Assim, na Porto Alegre dos monumentos...
Monumento a Júlio de Castilhos na praça da Matriz.
e dos moinhos de vento...
Parque Moinhos de Vento.
… e de Chico Stockinger.
Obras de arte pública detonadas na Praça D. Sebastião em frente ao Colégio do Rosário.
Há um Porto que dá nome de Alegre à cidade.
Em plena zona central as contrapções ferruginosas explicam em parte o porquê do portoalegrense viver de costas para o rio.
Uma verdadeira muralha de armazéns amarelos mantém zelosamente oculta a vista do Lago Guaíba.
Não que não haja poesia nas dezenas de guindastes enferrujados enfileirados como gigantescas sentinelas de um tempo que jamais voltará.
O porto como o único que olha gananciosamente para o rio, seu rio, se é alegre, não sei.
De qualquer maneira, a barreira aposta pelas sisudas sentinelas enferrujadas é absolutamente intransponível.
Assim, resta ao poeta meditar sobre o capricho das formas,
O porto, não só famoso pelos guindastes abandonados, também é intrigante pelos navios paraguaios apreendidos, que lá estão apodrecendo há décadas.
Navio paraguaio Mariscal Felix Jose Estigarribia.
Ironicamente, se tal porto é alegre, somente o é por murmúrios de silêncio...
Fila única.
… ecoados da sua alameda vazia.
Porteira é um nome sugestivo do que estamos a falar.
Rust in peace.
A vista de quem vive aquém do Porto termina no paredão da Mauá e talvez por isto não fica nem um pouco mais Alegre.
Poxa eu pensava que aí pro Sul era diferente...
ResponderExcluirAh.. eu já estive em POA... poucas vezes. A última foi em novembro/2009. Para mim é uma bonita cidade, com gente muito acolhedora! Visitei os antigos armazéns que impedem os gaúchos de verem o Guaíba ali naquele ponto central, para ver a Bienal do Mercosul,e como entrei nos Armazéns, vi o Guaíba por esse ângulo, mas vi também o Guaíba grandioso, emoldurado por um lindo pôr de sol ao lado do Gasômetro!
ResponderExcluirGostei das suas imagens. Poéticas...
Abraço, direto do Recife.
Dea,
ResponderExcluirAqui não é diferente - o modelo rodoviário pôs este país na falência.
Lais,
Quem assistiu pelo menos um por-do-sol violáceo na beira do Guaíba, jamais esquecerá.
É lamentável......
ResponderExcluirEsses olhares são interessantes, porem são aqueles que normalmente não notamos ou então olhamos de outro modo.. e nos olhares das câmeras, chamam a atenção e dramático pela redação.
ResponderExcluirO Rio Grande do Sul é muito bonito.
Já é uma cidade linda, mas falta valorizar o artista local. Acho a arte fundamental para qualquer evolução.
ResponderExcluirQuem mandou votar no PT!
ResponderExcluirFaz tanto tempo que não ando aí. Não conheço POA direito, mas creio que é uma bela cidade. Infelizmente O Patrimônio histórico está acabado em todo o país. Revitalizam, mas se o fazem não há manutenção.
ResponderExcluirUma pena pois toda essa área do rio poderia muito bem ser aproveitada...
Saudações
Na minha opinião, não é só a incúria estatal.
ResponderExcluirA questão é pertinente, o povo vive de costas para o rio porquê? Há uns anos a zona ribeirinha de Lisboa estava na mesma situação. O que aconteceu? O povo mobilizou-se e fez ouvir a sua voz. Resultado, hoje está linda, restaurada e é um prazer passear lá.
A isto chamo um acto de cidadania. Zelar pelo património também é obrigatorio envolver a população. Se ficam indiferentes e apenas se lamentam, ou criticam, não estão a exercer o direito legitimo que lhes assiste.
Falamos de direitos, liberdade e democracia.
Com a sua permissão e em aditamento ao meu comentário vou transcrever um pequeno extracto do livro A Patria de Guerra Junqueiro.
ResponderExcluirUm povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, - reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta (…)
astro em silêncio escuro de lagoa morta (…)
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta ate à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados (?) na vida intima, descambam na vida publica em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na politica portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro (…)
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do pais, e exercido ao acaso da herança, pelo primeiro que sai dum ventre, - como da roda duma lotaria.
