Páginas

Pesquisar

28 de set. de 2009

Método definitivo para limpar telas de monitores LCD.

No tempo dos monitores "tubões" de CRT tudo era fácil, já que você podia empregar qualquer método bruto para limpá-lo e, no máximo, conseguia destruir a camada anti reflexiva com álcool isopropílico.

Hoje em dia, com o advento dos gadgets de tela plana, notebooks, Tvs, monitores equipados com uma tela não rígida constituída de cristal líquido recoberto por uma fina membrana de polímero, praticamente uma “pele”, a questão da limpeza se tornou crucial, o que aumentou os casos de destruição acidental destes equipamentos.

Capítulo à parte: a tragédia das faxineiras.
Se você deixar uma faxineira e um monitor LCD sozinhos, é tragédia anunciada, pois certamente ela vai querer, com toda a boa vontade do mundo, “limpar” à sua maneira aquele brinquedinho caro esborrifando álcool ou passando água sanitária, lustra-móveis, detergente, limpa vidros, ou qualquer outro líquido noseabundo e gosmento que a indústria da limpeza tenha inventado.

Portanto, jamais permita que uma faxineira manuseie um monitor LCD, pois no mínimo ela vai querer "limpá-lo" usando os métodos jurássicos citados acima, assim como fez a faxineira da Juliana Sardinha que empapou o corpo e a tela do seu pobre monitor com lustra móveis.

O usuário leehase sentiu na pele as consequências e gritou a sua indignação no Twitter:
leehase: Qual intuito da faxineira passar álcool no monitor? Quer explodir essa bagaca? pega a garrafa e faz um molotov poha.

O que fazer para evitar o desastre do fator faxineira?
Para preservar o meu preciosoo monitor 2007WFP de 20,1” (painel S-IPS) da Dell uso a seguinte estratégia: nos dias de faxina coloco sobre a tela um daqueles protetores de tela de vidro fumê que eram vendidos para os antigos monitores CRT para suavizar a imagem.

Limpando telas de LCD com Kit de limpeza de lentes.
Para você ter uma idéia do porquê uma faxineira deve ser mantida longe destes equipamentos caros recobertos por pele de neném, aqui vai um checklist dos procedimentos recomendados pelos frabricantes para proceder a limpeza e a solução encontrada por mim para o problema.

- A limpeza deve ser feita com o monitor devidamente desligado e com os cabos desconectados.

- Jamais esborrife quaisquer líquidos ou use sprays diretamente na tela de cristal líquido, pois isto pode causar manchas irreverssíveis.

- Não toque diretamente no monitor com os dedos, pois pode tal ação pode "matar" pixels em virtude do excesso de pressão. Portanto, quando for passar qualquer material sobre a tela para limpá-la, deve ser com muita suavidade.

- Descobri a solução perfeita para limpar monitores LCD empregando o mesmo método que uso para limpar as lentes da minha câmera digital. Ora, uma das tarefas mais difíceis é limpar lentes, pois qualquer material usado pode deixar felpas e os resíduos de qualquer líquido que não tenha sido exclusivamente projetado para a limpeza de cristais, pode deixar manchas irreparáveis na lente.
Depois desta descoberta, tenho usado com sucesso o kit de limpeza de lentes Carl Zeiss Cleaning Cloths, que consiste em lenços de microfibra embalados individualmente e embebidos em solução limpadora de lentes que retiram a poeira, limpam a tela e não deixam quaisquer manchas. Com o mesmo lencinho consigo limpar a câmera digital, a tela do monitor do Desktop e a tela do notebook.

Uma vez usado o lencinho, ele deve ser descartado, pois o líquido limpador de lentes é altamente volátil. Portanto, a vida útil do lencinho, depois que ele é retirado da sua embalagem individual dura apenas alguns minutos.

Onde comprar?
Não encontrei este produto sendo vendido no Brasil nas lojas que pesquisei na Internet. Uma das lojas que trabalha com o Kit da Carl Zeiss é a João Souza Valles localizada em Portugal.

Alternativamente existe no mercado brasileiro Kits de limpeza de lente compostos de lenços de miocrofibra e solução limpadora separados. O exemplo é o Kit de Limpeza de Lentes da Nikon disponível no Mercado Livre.

12 comentários:

  1. Desisto;deixa o meu sujo mesmo.rs.Brincadeira.Mas que coisa dificil!

    ResponderExcluir
  2. Finalmente uma dica de limpeza de LCD diferente e que vale a pena ser tentada. Parabéns pela idéia.

    ResponderExcluir
  3. Nao precisa gastar dinheiro pra isso nao meu querido é só usar um algodao levemente embebido em agua e limpa-lo suavemente. Um abraco!

    ResponderExcluir
  4. eu uso um pouquinho de agua filtrada com papel toalha (tem q ser snob!!) primeiro passo um pouco molhado depois um seco...fica otimo e nao risca..e o melhor nao gasta dinheiro!hehehe

    ResponderExcluir
  5. Olha, sei que existem métodos mais baratos para limpara monitores, porém, nenhum deles serve para limpar lentes de câmeras fotográficas e de vídeo.

    ResponderExcluir
  6. Cara uma dica, que ja testei com sucesso aqui no trabalho: limpa contatos. É isso mesmo, o bom e velho limpa contatos que usamos para equipamentos eletrônicos tem uma propriedade única na telas de LCD: ele remove a sujeira aglutinada e evapora muito rápido, não deixando uma mancha sequer. Claro, antes de fazer a limpeza definitiva testa num pedaço da tela antes. Até agora, não tive problemas!

    ResponderExcluir
  7. Thustoon,
    Provavelmente o princípio ativo dos limpa contatos é algum solvente. Ora, solventes causam corrosão, o que certamente não deve causar efeitos benéficos no painel LCD a longo prazo, mesmo que os resultados imediatos sejam ótimos.

    ResponderExcluir
  8. pô, não precisa disso tudo não.

    Aquele limpador de lentes de óculos, "baratin", vendido nas óticas, com um daqueles lenços umedecidos pra pele de "nené", faz um belo serviço de forma barata e eficaz.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto!!! Me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  10. Boas,obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Mais uma dica,eu uso pano especial limpa lentes p/ oculos só! Valeu.

    ResponderExcluir