Páginas

Pesquisar

19 de mai. de 2010

10 Teorias da Conspiração bem brasileirinhas.

Não existem somente Teorias da Conspiração estrangeiras a povoar o nosso imaginário, já que temos criatividade e malícia suficientes para inventar as nossas próprias e propalá-las através do maior mecanismo difusor de Fakes já criado: a Internet.
» Por que a saga dos 12 homens na Lua não foi Fake?
Teorias da Conspiração

Vamos a algumas das principais e deliciosas Teorias da Conspiração Tupiniquins que, pasmem, muita gente repete como se fossem verdades oriundas da sua própria lavra:

1) O Brasil se vendeu e perdeu propositalmente a copa de 1998 na França.
Na época, uma lista de “evidências” circulou Internet a fora através deste email:
» Teorias da Conspiração: o Brasil foi comprado?

2) O voo 1907 da Gol foi abatido por um míssil americano, com o objetivo de destruir um protótipo industrial brasileiro.
A misteriosa colisão de aviões em cima da floresta mato-grossense estimula a imaginação dos conspiradores de plantão: “A queda do avião da Gol não teria sido causada pelo choque contra a aeronave Legacy fabricada pela Embraer, mas em virtude do impacto de um míssil norte-americano lançado por ordens da CIA, porque um dos passageiros do voo 1907 trazia de Manaus informações científicas ultrassecretas, na área de baterias à base de vírus, que teriam revolucionado os métodos de produção de energia barata e limpa”.
» Voo 1907: tragédia, conspirações e vigarices.

3) Presidente Jucelino Kubitchek foi assassinado pelos militares.
Será que o acidente de carro que matou o criador de Brasília foi tão acidental assim? Esta versão conspiratória lança as culpas sobre os representantes da ditadura militar.
» A morte de Jucelino.

4) Os americanos explodiram a base de lançamentos de foguetes em Alcântara.
Os EUA teriam interesse em inviabilizar o lançamento de Veículos Lançadores de Satélites (VLS) por outros países, para afastar potenciais concorrentes na exploração do bilionário mercado de transporte de satélites.
» Sabotagem do Tio Sam

5) O Presidente Castello Branco foi assassinado.
A impressionante colisão do caça da FAB contra o bimotor do Marechal Castello Branco, que resultou na morte do primeiro presidente do Brasil na era da ditadura militar, suscita até hoje dúvidas e alimenta teorias conspiratórias sobre as verdadeiras causas do acidente.
» A segunda morte de Castello Branco.

6) A Amazônia foi tomada pelos americanos.
A dificuldade de controlar um espaço geográfico tão vasto como a Amazônia, acicata as imaginações e origina suspeitas de que dentro da floresta são os americanos que dão as cartas.
» Internacionalização da Amazônia é tema recorrente em escolas militares.

7) Militares americanos têm bases militares na Amazônia.
Desde meu tempo de serviço militar tenho ouvido falar das famosas bases militares subterrâneas, que o Exército brasileiro sabe, mas não toma nenhuma providência por causa de “ordens vindas lá de cima”.
» Globalização, militarismo norte-americano e Amazônia.

8) A demarcação da reserva Raposa Terra do Sol dará origem a uma nação socialista Ianomâmi independente.
A imensa reserva demarcada pelo governo federal reconheceu pela primeira vez na história deste país o direito dos autóctones terem a sua própria nação... e suscitou inúmeras teorias conspiratórias sobre quem serão os verdadeiros donos destas terras.
» A República Ianomâmi.

9) Tancredo Neves foi assassinado (48.000 resultados no Google).
Diversas suposições conspiratórias dão conta da morte de Tancredo pelos militares que não queriam que ele assumisse o poder.
» O assassinato de Tancredo Neves.

10) A Xuxa fez um pacto com o diabo (87.800 resultados no Google).
A teoria conspiratória brasileira que mais enche as galerias do You Tube versa sobre o suposto pacto da Rainha dos Baixinhos e Satanás. Para comprovarem as suas teorias, os conspiratórios lançam mão de todos os recursos de vídeo, inclusive o de rodar as suas músicas ao contrário.
» Um dos milhares de vídeos sobre o pacto da Xuxa no You Tube.
» Verdades e mentiras sobre o pacto com o Diabo.

25 comentários:

  1. E Ulysses Guimarães e seu mergulho de helicóptero em Angra dos Reis.
    Comida de Peixe?

    ResponderExcluir
  2. Transparência o que esconde?

    De adjectivo pejorativo que designava alguém sem consistência, a transparência transformou-se numa das exigências mais comuns das sociedades contemporâneas, onde se impõe como algo de positivo, de óbvio e de inquestionável.