A justiça ao arbítrio da Politica, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas; (…)
O retrato actual dos nossos povos. Irónco
Sr. Mario Ventura de Sá
ResponderExcluirLisboa reformou toda a cidade (maquiou-se, na verdade) e o seu porto, a custa dos Euros injetados pela CEE, e em troca das aguas de seus rios que agora são utilisados pela Espanha. O Sr. sabia disto? Quanto ao " A Patria ", se vê que a doença é cronica.
O Anónimo se me permite um comentário " Está A Leste do Paraíso " - Livro de Erich Maria Remarque.
ResponderExcluirVê-se bem que não conhece Lisboa, nem a UE.
Assim, antes de abordar uma matéria que não domina, deveria documentar-se.
Quanto à doença crónica estou de acordo. Infelizmente é comum aos portugueses e aos brasileiros.
Po, isso e sacanagem... Nem em Paris tudo e perfeito... Claro que o autor comentou precisa ser recuperado, mas Porto Alegre e bonita pacas...
ResponderExcluirPorto Alegre tem seus encantos, tais como os altos da bronze e outros, mas o paredão da vergonha tem que acabar.
ResponderExcluirIsais, ótima reportagem.POA não é alegre vive de lembranças de um tempo melhor.
ResponderExcluirO Sr. Mário tem razão em uma coisa: o povo Porto Alegrense está acomodado. Nossa cidade tem violência demais, assaltos, morte(ontem 26/02010 morreu Dr. Eliseu Santos - secretário municipal da saúde, ex vice-prefeito vítima de assalto), furtos.... sem falar que no trânsito tem um dos motoristas mais mal educados do país, segundo pesquisas feitas em 2009.
O Rio Guaíba é sem dúvida lindo mas para podermos apreciar o pôr-do-sol em suas margens é preciso segurança.
Aí, vai ver coisas ruins no cú do vizinho.Porto Alegre é uma cidade linda. E ainda: O paredão de Mauá é liberado para grafite. Não é vandalismo, é arte!
ResponderExcluirO paredão da Mauá é um atestado cabal de incompetência e corrupção política, não obstante a sua liberação para as manifestações de arte popular.
ResponderExcluirQuem explica não termos o direto de caminhar livremente naquela orla? Sabe o que tive de fazer para registrar as fotos? Tive que pedir autorização especial da autoridade burocrática portuária para palmilhar o meu chão, o espaço público a que tenho direito.
Fui ofendido em Porto Alegre tanto quanto qualquer turista é achacado em Moscou quando tira fotos na frente do Kremlin.
você devia trocar o "Reast in peace." por "Rust in peace"(inferruje em paz -Album do Megadeth)
ResponderExcluirLeonardo,
ResponderExcluirGenial! Troquei imediatamente.
Gente Porto Alegre não e só isto, Porto tem parques tem o guaiba depois do gazometro, tem uma noite legal, tem outros bairros, tem tudo de bom. O moinhos ñ é só esta foto ai, o parque esta muito bem cuidado, aquele muro esta com seus dias contados, vai ser trabalhada toda aquela região do muro Maua, quanto violencia tem em toda parte, morte do secretario a noite passada fatalidade a ser vista pois tem coisa ali alem de nossas vistas.
ResponderExcluirGente tomemos conta de nossas vidas, Porto e sim uma cidade como outra qualquer com suas faltas mas tudo de bom, transito sim e ruim muito carro e pouco espaço, mas não culpa de PoA, e sim do ser humano com seus carrões querendo chegar antes com todo seu conforto, nada que outra cidade não passe pelo mesmo inconviniente, amigos visitem sim PoA depois tirem suas conclusões, não sou Gaucho, sou Carioca, e criado em Curitiba, e tudo de bom cada um cada um com suas maselas, e isto boa tarde a todos e PoA e legal.
Nada tenho contra Porto Alegre, muito antes pelo contrário, nasci lá e gostaria que este projeto de "revitalização", que não sai do papel há anos, devolvesse o meu direito de cidadão de passear na orla do Guaíba na altura da praça da Alfândega.
ResponderExcluirEu moro no RS e acho Porto Alegre uma das mais belas cidades que já vi, neste post não mostraram a Av. Nilo Peçanha, o Parque Botânico, A Usina do Gasômetro, A Orla do Guaíba, o BarraShoppingSul, o Parque da Redenção, o Mercado Público, etc. Concordo que Porto Alegre também tem seu lado feio mas muito mais lados bonitos quem não conhece tem que ir lá conhecer.
