Páginas

Pesquisar

30 de abr. de 2010

Top 10 fotos mais importantes de todos os tempos.

O curto período de tempo da invenção da fotografia desde o ano de 1826, mesmo não tendo sido suficiente para registrar os maiores momentos da civilização humana, provavelmente tenha captado os acontecimentos mais importantes da história, que se desenrolaram em quase dois séculos de imagens impressionantes.

1) O voo inaugural da história da aviação – outubro de 1906.
Voo do 14Bis
No primeiro voo testemunhado publicamente de um artefato mais pesado que o ar, Santos Dumont percorreu a bagatela de 60 metros em 7 segundos de voo perpetrado no campo de Bagatelle, França, a bordo da sua pandorga motorizada denominada 14 Bis. Os americanos irmãos Wright, supostamente realizaram primeiramente a proeza, em 1903, de fazer voar o primeiro avião da história, pena que a única prova documental seja uma mensagem telegráfica.

2) A Explosão Atômica – agosto de 1945.
Explosão Atômica
A humanidade descobre estarrecida que a engenhosidade da sua burrice é poderosa suficientemente para desintegrar centenas de milhares de pessoas instantaneamente – doravante, uma sombra aterradora passou a pairar sobre as guerras do futuro.

3) " O Beijo" – 14 de agosto de 1945.
The Kissing
Times Square, Nova Iorque - o instantâneo do marinheiro que, ao retornar ávido da 2ª Guerra Mundial, se joga sobre a primeira enfermeira gostosa que vê pela frente e tasca-lhe um beijo, se revestiu de um profundo significado: marcava moralmente o fim do confronto bélico mais pavoroso da história da humanidade. Ainda bem que o fotógrafo Alfred Eisenstaedt da Life estava a postos naquele memorável dia para captar a imagem que lavou as feridas sangrentas deixadas na alma humana.


4) Che Guevara – março de 1960.
Che Guevara
A imagem do mais famoso guerrilheiro de todos os tempos foi guindada ao maior ícone gráfico do mundo no século XX, reconhecível em qualquer canto do planeta.

5) Assassinato de John F. Kennedy – novembro de 1964.
Morte de John Kennedy
A morte do presidente dos EUA mais influente de todos os tempos foi o divisor de águas entre o poder absoluto das nações e a globalização que se avizinhava no horizonte.

6) Pouso na Lua – julho de 1969.
Pouso do Homem na Lua
Quando Neil Armstrong deu o pequeno passo para um homem na lua e um gigantesco passo para a humanidade em solo lunar, coroou o maior feito tecno-científico da civilização humana.

7) Guerra do Vietnã – junho de 1972.
Napalm no Vietnã
O bombardeio americano sobre a pequena aldeia de Trang Bang com bombas de napalm suscitou a foto que se tornou o símbolo da guerra suja do Vietnã, pois plasmou de maneira nua e crua o massacre de crianças e civis inocentes.

8) Um homem solitário enfrenta os tanques na praça da Paz Celestial – junho de 1989.
Um homem solitário enfrenta os tanques da praça da Paz Celestial
Um estudante desconhecido se interpõe na frente de uma coluna de tanques que avançava contra a revolta popular ocorrida na praça mais famosa da China. Até hoje esta imagem está banida dentro da República Popular da China e todos os acontecimentos referentes ao fatídico dia 5 de junho de 1989.

9) Fome na África – 1993.
Fome na áfrica
A fome sistêmica grassante na África ganhou um símbolo à altura deste flagelo que assola uma grande parte da humanidade: uma menina sudanesa prestes a morrer de inanição é vigiada pela figura negra e expectante do abutre, que aguarda o momento oportuno para dar o bote fatal. Note que ela estava se arrastando para um centro de distribuição de alimentos mantido pela ONU distante acerca de um quilômetro. Será que conseguiu chegar? Isto, a história jamais respondeu.

10) Atentados de 11 de Setembro – 2001.
Falling Man
A queda das torres gêmeas do World Trade Center, paralelamente às imagens de heroísmo e sacrifício retratando o grande esforço americano para lidar com a tragédia, deixou o legado das fotos patéticas de figuras silenciosas se jogando no nada.

41 comentários:

  1. Escolhidas a dedo em Malta.
    Uma mais importante que a outra (cada uma em seu contexto histórico), mas fica difícil de classificá-las.
    Até mais...

    ResponderExcluir
  2. Sobre a foto nº 09:
    Lí num site que o fotógrafo que tirou essa foto se matou pouco tempo depois.