    Quando se fala de transparência, pensa-se em verdade, por oposição a mentira. Alude-se à rectidão, em contraponto com a hipocrisia. Insinua-se inocência, afastando-se a culpa.

    A transparência constituiu-se assim numa ideologia que, apoiada numa espécie de "aura" mágica, conduz a um imperativo insólito: o de que tudo se pode e deve tornar público, tudo pode e deve ser objecto de observação, de vigilância e de controlo, que tudo pode e deve ser visto e escutado.

    Olhemos, contudo, as coisas mais de perto. No essencial, a transparência opõe-se ao segredo e ninguém contesta as suas prerrogativas no que são os direitos dos cidadãos à informação. Mas para lá disso, será realmente desejável e possível o alargamento da esfera da transparência, como tantas vezes se reclama?
    Parece-me bem que não.
    No plano pessoal todos temos a noção intuitiva e imediata que o segredo é constitutivo da nossa intimidade, que esta só existe porque de facto escapa ao escrutínio dos demais.
    Mas de onde vem este fascínio pela transparência?
    Ela compensa um défice de confiança. Mas essa compensação é ilusória porque, ao contrário do que tantas vezes se diz, só há confiança quando, justamente, há segredo.
    É precisamente o facto de não se saber tudo na amizade, nos negócios, na política, etc.,que dá sentido à confiança.
    Confiar é, sempre, acreditar para lá do que se sabe.
    O que acontece num mundo em que a fidelidade se tornou descartável e em que a inconstância se transformou num valor social positivo é que a transparência emerge como a mais consoladora mas também, talvez, a mais enganadora das respostas às mais variadas formas de desconfiança que atormentam os cidadãos, quer elas se traduzam em insegurança ou em ciúme, em inveja ou em suspeita, em cólera ou em revolta.

    É por isso que é necessário valorizar o segredo pessoal, a reserva social e a confidencialidade política. Mas fazê-lo ligando esse esforço a uma inequívoca afirmação da responsabilidade, que deve ser feita, mais de informação do que de manipulação, mais de humildade do que de prepotência.

    A revitalização da responsabilidade é o único antídoto eficaz para as patologias da transparência.

    ResponderExcluir
  3. Mário,
    a questão da transparência desperta sentimentos ambíguos: assim como vocês tem a herança maldita de Salazar, convivemos com a memória da ditadura militar traumaticamente apagada por interesses em nome da governabilidade. Assim, os torturadores ainda se acobertam sob os mantos protetores de uma legalidade concebida casuisticamente para o diversionismo.
    Enquanto isto, a nossa potencial futura presidente, na qualidade de ex-torturada nos porões da ditadura, ao assumir o cargo, não terá o poder de levantar o mata-borrão da história, sob pena de incorrer em revanchismo. Somos um povo que nos comprazemos com o silêncio e nos resignamos a viver atavicamente coma as mãos atadas. Nunca conseguiremos falar em transparência no sentido amplo e universalizante, porque para nós ela é apenas uma metáfora.

    ResponderExcluir
  4. Putz!!!! raposa serra do sol é dominada pelos índios ingaricós, macuxis, patamonas, taurepangues e uapixanas. e não os Yanomamis.

    ResponderExcluir
  5. trocaram o 6 com o 7 HDUSAHUDA

    ResponderExcluir
  6. Sempre haverá um motivo para que a verdade não alcance as massas.

    ResponderExcluir
  7. cara a bareira do infeno nao aconteceu nada foi em alcantara no ma aqui nao da pra lança vls nao e muito perto da cidade

    ResponderExcluir
  8. Rafael Heinze21/05/2010, 11:41

    E a questão da morte do ex-presidente João Goulart? Muita gente diz que ele foi envenenado, pois na época os militares não autorizaram a realização da necrópsia do cadáver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a esposa do ex-presidente João Goulart que não permitiu que o médico da família se aproxima-se do corpo. Minutos antes da morte o médico esteve na fazenda e examinou o presidente como fazia periodicamente, quando chegou no seu consultório foi informado que o presidente estava passando mal e ao retornar ao local imediatamente ao receber a notícia a esposa do presidente o empurrou para fora gritando "ele morreu, ele morreu" , e na época ele estava exilado no Paraguai.
      No início era muito defendido a tese que os militares brasileiros sabotaram na industria na Suíça, mas hoje se acredita que a esposa trocou o medicamento dele.

