Guerra do Ogaden, Etiópia – 1977-1978.
Avião de Caça Inglês Hawker Hunter T.77 [Hyper Scale]
O platô desértico de Ogaden pertencia à Somália, mas caiu em mãos Etíopes, esses apoiados pela União Soviética. A guerra movida pelos Somalianos contra a Etiópia dizimou o seu povo e destruiu os últimos resquícios de país estruturado. Hoje, em alguns pontos do Ogaden se encontram vestígios da orgulhosa força aérea Somaliana na forma de restos de aviões de caça que foram fornecidos pela Inglaterra e Estados Unidos. Quem estuda história sabe que as grandes culpadas pela atual pirataria na região do Golfo de Aden, o chifre da África, foram as grandes potências mundiais, quando se engalfinharam no jogo de xadrez da influência geopolítica levado a cabo no período da Guerra Fria.
Saiba mais sobre o conflito que dizimou a Somália em [Mulheres Negras]
Segunda guerra do Golfo Pérsico – Arredores do Aeroporto de Al Taqqadum, Iraque – encontrado um Mig-25 enterrado na areia.
Avião de Caça Soviético MiG-25 Foxbat [Taringa!]
Uma das grandes dúvidas geradas na guerra do Iraque foi a ausência da poderosa Força Aérea no front. Que destino teriam tomado a frota de aeronaves russas, todas em plena capacidade operacional? Uma parte fugiu para a Síria, outra para o Irã e algumas dezenas foram enterradas no deserto. Em 2003, na medida em que as tropas americanas avançaram território adentro, se depararam com "miragens" no meio do deserto, ou melhor, as pontas dos lemes dos jatos que não puderam ser suficientemente cobertas pela areia.
Curiosidade: o Mig-25 "Foxbat" da foto foi doado pelo Exército Americano ao Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos, onde está sendo restaurado desde 2006. A falta das asas, que foram removidas para permitir o enterramento e perdidas, é o que está atrasando o término da restauração. Será que os russos cobram muito caro para fornecer um par de asas do seu parque de sucatas do Museu Aeronáutico Monino de Moscou?
Um velho Mig-21 abandonado numa remota área nos arredores de Kirkuk, Iraque.
Avião de Caça Soviético Mig-21 [Pbase]
Um jato de caça Militar foi encontrado pela tropas americanas escondido nos arredores de Kirkuk. Qual teria sido a intenção dos asseclas de Saddam Houssein de ocultar tal sucata enferrujada?
Mig-21 "Fishbed" abandonado no Afeganistão pelas forças Soviéticas.
Avião de Caça Soviético Mig-21 "Fischbed" [Salem-News]
O jato Mig-21 de uma turbinas participou das guerras da Coréia e do Vietname. É um projeto da década de 50 que detém o recorde mundial de maior número de unidades produzidas de um mesmo modelo de jato supersônico na história da aviação mundial.
O Mig da foto foi abandonado no aeroporto perto de Bagram durante a retirada final das forças comunistas ao longo do ano de 1988, já que os russos decidiram deixarpara trás todos os equipamentos que não estivessem em condições de levantar vôo.
(*) Comparativo de preços entre vários modelos de Aviões de Caça Militares [Campo de Batalha Aérea]
Nota: As designações Foxbat e Fishbed foram dadas pela OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Legal a sua matéria, mas o Mig-21 tem só uma turbina, não duas como vc colocou no texto. Tirando isso foi uma bela matéria.
ResponderExcluirNilton, a minha fonte estava errada o você certo. O Mig-21 tem realmente uma turbina Tumansky R-25-300 turbojato de póscombustão. Já corrigi no texto, obrigado.
ResponderExcluirÉ de se considerar também o fato de serem caças obsoletos, que tornam onerosos os custos de manutenção. Ainda mais por fazerem parte das forças aéreas de países com poucos recursos.
ResponderExcluirPow esses ai que devem vir para o brasil nessa parceria hjauahuahuahua
ResponderExcluirTaí! O Lula pode comprar muitos caças por uma meia dúzia de centavos, é só buscar.
ResponderExcluiracho que vou montar minha força aera particular
ResponderExcluircom serteza se tiver condiçoes d voar q eu acho dificiu da pra juntar dez e fazer um ...
ResponderExcluirQuem sabe o Brasil não compra...adoram sucatas.
ResponderExcluirtemos que nos desfazer das sucatas que estão voando como os AT 26 (xavantes que é da decada de 70) não sou de acordo o Brasil compra essas sucatas, sucatas por sucatas ficamos com a nossa.