    ResponderExcluir
  3. O fotógrafo da foto africana foi Kevin Carter. Ele se suicidou em 1994 não por causa da foto, mas por vários fatores, tais como falência, dependência de drogas e a morte do seu melhor amigo Ken Oosterbroek. http://obviousmag.org/archives/2007/11/as_fotografias_4.html

    ResponderExcluir
  4. Todas definem pontos marcantes da vida.
    A última está gravada no cérebro dos ocidentais.
    Começou uma nova era. Sem retorno?
    Para mim a nº. 2 a mais impressionante.
    O início.Nasceu o terror e a prepotência.

    ResponderExcluir
  5. Talvez fora do contexto mas enquadrada na fotografia.
    A 1ª. Fotografia remonta a 1826
    Fonte: Wikipédia

    Hoje 1º. Maio, nunca é demais relembrar o ano 1886 vivido em Chicago EUA.
    Salários de miséria, trabalho de escravidão que se estendiam até 17 horas diárias eram comuns nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX.
    Não existe fotografia deste dia, somente desenhos.
    Se hoje existem direitos foi "graças" a muito sangue derramado.

    Pensemos nisso!

    ResponderExcluir
  6. Legal o post, mas não foi tirada nenhuma foto da bomba atômica. Eu não lembro agora se essa imagem é uma montagem ou se foi uma fotografia de outra explosão (teste em algum deserto).

    ResponderExcluir
  7. Eu digo = Fotos bem tiradas na hora certa mas nos lugares errados. Bem que as autoridades tem condições de fazer tudo e de tudo para que esse nosso mundo seja um poquinho melhor. Mas felismente como está escrito no livro sagrado isso tudo vai acabar. felizes aqueles que estiver preparado. (voce está?).

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe oq aconteceu com o estudante chinês que se colocou na frente dos tanques de guerra? Certamente morreu, mas como? Foi atropelado pelo tanque, ou foi detido e morto pelo governo chinês?

    ResponderExcluir
  9. Esse tal "De Sá", deve ser o mesmo babaca que enche os jornais com suas cartinhas ptralhas falando besteirol sem fim e, agora, entra no post para fazer sua propaganda "engajada". Vai se catar! O assunto e fotografia e não ideologia, babaca!

    ResponderExcluir
  10. Foi tirada sim, fotos e foram feitos videos das explosões atômicas em Hiroshima e Nagazaki. E sobre a controvérsia sobre quem foi pioneiro na aviação é certo afirmar que foi Santos Dummond pois ele levantou vôo sem usar um propulsor como fizeram os irmãos Wright (algo com cordas de elástico, como um estilingue). Se excluirmos esse pequeno grande detalhe, ai o 'debut' fica com os norte americanos mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Cara, fale um pouco mais sobre o adjetivo "patético" que usaste na última foto! Achei interessante esse emprego!

    ResponderExcluir
  12. Marcio,
    o adjetivo patético já foi discutido em outro Post, dá uma olhada lá nos comentários: http://www.blogpaedia.com.br/2010/03/cuidado-voce-pode-ter-se-tornado.html

    ResponderExcluir
  13. Fome na África – 1993.

    E DE UM FILME ANIMAL
    AMOR SEM FRONTEIRAS

    ResponderExcluir
  14. 9) Fome na África – 1993. como assim sera que ela consiguil? rapaz se vc realmente me disser q o cara que tiro a foto depois nem se deu o trabalho de ajudar a menina, realmente ele merecia ter se matado dpois da foto como disseram alguns comentarios acima!!

    ResponderExcluir
  15. Peço a todos que se indignam com a atitude do fotógrafo Kevin Carter (foto da menina sudanesa) que reflitam sobre a condição dos correspondentes de guerra. Eles não se defrontam apenas com UMA criança em estado terminal de desnutrição, mas com milhares e milhares de pessoas nas piores condições possíveis. Se eles se dispusessem a ajudar cada vítima no seu caminho, em pouco tempo perderiam a vida por exaustão. Isto dá uma sensação de impotência, que acaba redundando em graves problemas psicológicas, os traumas de guerra vividos por testemunhas oculares que nada pratico podem fazer, exceto retratar e escrever sobre aquilo que veem.

    ResponderExcluir
  16. nota 10 para o comentário anterior.

    ResponderExcluir
  17. Che Guevara – março de 1960.

    LIXO COMUNISTA
    ASSASSINO não é nunca uma foto importante importante foi a foto dele morto isso sim foi importante o mundo se livrou de um rato comunista dejeto humano !

    ResponderExcluir
  18. Mas ajudar não iria custar nada!

    ResponderExcluir
  19. Fotos totalmente relevantes a humanidade. Ótimas escolhas.