ResponderExcluirFui mtas vezes a porto alegre linda cidade ate um dia k um gaucho acabou com minha vida. sei k nao são todos iguais mais de gauchos hj passo longe
ResponderExcluirJá tropecei na Mal. Floriano e seus esgotos abertos,comí sushi na padre Chagas e a la minuta na General Salgado,ví o por do sol no Guaíba,ví putas na Farrapos em farrapos.Adoro POA mas sem dúvida as mais belas paisagens da cidade são as mulheres gaúchas.
ResponderExcluirAcredito que se o tal projeto de revitalização sair do papel, Poa vai ganhar muito em turismo.
ResponderExcluirgosto muito dessa cidade, gostaria de morar la, mas no momento é inviável pra mim.
Gaúcho Missioneiro!
Não cheguei a conhecer Porto Alegre, mais aqui na Capital da Amazônia passamos pelo mesmo problema de dar as costas pra a nossa Baía do Guajará, o nosso porto era muito parecido com o de vocês, mais depois de reformado ele ficou assim:
ResponderExcluirhttp://migre.me/lOEs
Um pouco da Historia do nosso porto:
http://migre.me/lOEQ
[]´s
Porto Alegre abandonada?? pelo amor de deus!! Não sei quem foi o paulista, baiano, carioca que escreveu isso... se foi um gaúcho, que por um acaso dos acasos ve a cidade assim, eu tenho pena dele, pois gaúcho que é gaúcho, ou mais precisamente, porto-alegrense, sabe que a cidade está entre as mais verdes do brasil. Todos sabemos que em todas as cidades do brasil existem objetos abandonados que retomam a cidade a tempos anteriores, aqueles áureos, porém nao julguem uma cidade por fotos de um específico lugar que está esquecido, conheçam, conheçam o povo e depois concluam o que quiserem. Moro na zona sul de porto alegre, à beira do rio guaíba, lugar maravilhoso, cheio de verde e tranquilidade, lugar onde posso caminhar com tranquilidade as 3 horas da manhã se afim eu for, vejo o magnifico pôr do sol todos os dias, trabalho e vivo em uma cidade desenvolvida, longe dos costumeiros engarrafamentos e aquela nuvem de poluição cinza que cobre são paulo (cidade a qual eu odeio e ja estive nela em varias ocasiões), longa também das atrocidades criminais que ocorrem no rio de janeiro de outras cidades brasileiras. Moro numa terra onde, nitidamente tenho 4 estações definidas no ano, no verão é quente, no outono tudo fica amarelado por causa das folhas dos plátanos que estão se desprendendo de seus galhos, no inverno, eu tenho frio, eu tenho o minuano (vento sul pra quem nao conhece, proveniente do pólo sul) que deixa a minha cidade aconchegante em frente a uma lareira, na primaveira, temos a estação das flores em que todas as arvores da cidade ficam carregadas de cor. Enfim, para aqueles que falam que porto alegre nao é nada alegre, eu convido-os a conhecerem, com certeza terão inveja das pessoas que aqui vivem, e eu digo, porto alegre nao está de costas para o rio, porto alegre vive junto com ele, em suas margens, porto alegre é muito mais que este cais de porto cujas fotos (muito bem feitas por sinal, parabéns ao fotógrafo) denotam apenas uma parte muito velha da cidade, a qual foi esquecida, e que, diga-se de passagem, mesmo enferrujada, é onde muitos porto-alegrenses vão comtemplar um pôr do sol que arrisco dizer, o mais bonito do brasil.
ResponderExcluirAcredito que o autor da poesia - simplória e amadora, diga-se de passagem - na total ausência de ter o que falar de sua cidade, conseguiu enxergar, na sua limitada perspectiva, apenas o lado feio, o lado que não se enxerga! O pôr-do-sol do Guaíba é um dos mais belos do mundo. A cidade não está de costas para o rio, todos os bairros da zona sul costeiam a orla com calçadões para a prática de esportes, caminhada, chimarrão, para as crianças brincarem. Uma pessoa que se presta a vir a uma cidade linda como a nossa, julgá-la visivelmente mal a conhecendo e ainda postar uma idiotice dessas, nem merece ser gaúcho!É uma vergonha para o nosso povo ver um dos seus tendo trabalho para difamar o que não tem como ser difamado. E em Bento, o que temos de tão belo? Provavelmente nada, senão estarias escrevendo e fotografando sua própria terra! Luciana Sayago - PORTO ALEGRE
ResponderExcluirLuciana, esperava mais senso crítico dos moradores de Porto Alegre. Na verdade, cada cidade tem o Fogaça que merece.
