Pílulas contendo ovos de Solitárias (Taenia solium) prometiam emagrecimento.
[Asylum]
Acredite se quiser, mas nas primeiras décadas do século XX, eram vendidos comercialmente nas farmácias dos EUA comprimidos contendo ovos do parasita intestinal T. Solium, sob a promessa de promover a redução de peso. Mais uma lenda urbana?
Leia mais em [Snopes].
Lactobacillus crispatus usados para combater infecções e regularizar a microbiota vaginal.
Estudos recentes realizados por pesquisadores brasileiros compararam mulheres normais com outras portadoras de infecção vaginal e constataram que o interior das vaginas sadias é totalmente dominado por este tipo de bactérias em forma de bastonete. Quando há um distúrbio causado por mudanças hormonais, condições higiênicas, roupas íntimas sintéticas, ou mesmo antibióticos, a população de lactobacilos diminui, permitindo que outros micro organismos dominem e iniciem um processo infeccioso. O futuro tratamento consiste na reintrodução dos bacilos perdidos através de cremes vaginais.
Leia mais na [Revista Ciência Hoje número 266].
Lactobacilos vivos Casei Shirota (Yakult) e Bifidobacterium animalis (rebatizados de Danregularis pela Danone) usados na regularização do trato intestinal.
Não é de hoje que são oferecidas no mercado iogurtes e bebidas lácteas contendo bactérias próprias da biota intestinal, com a promessa de regularizar as funções digestivas. O fato curioso fica por conta do email que afirma ser o Danregularis obtido a partir de fezes humanas. Na verdade, se trata de mais um HOAX a se espalhar e enganar mentes incautas.
Leia mais em [E-farsas].
Larvas de mosca doméstica combatem a gangrena e as sequelas de queimaduras.
Já que as larvas destas moscas só se alimentam de carne morta, é possível aplicá-las, utilizando-se cepas esterilizadas, em feridas graves, que ao eliminarem a carne putrefacta, evitam a gangrena. Ótimos resultados com esta abordagem foram obtidos no tratamento de queimaduras graves. Observou-se que a pele regenerada por este processo apresenta um melhor aspecto do que aquela resultante dos tratamentos tradicionais.
Leia mais na [Biblioteca Médica].
Acesso a imagens e um vídeo do uso destas larvas em tratamentos médicos podem sem obtidos no post "Muito, muito nojento! Mas eficaz!"
Hongkonguianos ingerem voluntariamente ovos de Lombrigas (Ascaris Lumbricoides) para emagrecer.
O Eclesiastes afirma na bíblia que depois de mil anos, não há nada de novo debaixo do sol. Nem precisou transcorrer tanto tempo para a confirmação desta verdade, pois notícias recentes reportam que em Hong Kong as pessoas “descobriram” os poderes emagrecedores das lombrigas intestinais. O único problema é que tais parasitas, além de emagrecerem seus hospedeiros, provocam cólicas intestinais, vômitos, diarreia e podem invadir outros órgãos, tais como os pulmões.
Leia mais em [Fox News].
Tah lokooo'!
ResponderExcluirCara...eu prefiro ficar com cicatrizes horríveis de queimadura a colocar larvas de mosca em mim...Zolivre!
ResponderExcluirE essa loucura de ingerir vermes para emagrecer é real e sinistra mesmo...eu assisti a um documentário chamado "1000 ways to die", que mostra mil maneiras esquisitas ou estúpidas que levaram pessoas à morte...e uma delas morre por ter ingerido a T.solium... =O nojento!
Fiquei estupefacto com o cado da Danone. Impressionante. Não entendo é a razão pela qual é um produto comercializado em larga escala sem que a O.M.S. se tenha pronunciado de forma negativa.
ResponderExcluirQuanto à utilização das ténias são coisas de loucos.
O restante não me surpreende, basta lembrar que no século XIX utilizavan sanguessugas que resolviam a limpeza do sangue.
Sou fã do Blogpaedia há tempos e fiquei muito feliz por citarem o E-farsas!
ResponderExcluirE-farsas,
ResponderExcluirMuito bom o trabalho de você sobre os Hoax. Há uma estatística por aí indicando que em cada 135 pessoas uma acredita piamente em tudo que lê. Quando levamos em conta a população global, isto dá milhões e milhões de otários.
usam tmb, sangue sugas para ajudar na circulação sanguínea e evitar uma possível necrose ou amputação do membro.
ResponderExcluirlarvas de mosca: geralmente colocam as larvas e tapam o local.
muitas vezes o paciente está em coma (devido a gravidade do acidente)