    ResponderExcluir
  20. falto afoto da menina afegã que tbm é muinto famosa

    ResponderExcluir
  21. tfuygyug89gu8g879

    ResponderExcluir
  22. a primeira mais importante eh a tirada pelo telescopio huble!! metade das que estao ai nao deveria estar ai...

    ResponderExcluir
  23. Guido,
    O critério usado para a seleção das fotos foi escolher aquelas que provocaram mudanças históricas. A menina afegã fotografada sob encomenda para a revista National Geographic tem apenas uma importância estética.

    ResponderExcluir
  24. eu já tinha visto essa foto nº 9 antes e ela é bem emblemática. enquanto os estados unidos batem record de obesidade, tem lugares onde um grão de arroz é um banquete.
    a europa enfrenta um sério problema com imigrações, os "cidadãos" se revoltam, querem impedir que os africanos cheguem até seus países, os maltratam, batem, pisam... etc.
    só que eles não se dão conta que apanhar e ser tratado como animal eles já o são desde que nasceram. eles preferem apanhar na europa mas ter o que comer e ainda poder chorar pro governo, do que apanhar do próprio governo e não ter sequer o que comer.
    ou ajudam a africa (não com donativos e assistências sociais, mas com alternativcas deles se "auto"-evoluírem) ou então a questão da imigração só tende a se agravar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SITUAÇÃO TENDE A AGRAVAR PORQUE NA AFRICA NÃO CULTUAM O DEUS VERDADEIRO, CRIADOR. LÁ ELES CULTUAM A MACUMBA... POR ISSO DEUS NÃO PODE FAZER NADA... ISAIAS 59/2. mrrouco@bol.com.br

      Excluir
  25. A chamada "foto do Hubble" que mostra o fundo do universo, tida como a maior foto da humanidade, não passa de uma falácia da NASA que está sempre desesperadamente em busca de fundos para o seu financiamento.

    ResponderExcluir
  26. Oi Isaías. Muito bom esse post, faz a gente refletir muita coisa. Parabéns
    Dirceu JS - Estância Velha

    ResponderExcluir
  27. Esse anônimo que xingou o Che não passa de um retardado imbecil, provavelmente um filhinho de papai adestrado a odiar pessoas que lutaram contra esse status quo babaca e injusto
    Rato é você, seu idiota

    ResponderExcluir
  28. O cara que enfrentou o tanque na praça da Paz celestial, na China está preso até hj e se tornou escritor e nesse ano , há uma semana atrás, ganhou o NOBEL de literatura,ou o da paz, sai lá, só sei que ganhou um Nobel!!!!

    ResponderExcluir
  29. Liu XiaoBo não foi o estudante que parou a coluna de tanques no famoso levante da Praça Celestial (Tiananmen). Ninguém sabe ao certo até hoje quem foi aquele estudante, que sumiu misteriosamente depois que o evento adquiriu repercussão internacional, depois de ter sido flagrado pelas lentes do fotógrafo jornalístico estadunidense Jeff Wildener.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Protesto_na_Pra%C3%A7a_da_Paz_Celestial_em_1989

    ResponderExcluir
  30. Interessantíssimo! Parabéns... Alguém sabe o que aconteceu com o Jovem que enfrentou os tanques?

    ResponderExcluir
  31. Rhuan, até hoje ninguém sabe que destino o estudante teve.

    ResponderExcluir
  32. Não me indiguino com o fotógrafo nem com a fotografia, somente me causa profunda tristeza, porém fica evidente que ele pagou amargamente pelo extremo profissionalismo desumano, isso foi uma prova que os sentimentos não devem ser olvidados, a morte por suicídio para Carter foi a única forma que ele encontrou para tentar fugir do inferno que aquele ¨prêmio fotográfico" lhe trouxe, é claro que ele devia ter socorrido a criança.
    A exemplo do cinegrafista que socorreu e salvou a menina que corre nua e queimada na foto do Vietnã.

    ResponderExcluir
  33. A história inocentou Kevin Carter. Aquele menino sobreviveu, pois já estava aos cuidados da FAO. Vide etiqueta na sua mão.

    ResponderExcluir
  34. que bom saber disso, grato pela informação

    ResponderExcluir
  35. O cara se suicidou porque ninguém aguenta muito tempo viver sob as fortes pressões dos ambientes de guerra sem ficar pinéu.

    ResponderExcluir
  36. Não posso curtir esse post no FB? Providencia isso urgente Isaias...

    []'s
    @Compulsivo

    ResponderExcluir
  37. poderia ter salvo a criança, mas nãot teve coração... mrroouco@bol.com.br

    ResponderExcluir