Páginas

Pesquisar

20 de fev. de 2010

Parasitas e bactérias usados no tratamento da saúde humana.

Aproveitando o ensejo do último email suspeito sobre a suposta origem do bacilo comercializado pela Danone, que seria proveniente de fezes humanas, abordo usos terapêuticos e bizarros de organismos, alguns moradores do nosso corpo e outros... inquilinos indesejáveis.

Pílulas contendo ovos de Solitárias (Taenia solium) prometiam emagrecimento.
Ingira ovos de Taenia Solium para emagrecer

Acredite se quiser, mas nas primeiras décadas do século XX, eram vendidos comercialmente nas farmácias dos EUA comprimidos contendo ovos do parasita intestinal T. Solium, sob a promessa de promover a redução de peso. Mais uma lenda urbana?
Leia mais em [Snopes].


Lactobacillus crispatus usados para combater infecções e regularizar a microbiota vaginal.
Estudos recentes realizados por pesquisadores brasileiros compararam mulheres normais com outras portadoras de infecção vaginal e constataram que o interior das vaginas sadias é totalmente dominado por este tipo de bactérias em forma de bastonete. Quando há um distúrbio causado por mudanças hormonais, condições higiênicas, roupas íntimas sintéticas, ou mesmo antibióticos, a população de lactobacilos diminui, permitindo que outros micro organismos dominem e iniciem um processo infeccioso. O futuro tratamento consiste na reintrodução dos bacilos perdidos através de cremes vaginais.
Leia mais na [Revista Ciência Hoje número 266].

Lactobacilos vivos Casei Shirota (Yakult) e Bifidobacterium animalis (rebatizados de Danregularis pela Danone) usados na regularização do trato intestinal.
Não é de hoje que são oferecidas no mercado iogurtes e bebidas lácteas contendo bactérias próprias da biota intestinal, com a promessa de regularizar as funções digestivas. O fato curioso fica por conta do email que afirma ser o Danregularis obtido a partir de fezes humanas. Na verdade, se trata de mais um HOAX a se espalhar e enganar mentes incautas.
Leia mais em [E-farsas].


Larvas de mosca doméstica combatem a gangrena e as sequelas de queimaduras.
Já que as larvas destas moscas só se alimentam de carne morta, é possível aplicá-las, utilizando-se cepas esterilizadas, em feridas graves, que ao eliminarem a carne putrefacta, evitam a gangrena. Ótimos resultados com esta abordagem foram obtidos no tratamento de queimaduras graves. Observou-se que a pele regenerada por este processo apresenta um melhor aspecto do que aquela resultante dos tratamentos tradicionais.
Leia mais na [Biblioteca Médica].
Acesso a imagens e um vídeo do uso destas larvas em tratamentos médicos podem sem obtidos no post "Muito, muito nojento! Mas eficaz!"

Hongkonguianos ingerem voluntariamente ovos de Lombrigas (Ascaris Lumbricoides) para emagrecer.
O Eclesiastes afirma na bíblia que depois de mil anos, não há nada de novo debaixo do sol. Nem precisou transcorrer tanto tempo para a confirmação desta verdade, pois notícias recentes reportam que em Hong Kong as pessoas “descobriram” os poderes emagrecedores das lombrigas intestinais. O único problema é que tais parasitas, além de emagrecerem seus hospedeiros, provocam cólicas intestinais, vômitos, diarreia e podem invadir outros órgãos, tais como os pulmões.
Leia mais em [Fox News].

6 comentários:

  1. Cara...eu prefiro ficar com cicatrizes horríveis de queimadura a colocar larvas de mosca em mim...Zolivre!
    E essa loucura de ingerir vermes para emagrecer é real e sinistra mesmo...eu assisti a um documentário chamado "1000 ways to die", que mostra mil maneiras esquisitas ou estúpidas que levaram pessoas à morte...e uma delas morre por ter ingerido a T.solium... =O nojento!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei estupefacto com o cado da Danone. Impressionante. Não entendo é a razão pela qual é um produto comercializado em larga escala sem que a O.M.S. se tenha pronunciado de forma negativa.
    Quanto à utilização das ténias são coisas de loucos.
    O restante não me surpreende, basta lembrar que no século XIX utilizavan sanguessugas que resolviam a limpeza do sangue.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã do Blogpaedia há tempos e fiquei muito feliz por citarem o E-farsas!

    ResponderExcluir
  4. E-farsas,
    Muito bom o trabalho de você sobre os Hoax. Há uma estatística por aí indicando que em cada 135 pessoas uma acredita piamente em tudo que lê. Quando levamos em conta a população global, isto dá milhões e milhões de otários.

    ResponderExcluir
  5. usam tmb, sangue sugas para ajudar na circulação sanguínea e evitar uma possível necrose ou amputação do membro.
    larvas de mosca: geralmente colocam as larvas e tapam o local.
    muitas vezes o paciente está em coma (devido a gravidade do acidente)

    ResponderExcluir