Páginas

Pesquisar

15 de jun. de 2008

Qual é o melhor editor gráfico simples e gratuito?

Este artigo tem o objetivo de responder àqueles que necessitam fazer pequenas modificações em suas fotos e não podem, ou não querem, ou não sabem lidar com programas gráficos “porradões” e pesadões do tipo PhotoShop, ou não tem computador parrudo suficiente com toneladas de memória RAM para rodar os corpulentos editores gráficos usados pelos designers.

A solução para todos estes males vem com o substituto do Paint Brush do Windows: o Paint.NET em português do Brasil (veja o link nas referências). Apesar do Paint Brush permitir algumas coisas em termos de conversão, ele é muito tosco para outras, tipo redimensionar uma foto para o tamanho em centímetros que você quer e várias outras facilidades que o Paint Brush não tem e que foram desenvolvidas pelos criadores do Paint.Net. Eles partiram da idéia inicial do Paint Brush do Windows, ou seja, a de um programa simples, leve e fácil de manusear e acrescentaram funções importantes que a Microsoft nunca implementou no seu programa, tais como redimensionamento de fotos e edição em multicamadas.

Eu uso o PhotoShop, Corel Painter, Inkscape, Paint Brush, e o programa nativo da minha câmera Canon, o ZoomBrowser EX, mas os meus pequenos galhos de edição de fotos e gráficos, eu sempre recorro à simplicidade de uso de Paint.NET.

Ao se consultar os fóruns sobre programas gráficos, algumas perguntas são freqüentes, demonstrando que as dificuldades dos usuários nesta área são imensas, leiam as perguntas típicas:

- Qual o programa bom para mudar o tamanho das fotos? Como mudo o tamanho das fotos para impressão em 10x15?

- Como faço para converter minhas fotos para outro formato?

- Como posso fazer uma montagem de várias fotos em diversos planos?
- Como modifico uma foto para tirar uma pessoa?

- Como recortar a foto de uma pessoa e colocá-la numa paisagem de fundo?

- Como melhorar a qualidade de uma foto, alterando contraste, brilho, intensidade das cores, etc.

Todas essas necessidades e muitas outras são supridas por um programa tão simples como o Paint Brush, porém que conta com recursos extremamente avançados só encontráveis no PhotoShop, tais como a possibilidade de trabalhar com várias camadas (multi layer). E o melhor da história é que ele é completamente gratuito, freeware, você baixa diretamente do site fabricante e não precisa registrar, ou conseguir licença ou serial, é só instalar e pronto. Estou usando-o no meu novo computador DELL 720XPS com o Vista Premium, e ele se mostrou inteiramente compatível com o Vista.

Referências: Site de download do Paint.NET eles oferecem a opção do programa na língua Portuguesa do Brasil!
Como usar o Paint Brush

Paint.NET, Como fazer conversão de fotos digitais, como mudar o tamanho de fotos, Paint Brush, programas gráficos, Windows, Vista, PhotoShop, freware, editor gráfico gratuito, fotografia digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário