Pesquisar

2 de set de 2009

A Era de Ouro do Streamline automotivo.

Phlog_Car
No intervalo entre as duas Guerras mundiais houve em 1925 em Paris uma feira tecnológica intitulada “Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais Modernas”, que marcou o início do movimento Art Déco.

O estilo Art Déco, que foi caracterizado pelo geometrismo e linhas elegantes, atingiu o seu apogeu quando foi assimilado pela indústria automobilística. Nascia então a estética Streamline de linhas curvas, aerodinâmicas e orgânicas.

A estética que antes da primeira metade do século XX esteve à serviço da elegância e da necessidade de expressar o espírito modernista do novo século, nas décadas de 50/60 foi inteiramente dominada pela inspiração futurista, esta por sua vez, impulsionada pela corrida espacial.

Você constatará que o Ghia Gilda de 1955 encarna muito mais a funcionalidade estilística do avião/nave espacial do que a aerodinâmica orgânica de grande sucesso nas décadas anteriores.

1922- Ley T6.

O húngaro Paul Jaray foi outro projetista de Zepelins que incursionou na área automobilística. É interessante notar que como estes senhores conseguiram transferir o looking dos dirigíveis para as linhas automotivas.
Ley T6

1930 – Carro R-100.
Em 15/09/1930 nascia um novo carro streamline desenhado pro Sir Dennisnton Burney, que também projetara o Dirigível R100.
R-100 Burney Car
R-100 Burney Car rear1
R-100 Burney Car rear2


1935- Stout Scarab.
Este carro com motor traseiro e chassis de alumínio, tinha assentos móveis, uma novidade absoluta para a época. O projeto foi assinado por William B. Stout (1880-1956), que também projetou o avião Trimotor da Ford. Apesar de ter incorporado grandes inovações tecnológicas, o Scarab jamais entrou em linha de produção e foram produzidas apenas nove unidades.
Stout Scarab

1955 - Ghia Gilda Streamline Coupe Turbinado.
Apresentado como um carro conceito dos sonhos no Salão do automóvel de 1955 em Turim, Itália, percebe-se o quanto a elegância do Art Déco cedeu lugar à funcionalidade tecnocientífica dos novos tempos das naves interplanetárias e do sonho da conquista espacial.
Ghia Gilda streamline coupe

Fontes:
Art Déco [Wikipédia]
Streamline [Wikipédia]
Burney Car Specification [Crossley]
Ghia Gilda [Kevin Hulsey Illustration]
Stream Car Evolution [AutoEvolution]
Foto do Phlog Streamline Caravan Car [Switch Image]

Nenhum comentário:

Postar um comentário