      Excluir
  9. A "República Ianomâmi" se trata de uma metáfora publicada na revista do clube militar ainda em 1999, muito antes da polêmica Raposa Serra do Sol. Ou seja, foi uma Teoria da Conspiração bastante antecipatória que se incomodava com rumores daquilo que se confirmaria somente uma década mais tarde. Este depoimento do indigenista Villas Boas ilustra bem a questão: http://mais.uol.com.br/view/233004

    ResponderExcluir
  10. a da Xuxa já velha demais chapa

    ResponderExcluir
  11. Ou a 6 eh verdade o k falta pros eua tomar a amazonia eh anexar ao territorio deles a amazonia a maioria dos remedios k são feitos com frutas amazonicas são patentiados pelos eua os eua eh mto ladrão eu keria fazer k nem no prototype sair matando o exercito americano kkk

    ResponderExcluir
  12. Raposa serra do sol não tem nada a ver com os Yanomamis.

    ResponderExcluir
  13. Sim, Raposa Serra do Sol não tem nada a ver com Yanomami. Mas é uma afronta ao bom senso. Sou de Roraima. Descendente da tribo Uapixna. Todavia, não concordo com a política deste e dos governos anteriores de assalto as terras da Amazônia. Em Roraima, surgem malocas (comunidades indígenas) em todos os lugares e a todo momento. Em regiões onde nunca houve índios, em um ano ou dois implantam uma comunidade indígena, se ali houver algo de interesse para alguma ONG. As ONGs( a maioria delas internacionais) durante muito tempo realmente deram as cartas por aqui, geralmente através dos índios. mas existem associações de indígenas (muitas) que são contra essa política de demarcações indiscriminadas e exageradas. Nem todas as demarcações são equivocadas. Contudo, vale a pena refletir sobre a questão sem tanta influência das idéias difundidas pelos organismos estrangeiros.

    ResponderExcluir
  14. não sei se o governo americano tem base na amazônia ou se eles já tomaram a amazânia, mas moro no coração da amazônia e posso dizer com certeza que isso aqui é infestado de estrangeiro, principalmente norte-americanos, a grande maioria "cientistas".

    pode ser uma teoria conspiratória, mas não tá de todas errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que foi encontrado boiando perto de Alcântara depois da destruição do foguete de Alcântara foi material proveniente da China, identificado pela inteligencia do Exercito. Mas houve muitos turistas estrangeiros, de muitas nacionalidades visitando a região naquele dia, espalhados em volta da base em um raio de 30 a 60 kilometros da base. Se o governo brasileiro descobriu algo de sabotagem não foi revelado. Na prática houve um raio de som atingiu o foguete (cachorro sentiu ou ouviu algo?), ou algo que pudesse se direcionado sem se identificado pelo olhar humano, som foi a única nomenclatura que foi "criada" para internamente explicar o que aconteceu, porque uma parte do foguete começou a pegar fogo rapidamente, em um local improvável, por isto que todos foram juntos tentar apagar, eles pensavam que era algo simples e queriam saber se havia algo ligado a temperatura ambiente.
      O segredo é quem lança um foguete pode derrubar um satélite e poucos países têm esta capacidade. Ninguém hoje invade um país sem ter a certeza de sua superioridade em informação.

      Excluir
  15. Querem saber o que aconteceu com o Tancredo? Perguntem para a Glória Maria. Ela estava na igreja quando o seu cunhado (e não os militares) meteu uma bala no peito dele. Tanto que a Globo mandou ela "rodar o mundo" logo no dia seguinte.

    E a minha sogra era, na época, enfermeira no hospital de Brasília. Ela não pode ver o corpo, mas viu os lençóis e a maca, totalmente cobertos de sangue... Não sabia que enfarte fazia a pessoa vazar sangue...