ResponderExcluirBento Gonçalves não é a maravilha que pintas, todos os nossos córregos estão enterrados em lixo, há muita coisa podre por trás da maquilagem turística. Em breve este tema entrará na pauta.
Francisco,
ResponderExcluirobviamente Porto Alegre tem o por do sol mais lindo do mundo, isto é indiscutível.
bah eu ainda vou subir num desses guindastes abandonados :D sonho meu... :p
ResponderExcluirGente exagerada! Porto Alegre fede, é bosta de cavalo, é lixo espalhado, pessoas mijando nas calçadas, acredito que em todas cidades do Brasil seja assim ou parecido...mas Porto Alegre tem sim, coisas belíssimas- o pôr do sol é uma delas- só não sei se é o mais bonito do mundo, isso acho um exagero, mas o próprio Guaíba que prá mim parece um mar...ficaria horas admirando...mas não à noite, de madrugada, porque eu não sou maluco; é uma cidade tão violenta e insegura quanto qualquer outra.Não sei disso de estar de costas pro rio, só não gostaria que essa tal de revitalização reperesentasse mais sujeira e esgoto nas águas, o que fatalmente acho que vai acontecer...
ResponderExcluirWander
poxa... só colocaram a parte feia de porto alegre gente!!!! Porto Alegre, assim como várias cidades, também suas partes pouco conservadas.. mas cade a foto do por-do-sol, mais lindo do Brasill.. Final de tarde é no Gasômetro, sem dúvida...
ResponderExcluirSou de Porto Alegre, mas atualmente moro em BH,,, A falta que faz aquele clima gaúcho, acolhedor,,, Saudades Porto Alegre!!!
o pior como diz num comentario destes ai em cima
ResponderExcluir"quem mandou votar no pt"
é dizer "quem mandou votar"
e eu digo
lixo de governo
brasileiro nao sabe votar
e vao votar em quem agora?
na acéfala dilma ou novamente no burro lula
internacionalmente conhecido e querido por ser burro
Porto Alegre é linda! É poetica,é encantadora e acolhedora. Mas infelizmente nao so o Cais esta largado as traças como monumentos,pixados pelos proprios porto alegrenses e isso inclui O Laçador, o centro, e o proprio Guaiba que virou um lixao a ceu aberto. Falta sim iniciativa de nossa querida Governadora e entidades sim, mas tambem falta a educaçao e a mobilização dos porto alegrenses com a nossa cidade.
ResponderExcluirDesculpem por isso, gente.
ResponderExcluirComo Porto-Alegrense não posso deixar de concordar que há muitas verdades escritas nesses comentários. Porto Alegre é linda mas no que se trata da orla...
São dezenas de quilômetros de orla que já tem um projeto de revitalização pronto e sempre esbarra na mesma coisa. Iniciatíva política ou privada? Todos sempre querem o seu pedaço. Parece que não há Cristo que convença os nossos governantes que qualquer obra para melhorias na região é uma benfeitoria para a população a curto, médio e longo prazo. Temos tantos exemplos...Puerto Madero em Buenos Aires entre outros. Já há projetos prontos para toda a orla!! Projetos que foram realizados através de Concursos Públicos há mais de 15 anos.
Mas, verdade seja dita: somos acolhedores uma barbaridade. Mas, atualmente, estamos mais é correndo da batalha.
Mais uma vez, desculpem.
Deviam fazer aí o que fizeram em Buenos Aires.
ResponderExcluirLá tinha uma região, que agora não lembro o nome, mas que também era uma antiga zona portuária abandonada. Resolveram revitalizá-la, construindo resuidências de luxo e restaurantes chiques entre outros. Virou a merlhor parte da cidade.
Lembrrei do nome, é Puerto Madero.
Infeliz reflexo do combo Fogaça + Yeda. Lamentável o que fazem com a minha amada querência....
ResponderExcluirEm primeiro lugar, gostaria de convidar a todos a visitarem o meu blog (seria uma honra que toda essa diversidade de opiniões avaliasse Porto Alegre sobre a minha perspectiva). Aliás, minha abordagem procurará mostrar a cada dia Porto Alegre como ela é, no seu melhor e no seu pior.
