Páginas

Pesquisar

27 de set. de 2009

Top 10 Corporações Ficcionais do mal.

As organizações desempenham um importante papel nos roteiros dos filmes e nos argumentos dos quadrinhos, mas, assim acontece no mundo real, quase todas as grandes Corporações são do mal, também na ficção elas amiúde são controladas por mega-vilões interessados em dominar o planeta. As organizações ficcionais do lado luminoso da força normalmente se comportam de maneira ambígua(*), ora do bem, ora do mal.

10- C.O.N.T.R.O.L.
C.O.N.T.R.O.L.
A ultra secreta organização espiã que emprega o Agente 86 é a única do mundo que tem um endereço fixo e sabido, a saber, ela fica em Nova Iorque na rua Wall Street, esquina com a Rua 34, número 123.
A abertura da antiga série de TV dos anos 60 do Agente 86 pode ser conferida aqui.

9- U.N.C.L.E
U.N.C.L.E.
Esta impressionante Corporação defendeu os interesses do mundo livre durante a guerra fria ao longo dos anos 60. Foi a réplica americana ao James Bond inglês.

8- IMA.
IMA
A organização Inteligências Mecânicas Avançadas foi criada durante a 2ª guerra mundial com o objetivo de dominar o mundo usando recursos tecnológicos. Sua maior criação é Modok, o cérebro vivo, uma criatura quase tão 100% mental, quanto maléfica.

7- ENCOM.
ENCOM
Esta famosa corporação foi responsável no mundo do Filme Tron, produzido pelos estúdios Walt Disney, pela criação do programa Master Control, que encarna o principal vilão da trama.

6- OCP.
OCP
A famigerada OCP não criou tão somente o Robô Cop, como também ela é responsável por um sórdido plano para dominar Detroit e, quiçá, o mundo.

5- Stark Industries.
Tony Stark Industries
Esta mega corporação pertence ao bilionário ficctício Tony Stark, mais conhecido pelo seu alter ego Homem de Ferro. Quem acompanha as andanças do Homem de Ferro sabe que a Strark Industries nem sempre está no caminho do bem, pois eventualmente fabrica armas de destruição em massa.

4- S.H.I.E.L.D.
S.H.I.E.L.D.
A organização ultra secreta financiada pelo governo americano de nome esquisitíssimo Strategic Hazard Intervention Espionage Logistics Directorate (Superintendência de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuação) nem sempre trilha os caminhos da lei. Ela é tão secreta que a sua sede flutua na estratosfera, numa clara referência à concepção futurista da era vitoriana dos navios voadores.
Leia mais sobre a S.H.I.E.L.D. na Wikipédia.

3- Tyrell Corporation.
Tyrell Corporation
A corporação do mal que domina a tecnologia replicante no filme Blade Runner, foi responsável pela criação de androides semi humanos super poderosos, no entanto, programados geneticamente para a morte certa em curto espaço de tempo.

2- Organizações Tabajara.
Organizações Tabajara
O programa televisivo de humor Casseta e Planeta criou as Organizações Tabajara como sinônimo de trambique e mutreta. Ora, caminhando paralelamente à ficção temos um clamoroso caso real que passa todos os dias em horário nobre na TV de uma câmera digital que poderia ter muito bem sido fabricada pelas Organizações Tabajara. Trata-se da Tekpix, cujo principal atrativo é a de ser um equipamento 7 em 1. Os consumidores que tem o desprazer de adquirir o produto descobrem da pior maneira possível que caíram no jogo dos 7 enganos:
1- Pilhas – ela funciona com pilhas comuns que não vem nos acessórios. A surpresa fica por conta da pouquíssima duração das pilhas, seja alcalinas ou recarregáveis.
2- Preço – pelo preço de uma Tekpix você compra duas câmeras excelentes com 10x mais qualidade.
3- Resolução – eles oferecem 12 megapixels, quando na realidade estão falando de resolução interpolada, que é uma gambiarra técnica inventada para esconder a verdadeira resolução ótica, que no caso da Tekpix é de 3,1 megapixels
4- Drivers – se você perder o CD dos Drivers, ou trocar o Sistema Operacional, não vai encontrá-los em lugar algum.
5- Memória – ela vem com 20 Mb de memória interna que não dá para nada, todos os compradores tem que sair correndo para comprar um cartão compatível e cuidado a tekpix aceita no máximo 2 GB.
6- Não tem Zoom ótico – só Zoom digital que é a mesma coisa que nada.
7- Baixíssima sensibilidade – queria a Tekpix para fotografar a festinha do seu filho em ambiente interno? Esqueça, pois a sensibilidade dela mal permite fotos externas.
Para saber de onde saiu o maior trambique das Organizações Tabajara, leia "A verdaddeira origem da Tekpix".

1- ACME.
ACME Headquarters
A mais famosa Corporação Fictícia de todos os tempos foi criada pelos estúdios Hannah Barbera para criar artefatos para serem usados nos desenhos animados. O Coyote, um dos seus principais clientes, move atualmente um processo contra a ACME para receber uma indenização por perdas e danos.
Leia mais sobre o processo aqui.

(*) A ambiguidade característica das Corporações foi exautivamente explorada no documentário The Corporation.

19 comentários:

  1. Marcio Henrique30/09/2009, 00:36

    Ahnn faltou a Umbrela do resident evil. Essa e do mal !!! :-)

    ResponderExcluir
  2. E cadê a Umbrella corp?

    ResponderExcluir
  3. Oq? Não apareceu o COBRA????

    Ia dizer Pentex (a comporação maligna de Lobisomem O Apocalipse) mas tem aó a ENCOM de Tron, que foi muito legal de lembrar.

    Grande Lista, Parabens!

    ResponderExcluir
  4. a do mal do agente 86 era a KAOS

    ResponderExcluir
  5. control era do bem...

    ResponderExcluir
  6. C.O.N.T.R.O.L. e U.N.C.L.E eram aparentemente do bem. Porém, eu alego no início do texto que estas corporações tinham matiz ambígua porque, devido às complexidades da guerra fria, nem sempre operavam no lado do "bem", já que eventualmente incorriam em assassinatos, torturas espionagens, etc.
    O grande exemplo contemporâneo é dado pela organização secreta que emprega a heroína Nikita: será do mal, ou do bem? Ela é as duas coisas ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  7. e a cyberdyne do exterminador???

    ResponderExcluir
  8. Caetano, bem lembrado, a Cyberdyne e a Skynet são do mal!

    ResponderExcluir
  9. Tagruato, do filme Cloverfield. MAGIA das HQs da Marvel. Dharma Iniciative do Lost. Oscorp das HQs do Homem-Aranha. Lexcorp das HQs do Super-Homem. A Companhia do Heroes.

    ResponderExcluir
  10. falto a umbrela

    ResponderExcluir
  11. e a umbrella corporation???

    ResponderExcluir
  12. ACME não seria da Wanner ?

    ResponderExcluir
  13. ACME é da Wanner

    ResponderExcluir
  14. faz o bonus track da Umbrella Corporation =P

    ResponderExcluir
  15. Faltou a Skynet

    ResponderExcluir
  16. kd a Trycell e a Umbrella?

    ResponderExcluir
  17. Porra, que lista sem-vergonha. Deixaram de fora a Umbrella Corps. A MadaCorp. A Iniciativa Dharma, a Oscorp, a LexCorp, o Projeto Cadmus, a Hidra, Cyberdine, Trycell, Industrias Wayne,etc...

    ResponderExcluir
  18. Indústrias Waye do mal? Só se as indústrias Stark também forem. As restantes estão ok.

    ResponderExcluir