    ResponderExcluir
  16. Quase tudo que se intitula teoria da conspiração pode ter um fundo de verdade. O caso da ocupação da Amazônia pelos Norte Americanos é de certa forma uma verdade, não só pela quantidade de cientistas "interessados" na biodiversidade como pelos inúmeros territórios adquiridos pelos mesmos de forma legal.É sabido que os Estados Unidos são megalomaníacos, expansionistas e imperialistas fazer o quê? Eles acham que o mundo foi feito só para eles e se eles não invadem militarmente eles se apoderam de outras formas, porém, geralmente de forma dissimulada seja comprando, se for a preço de banana, seja fingindo ajuda, ou seja, com a desfaçatez de que são cientistas defendendo o meio ambiente, o povo local e coisas assim. Qual a surpresa? Foi assim que eles tomaram do México o Texas, a Califórnia e coisa e tal. Se eles não tem um plano de anexação da Amazônia em andamento é porque não acreditam na viabilidade de uma ação militar, pois uma coisa é você apertar botõezinhos de um porta aviões e destruir cidades dizimando povos e causando o caos outra coisa é invadir um território selvagem e inóspito onde o invadido luta "quase" em igualdade de condições e ocupá-lo. Isso eles não querem,pois o custo certamente seria alto demais. O que o povo brasileiro tem que entender é que algumas ongs, geralmente patrocinadas por eles, causam um prejuízo muito maior à hegemonia e a união do nosso povo, ora desqualificando o Estado brasileiro como absoluto no trato das questões indigenistas, ora desinformando e insuflando a população no prejuízo de obras urgentes para o nosso crescimento. Inexplicavelmente tudo que é de ordem estratégica para o país, seja na geração de energia, seja na produção de alimentos ou na busca de soluções definitivas como a transposição de uma pequeníssima faixa do rio São Francisco para levar água a milhões de nordestinos famintos eles atuam de forma organizada financiada e contrária, utilizando inclusive muitos inocentes úteis para seus propósitos espúrios, levantando falsas bandeiras e intenções mal disfarçadas.
    Algumas perguntas que não querem se calar: Se existe tanta preocupação com a extinção de animais da fauna brasileira, porque é tão complicado se obter licença para a criação de animais silvestres no Brasil? Não se resolveria boa parte do problema?
    Porque um país como o Brasil que tem as maiores florestas do mundo talvez seja o único onde um cidadão pode ir preso por que cortou uma árvore e fica inafiançãvel se caçar um roedor, não que eu goste de caçar, pelo contrário,acho uma babaquice neguinho matar raposa, pendurar cabeça de bicho na paredede pra mim é coisa de débil mental, agora no Brasil a caça , muitas vezes, é fonte de alimentação pra muito caboclo de interior pôrra.
    Não parece piada que, justamente, o país que mais financia essas ongs que defendem essas idéias equivocadas seja o país que mais pratica a caça em seu território só por esporte?
    Na verdade o que essas ongs querem dizer com essas limitações do nosso povo ao nosso próprio meio ambiente é que essas riquesas não são nossas e estão "reservadas" para seus patrões.
    Em tempo: O Brasil para os brasileiros!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. bom pessoal, estou pensando em fazer um programa de radio ou TV para tirar a sério estas historias, que investigar todas elas e mostrar se é verdade ou mentira. Mas sem religião, com fatos reais e documentos ou pessoas que possam provar isso, em breve vou estar disponibilizando um e-mail para vc´s me ajudarem. Quero tirar estas histórias a limpo, acham que vai ter futuro?

    ResponderExcluir
  18. Um historiador mexicano-norte americano fez uma pesquisa e descobriu que na época do expansão norte americano para o Oeste um homem comprou uma grande faixa de terra no Texas e começou a vender a um preço muito baixo, somente para famílias brancas com muitos filhos provenientes dos EUA, mas o valor pago não pagava o valor do investimento, mas outros continuaram a vende também sem lucro a partir de um ponto outros começaram a vender e a lugcrar. Depois teve início a Guerra entre México e EUA porque aquela comunidade de norte americanos radicados no Texas mandou uma Carta ao Senado dos EUA pedindo a anexação do território aos EUA.
    A questão que ele descobriu que aquele homem que iniciou a venda de terras aos norte americanos no Texas provavelmente morreu anos antes.Alguém seria capaz de fazer isto ? Mentira!

    ResponderExcluir
  19. Uma história da anti sala e dos corredores do poder, onde há poder os ouvidos são muitos e não perdem nada.
    No segundo ano do governo Lula um falção norte americano, isto é, um alto funcionário do governo Bush pediu uma reunião secreta com Lula, ele entrou em secredo no Brasil, com a ajuda da inteligência brasileira. Entrou na sala da presidência em reunião secreta e exclusiva com Lula. A reunião durou 4 minutos. Com a retirada do norte americano Lula ficou por vários minutos circulando na sala para o corredor sem falar nada, depois avisou que iniciaria a agenda diaria.
    Três meses depois um representante do governo francês pediu um audiência exclusiva e sigilosa com Lula entrando escondido no Brasil. Neste dia Lula começou a beber muito, muito mais que normalmente para ele, o normal já era muito e começava nas primeiras horas da manhã. Mesmo com uma taxa alta de alcool no sangue Lula recebeu o representante francês em sua sala. A reunião durou no máximo 20 minutos e Lula o acompanhou pessoalmente até a porta de sua sala e com os olhos o seguiu até ele dobrar o corredor, quando ele dobrou o corredor Lula começou a rir e a falar :"uma cidade escondida que fala português no deserto e que ninguém se aproxima dela a 50 kilometros e ainda português de São Paulo, eles como os outros só querem nos vender armas".