ResponderExcluirO blog se constitui basicamente de fotos (perdoem-me pela qualidade de algumas fotos, pois não sou fotógrafo). Também não tenho a habilidade poética presente no presente post.
O link, é: http://vivendoportoalegre.blogspot.com/
Sobre o acima exposto, não posso me furtar de tecer alguns comentários:
1. A revitalização do Porto de Porto Alegre é, pelo que sei, uma ideia que dura há aproximadamente 30 anos, que começa a virar realidade. De fato é um espaço que poderia ser melhor aproveitado, e enfrentei problemas maiores para fotografar o cemitério de navios (nem autorização tive para chegar ao local). Consegui tirar fotos panorâmicas de navios abandonados do alto de um prédio da Avenida Mauá.
2. No entanto, Porto Alegre não se resume ao Cais do Porto. O Centro Histórico está sendo recuperado, aos poucos é verdade, mas projetos como esse consomem anos. Os ônibus que prestam serviço ao Município de Viamão tiveram seus finais de linha transferidos para a Avenida Voluntários da Pátria. Prédios históricos estão sendo reformados. A Praça da Alfândega está aos poucos sendo remodelada aos moldes do passado. O calçamento de algumas ruas está sendo trocado (sai o asfalto e volta a pedra regular, como era antigamente). Existe um projeto de reativar uma linha de bonde na Andradas.
3. Parte do atraso realmente se deve aos governos do PT, que agora comanda o Governo Federal, mas outros partidos também contribuíram neste processo.
Porto Alegre tem qualidades e limitações como qualquer outra cidade e acredito que um olhar voltado às qualidades sempre nos fortalecem para superar as limitações que nos cercam diariamente.
Grato pela atenção.
Adorei e concordo com Lais e com todos outros. Temos olhos diferentes. Mas temos que ver com nossos olhos. Revitalizar? Porque? As coisas mudam, as vezes a história atrapalha. Mas enfim os gauchos não admitem muitas vezes suas fragilidades. É bom saber que existem coisas escondidas e assim.
ResponderExcluirOlá a você que fez o comentário anônimo acima.
ResponderExcluirVocê tem todo o direito de achar que gaúchos não admitem muitas vezes suas fragilidades: o preconceito é seu; faça o que quiser com ele.
Sou gaúcho e tenho muito orgulho disso!
A cultura gaúcha não é melhor nem pior do que qualquer outra cultura. No entanto, como qualquer outra cultura, ela nos ajuda a buscar a nossa identidade social.
Mesmo um anarquista (que não segue patrão, nem nação) busca esta identidade social por se identificar com aquele conjunto de valores e ideias partilhados com outros com as mesmas concepções.
A cultura gaúcha não serve a você, amigo de visão estreita, porque você tem a sua própria cultura. Assim, não perca seu tempo demonstrando o seu preconceito. Contente-se com a sua cultura e respeite quem tem uma cultura diferente da sua.
Por que revitalizar? Porque o turismo é rentável, meu amigo obtuso. Espigões não atraem a atenção de ninguém. A não ser, é claro, que tenha uma arquitetura diferenciada.
No entanto, esta não parece ser a tendência da arquitetura brasileira, que tem se pautado pela economia.
As pessoas viajam para conhecer a cultura local e prédios antigos ajudam nesta contextualização.
Imagine o carnaval de Olinda sem a arquitetura de Olinda: que sejam derrubados todos os prédios antigos, ruas com um gabarito maior e shoppings e grandes prédios retangulares por todos os lados.
Entendeu agora, gênio?
Eu odeio a prefeitura da Porto Alegre! A SMIC e a SMOV são um antro de vagabundos sangue-sugas parasitas do inferno. Não vejo a hora dos funcionários públicos perderem a sua tão querida estabilidade e serem promovidos ao mercado. Aí sim eles vão ter que realmente trabalhar pelo bem dos que os sustentam.
ResponderExcluiroi tudo bem ? você pode me informar como faço para ter contatos destes navios abandonados? onde eles estão localizados e quem são os donos deles? muito obrigada,Ana JR
ResponderExcluirVocê deve se dirigir à Capitania dos Portos de Porto Alegre, lá eles poderão dar informações precisas.
Excluir