Páginas

Pesquisar

6 de jun. de 2010

8 das melhores prisões do mundo!

Há uma forte corrente do pensamento penal contrária ao tratamento infame normalmente destinado aos cidadãos moralmente desviados, e por isso mesmo punidos com a perda da liberdade. Segundo os propugnadores desta tese, a cessação do direito de ir e vir, representa por si mesma uma penalização justa e o oferecimento de condições dignas de confinamento criaria condições para a produção de reflexões construtivas em mentes desarmadas e descansadas.

À propósito desta nova filosofia, muitos países tem se engajado na construção de novas cadeias que confinam, mas não difamam, na perspectiva da recuperação e ressocialização dos presos e não da sua danação definitiva, uma vez que o Estado foi criado como um prolongamento do indivíduo para protegê-lo e não para fulminá-lo com a vingança.

Cadeia de Pitkin County – Aspen, EUA.
Pitkin County Aspen USA
A cadeia onde ficará preso o ator Charlie Sheen, está localizada na cidade-refúgio das estrelas de Hollywood no inverno e reflete perfeitamente o glamour das suas estrelas:
- os detentos passam a maior parte do tempo em salas recreativas onde podem ler, assistir TV, jogar cartas e bater papo. Além disto, eles tem acesso ilimitado a telefone, computadores, visitas e são estimulados a fazer exercícios diariamente nas equipadíssimas academias de ginástica.
» futura prisão de Charlie Sheen [oglobo].
» confira aqui a galeria de fotos o paraíso.

Litla-Hrauni – Reykjavík, Islândia.
Litla Hraun Iceland Prison
Na pacata ilha glacial ártica, 80 condenados usufruem as maravilhas do paraíso.
Quando deu com os costados na simpática Islândia, o nosso criminoso diplomado Hosmany Ramos não imaginava que seria “hospedado” na melhor prisão do planeta. Devido ao crime de falsa identidade, ele foi alojado num hotel de luxo, com suíte e sala de estar, onde 70% da segurança é realizada por mulheres. A principal prisão da ilha ártica abriga tão somente 80 presos, aos quais é servida comida de restaurante, previamente escolhida através de cardápio. O toque especial fica por conta do salário mensal de 145 dólares, que é destinado à compra de cigarros e chocolates. Nas “horas vagas” Hosmany se exercitava na academia de luxo, ou participava de aulas na escola interna, ou relaxava do enorme pátio de recreações.
História da prisão de Hosmany [Folha Online].

Justizzentrum – Leoben, Styria, Áustria.
Justizzentrum – Leoben, Styria, Austria.
Uma das inúmeras obras de arte que decoram o interior do complexo de vidro da prisão de Leoben.
É a única prisão do mundo com estrutura de hotelaria 5 estrelas. Seu complexo, cujo projeto leva a assinatura do prestigiado escritório de arquitetura Hohensinn Architektur, é todo revestido em vidro e suas estruturas são repletas de obras de arte. Precisa falar mais?
Mais fotos da prisão de Leoben [kza].

Fengsel – Halden, Noruega.
Halden Fengsel Norway
Grafite bem humorado nos muros de Fengsen Halden.
A nova prisão-modelo da Noruega inaugurada em março de 2010, localizada próxima à capital Oslo, é considerado o confinamento mais humano do mundo. Cada cela tem uma TV LCD e um chuveiro privativos. Há também estúdio de gravação, centro médico, e centenas de pinturas nas paredes que custaram mais de 1 milhão de dólares.
[Gostei Disso].

Prisões Alemãs sob as lentes de Jürgen Chill.
German Prision - Jürgen Chill photo
Uma das inúmeras celas personalizadas dos prisioneiros alemães.
Através desta exposição do fotógrafo Jürgen Chill, verificamos que as prisões alemãs garantem um espaço privado mínimo para cada confinado, que eles podem moldar de acordo com seus gostos e necessidades; um lugar provisório que podem chamar de casa.
[My Millways]


San Pedro – Bolívia.
Prison San Pedro Bolivia
Barraca de camelotagem no pátio da prisão de San Pedro.
Esta talvez seja a prisão mais “privatizada” do mundo, pois todos os reclusos são obrigados a alugar a sua própria cela. As mais caras custam mais de 1500 dólares e são triplex, com banheiro e TV a cabo, os mais pobres compartilham celas mais baratas. Tudo lá dentro gira em torno do dinheiro, em que os turistas tem acesso livre e contam com quiosques onde podem comprar alimentos e quaisquer quinquilharias “made in paragay”.
» Minhas impressões pessoais sobre depois da visita a San Pedro [Around The World].

Aníbal Bruno – Tejipió, Pernambuco.
Anibal Bruno Tejipio Brazil
Os prisioneiros "dispostos" a desembolsar a bagatela três mil reais por mês tem direito a usufruto de suítes de luxo iluminadas com néon e decoradas com azulejos, além de TV de tela plana, sinal de TV a cabo, home theater e super-ducha. De quebra, contam com delivery de pizza e a mamata de poder manter a sua própria plantação particular de maconha. Dá para dizer que esta é a melhor prisão do mundo?
[Diário de Pernambuco].

Prisão domiciliar – Brasil.
Prisao domiciliar Brazil
A justiça brasileira, para não dar na vista de que não corta na própria carne, “condenou” o juiz Nicolau dos Santos Neto (Lalau) à reclusão no seu suntuoso domicílio, que nada mais é do que uma luxuosa mansão amealhada com dinheiro público. Esta é definitivamente a melhor prisão do mundo!
» História da sui generis prisão de Lalau [Carta Capital].

2 comentários:

  1. É incompreensível. Em Portugal tem gerado muita polémica. Porém,tudo se mantem.


    Presos com direito a televisão por cabo, incluindo a Sport Tv 40 canais na cela por quatro euros por pouco mais do que o preço de um maço de cigarros – quatro euros e 40 cêntimos –, os reclusos têm direito a televisão por cabo na cela, incluindo os canais da Sport Tv.
    O serviço MEO já chegou à cadeia, mas a um preço bem mais atractivo do que o praticado para os clientes particulares da Portugal Telecom. (PT)
    Neste pacote especial são disponibilizados 30 canais fixos (estão de fora os de teor sexual), mais sete escolhidos pela direcção da prisão e os restantes três dedicados ao desporto, com transmissões em directo de algumas das principais provas desportivas.
    Se um cliente normal da PT quiser um pacote semelhante, por exemplo o MEO satélite com os três canais da Sport Tv, tem de pagar uma mensalidade de 30,5 euros, a que se juntam três euros mensais para o aluguer da box. Mesmo assim, fica a perder em relação aos reclusos, uma vez que o serviço contempla apenas 26 canais fixos. O mesmo acontece com a assinatura do serviço da Sport Tv.que custa 26 euros por mês fora da cadeia, segundo a tabela de preços da PT.

    O objectivo é o de que "a população reclusa possa ter acesso a um sistema de serviço televisivo melhor e mais adequado às necessidades dos reclusos e muito mais moderno", explica o director João Paulo Gouveia num despacho a que o cm teve acesso. Segundo a direcção-geral dos serviços prisionais (DGSP).

    Os reclusos podem ainda ter na cela uma Playstation 1 ou 2, com oito jogos e oito filmes originais.
    Para audição de música é autorizado um rádio leitor de CD e 15 discos originais.

    Fonte: Correio da Manhã

    O mais aberrante para mim são as declarações do Director.

    ResponderExcluir
  2. Ai caralho, o cara comete um crime e vive melhor que a vitima...

    ResponderExcluir