ResponderExcluiresclarecendo dependendo do deserto os aviões não criam ferrugem , ainda mas dependo da cor olhem aquele mig 25 prata chumbo ia demorar mais uns anos para enferrujar , aqule cimiterio de aviões da usaf nos eua os aviões b52 originalmente pretos foram pintados de prata pra não enferrujarem.
ResponderExcluirA DONA DILMA VAI COMPRAR TODOS ESTES AVIÕES PARA REFORÇAR A FORÇA AEREA BRASILEIRA, SÃO AVIÕES MODERNOS, VOÃO BAIXO...
ResponderExcluiro brasil compra aviões do EUA por milhões e milhões de dólares e reais falam que esses aviões são sucatas só que uma reforma sai muito mais barato não concordam comigo
ResponderExcluirTODAS ESSAS AERONAVES MOSTRADAS NAS FOTOS ACIMA, SÃO AERONAVES OBSOLETAS E QUE JÁ NÃO ATEMDEM ÀS NECESSIDADES E PRECISÃO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. SÃO APENAS SUCATAS.
ResponderExcluirROBERT MCGILL
ENGENHEIRO AERONAUTICO
da muita pena ver esses aviões nesse estado virando sucata!
ResponderExcluirai dilminha vc gosta de viajar faça um tur até o deserto no ceminterio de aviões para escolher o avião que vai equipar a fab porque quanto a comprar dos aviões do lula até vc so tem bla,bla,bla.
ResponderExcluirMuitos Mig25 ainda se encontram em serviço e ainda são um dos mais velozes aviões interceptadores e de caça do mundo.
ResponderExcluirO Brasil precisa colocar as barbas de molho, seus vizinhos estão com melhores caças do que nós o hugo chaves comprou bastante sukhoy t-27 e t-32 pra equipar sua armada e negocia os novos PAK-T-50 que segundo críticos é igual ou até melhor do que os F-22 raptor dos eua, cujo projeto já foi engavetado devido o custo absurdo e inúmeros incidentes, O Brasil começou com um projeto FX-1 com o Fernando henrique, mudou pra FX-2 com o LULA, aí o barbudo foi pra França e de lá chegou com o Rafale francês embaixo do braço, que é uma cópia roubada do caça da união européia, e além de ser o mais caro, derrubou os argumentos que o Jobim usou pra dizer que estava praticamente certo a compra dos Rafalaes, os códigos fontes do soft controlador e transferencia total de tecnologia com uma linha de produção e treinamento aqui, mas se esqueceram que os softs eram americanos e boa parte da tecnologia "embarcada" também era d, o que gerou contradição pela não aquisição dos F-18hornet dos gringos e não se entendeu a imediata recusa dos sukhoy t-27 que equivalem a um caça de quarta geração, e lógico fizeram uma acordo idiotacom a frança, o rafale á está obsoleto por ser de quarta geração, e na verdade tanto os russos quanto americanos já trabalham com caças "não tripulados' onde os pilotos estão longe do local da nave, e cofesso que aqui no brasil os caras acreditam que um carro estaciona sozinho mas não acreditam que o caça pode ser pilotado remotamente, gerando menor custo, menor arraste, até a globo já possui um pequeno aeromodelo de filmagem aérea, enquanto isso a gente discute se vamos continuar mandando carne de porco pros russos em troca dos caças, se os eua vão continuar comprando suco de laranja, e nesse interim venezuela, chile, Colombia, equador, estão comprando caças. tomara que a Dilma consigua colocar o brasil no projeto euro-americano pra desenvolver um super-caça de 6a geração, Mas honestamente o certo é encomendar um Super-caça da Embraer, de preferência não tripulado algo me diz que a gente pode revolucionar essa bagaça.
ResponderExcluirÉ o brasil , Nao têm uma política de defesa estratégica , dependemos de nações que são oportunista e só visão seus interesse.
ResponderExcluirO BRASIL DEVERIA FAZER A FAXINA PORQUE ELE É O REI DA SUCATA NUNCA VI GOSTAR E COMPAR TANTA PORCARIA, E O QUE NÃO PRESTA CONCORDA.
ResponderExcluirO BRASIL DEVERIA MANDAR TODA SUA FROTA DE AERONAVES PARA COMPLETAR O FERRO VELHO LA NO DESERTO. POQUE AQUI TAMBÉM SÓ TEM SUCATA COMPRADA CARICIMA SOMENTE PRA ELES GANHAREN Á TAL E A DITA CUJA, CHAMADA E CONHECIDA POR COMISÃO.
ResponderExcluir