    ResponderExcluir
  20. O caso Herzog; sou contra a tortura.
    Quando foi criado a Comissão da Verdade pela Presidente Dilma, o caso Herzog era o centro, mas Dilma mandou tirar porque descobriu que o exercito tem provas irrefutáveis que ele cometeu suicídio. Muitos presos políticos começaram a se ferir dentro das celas da represão, os militarews começaram a colocar câmeras para provarem que eles se mutilavam para acusar as formas Armadas ou em outras interpretação jogar seus sangues nos militares. As filmagens tomaram determinações depois de um que depois ficou famoso com o nome de Dirceu aconselhou os outros a se rasgarem nas paredes para depois acusarem os militares de tortura. Eu sei que houve tortura. Mas não na dimensão que se fala hoje, muitos falavam sem tortura alguma, para falar a verdade a maioria. E outros não eram torturados porque era certo que não sabiam nada de concreto, porque houve o X2 entregava os militantes que deveriam ser examinados mais detalhadamente, a maioria eram jovens que tinham sonhos socialistas e os que voltavam de Cuba ou da ex- URSS voltavam desanimados, alguns debandavam outros seguiam a luta armada.
    Os militares esperam a hora certa para mostrar as fitas dos presos se rasgando nas paredes das celas. Vamos ver o que vai acontecer depois que as imagens serem divulgadas. Se for necessárias.

    ResponderExcluir
  21. Casamento homoafetivo: um grupo de homossexuais brasileiros pagou uma pesquisa, quem pagou foi o governo Dilma e não eles; eles ficaram surpresos porque descobriram que 65% dos brasileiros são contra o casamento gay e 90% são contra gays adotarem crianças. Eles ficaram surpresos e novamente a pesquisa foi feita e os resultados se mantiveram, eles falando: "que povinho".
    A presidente Dilma em reunião com dois ministros do Supremo Tribunal Federal mandou eles aprovarem o casamento gay. Dilma diferente dos outros mandou fazer um docie contra as pessoas importantes do país para obriga-los a fazerem o que ela quer. Como estes ministros do Supremo deveriam estar presos a muitos anos por muitos crimes e Dilma mostrou a eles as provas, eles colocaram em votação e foi aprovado, porque os políticos não iriam queimar seu prestígio com o eleitorado por causa de uma lei entre outras mais urgentes sendo impopular.
    Como exemplo: Lula ao se reunir com jornalistas e intelectuais, depois que militares generais começaram a falar que havia munição nos quarteis das Forças Armadas e ouviu os jornalistas e mandou comprar. Dilma ninguém vai fazer isto, ela é muito vingativa e determinada quando quer alguma coisa e paciência para esperar as coisas esfriarem e recomeçar de outro modo.

    ResponderExcluir
  22. No início dos debates da constituinte os políticos do PMDB falavam em reuniões secretas que iriam acabar com as Forças Armadas, para evitar um futuro novo golpe militare, eles não discutiam em acabar com a corrupção ou com a pobreza, eles queriam acabar com os militares. Os militares que tinham os arquivos de todos os políticos, muitos de fixa muito suja, verdadeiros inimigos da patria. Quando eles começaram a levantar a bandeira pelo fim das Forças Armadas um geraral ficou com raiva " porque nós não prendemos estas corruptos no passado" ele, aprovado pelo seu grupo mandou um jovem oficial ir na casa de casa dos políticos que queriam acabar ocm as Forçasa Armadas um com as provas. Houve um que foi uma mais de 500 folhas, um carrinho de mão em provas. Teve um que não queria receber a visita, o jovem oficial falou para a funcionaria da mansão, o seu patrão deve me receber porque eu tenhos as provas do desvio financeiro que ele fez na secretaria de educação do estado do Pará, e também a aprovação fraudulenta de seus familiares na Camâra Estadual do Pará, posso ficar falando aqui mais uma hora, ele tem muito a receber, ele é muito honesto, depois eu entrego tudo a um jornalista. Ele recebeu o jovem como os outros e como os outros arquivou o projeto. É o Brasil que vivemos.
    Mas houve um acordo secreto em que o PMDB assegurou que as Forças Armadas ficariam com o mínimo em tudo. E de lá para cá as Forças Armadas não recebem recursos. Com exemplo: os aviões que tanto as Aeronautica precisa estão a 22 anos esperando. Não há baterias anti aereias em Brasília ou outra cidade brasíleira o país está totalmente aberto. Será que só os políticos vão pagar por tal erra?

    ResponderExcluir