neutra.
Na pisada neutra, o pé não se projeta para dentro nem para fora durante a pisada – Através da análise do desgaste da sola do seu último tênis, você poderá saber qual é o seu tipo de pisada. No caso de pisada neutra, o desgaste do tênis velho é observado regularmente em toda a sua extensão.

Pronada
Os pés pisam para dentro. Em geral, são pés do tipo plano, também chamados popularmente de "pés chatos".  Na pisada pronada, o desgaste acontece principalmente nas laterais internas do tênis velho.

Subpronada
Já na pisada subpronada, os pés pisam para fora, uma característica própria de quem tem pé cavo, o desgaste do tênis velho é notado principalmente nas laterais externas – como o que ocorre no meu caso.

Apavorado com as novas aquisições intelectuais, fui procurar as características específicas do meu modelo e, graças a Deus, ele está definido para pisada neutra e subpronada! Infelizmente, o vendedor da loja de calçados não dominava essas informações, por isso acabei fazendo a compra no escuro, por isso muitas vezes acabamos escolhendo o tênis errado, apesar de termos gostado dele na loja.

A importância de se escolher o modelo correto de tênis concebido especificamente para a pisada do usuário é simples de entender. Por exemplo, caso o usuário tenha os pés virados para dentro, o desenho do tênis deve compensar esta tendência e neutralizar a pisada e assim por diante. Tal fator é tão importante, que a Mizuno oferece um teste online, que se dá através de várias perguntas que conduzem à descoberta do seu tipo de pisada: Mizuno Precision Fit Online.

O modelo desenvolvido pela Mizuno especialmente voltado para o uso em esteira é o Mizuno Wave Frontier 5, projetado para uma pisada neutra e subpronada.

5 comentários:

  1. E os five fingers?

    ResponderExcluir
  2. O tipo de tênis five fingers não corrige nada, é como se fosse sapatilha. Destina-se a certos exercícios específicos tais como lutas marciais, tai chi chuan, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde vc viu mizuno frontier 5 ??????

      Excluir
  3. É a tal da padronização.Como se todos nós fossemos classificados em: aqueles que pisam pra dentro, aqueles que pisam pra fora e os neutros e os...Bom, as indústrias de calçados fazem sua parte. Pesquisam, analisam, fazem testes e mais testes e lançam seus produtos no mercado e nós os compramos. Preciso de um tenis novo, analiso meu tenis velho e percebo que tenho os pés pra dentro e compro um tenis projetado para pessoas que tem os pés pra dentro. E a anatomia de cada indívíduo? Eu posso ter os pés 45 graus voltados para dentro enquanto meu vizinho pode ter só 20! Acredito que o tênis ideal para cada uma é aquele projetado para cada um. Utopia isso? Aposto que muitos jogadores de futebol tem suas chuteiras adequadas à suas pisadas e muitos corredores profissionais tem seus tenis adequados às suas pisadas. Bobagem comprar um calçado e acreditar que o fabricante pensou em você ao produzì-lo. Não se trata de alguns deficientes físicos, que tem que usar calçados específicos, feitos sob medida. Você pode estar pensando: É impossível os fabricantes analisarem as pisadas da cada um. Verdade. Mas inculcar no consumidor seu tipo apropriado ou aproximado de calçado...Há um vazio em tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. Caro Isaías, boa tarde! O que acha desta esteira para uso residencial? Grato.
    Esteira Elétrica Movement Perform R2 c/ Inclinação. Site:
    http://www.magazineluiza.com.br/esteira-eletrica-movement-perform-r2-c-inclinacao-lcd-13-funcoes-vel-max-12km-h-dobravel/p/2020399/es/elrs/
    Ela tem motor de corrente contínua, enquanto que a Esteira Ergométrica Plus 2,0 HP da ERGOLIFE possui a opção de motor em corrente alternada.
    Tô numa dúvida tremenda...Manda um help aí...rs...
    Wilson

    ResponderExcluir