Páginas

Pesquisar

16 de jun. de 2008

Como copiar DVDs no Vista?

Finalmente a tragédia se anunciou: a minha mulher quis que eu copiasse uns DVDs, estando eu com um computador e sistema operacional novos. Todavia, quando a esposa pede, é uma ordem e fui enfrentar o tigre com as mãos, ou melhor, tentar fazer com o Vista aquilo que eu fazia de olhos vendados no Windos XP.

Estive lendo por aí um pessoal falando de restrições do Vista a MP3, cópia de DVD, cópia de CD, etc. Tudo isto é MENTIRA, a única coisa é que, devido à falta de drivers, você tem maiores dificuldades de fazer um programa escrito para o Windows XP acessar diretamente o hardware, tipo gravar um DVD no menu do programa DVD Shrink.

O meu computador veio com o Roxio Creator Premier, e analogamente ao Nero, ele não consegue copiar DVDs protegidos. Então procurei um programa que quebrasse a encriptação dos DVDs e funcionasse n o Vista. A minha primeira alternativa foi o DVD Decrypter. Achei o programa na Internet o baixei. Ele funcionou perfeitamente no Vista e gravou a estrutura do DVD num diretório VIDEO_TS com o VOBs.

A minha segunda dificuldade é que o Roxio Creator não lê diretamente os arquivos de DVD, ele aceita somente arquivos de imagem .ISO. Porém, eu tinha uma dificuldade adicional, o tamanho do DVD extrapolava os 4,5 Gb dos DVD-Rs virgens, então eu tinha que fazer uma compressão para fazê-lo caber. A solução foi apelar para o velho e querido DVD Shrink, que funcionou plenamente no Vista, exceto gravar diretamente o DVD através da sua interface, pois ele usa o Nero para fazer isto, coisa que ainda não instalei.

A dica é usar o DVD Shrink para gerar um arquivo de imagem .ISO – Quando se tem a imagem, qualquer programa que tenha vindo no seu Vista serve para passar queimar o DVD. Como eu tinha dois DVDs: o primeiro eu queimei usando o programa CDburnerXP e o segundo usei o próprio Roxio Creator.

A vantagem de usar o CDburnerXP no Vista é que ele consegue ler diretamente os arquivos gerados pelo DVD Decrypter. Quando não for preciso fazer compressão, o que infelizmente ele não faz, é só ler o DVD com o DVD Decrypter e usar o CDburnerXP para gravar o DVD e pronto. O processo fica quase tão simples como no Windows XP, sem a complicação que o povo técnico tenta botar em cima do Vista.

Referências: DVD Decrypter, DVD Shrink, CDburnerXP
Como copiar DVD’s usando o DVD Shrink?

Imagem ISO, DVD Shrink, DVD Decrypt, Windows Vista, Windows XP, CDburnerXP, Nero, Roxio Creator Premium, cópia, mitos do Vista,

4 comentários:

  1. como um programa cheio de requintes
    e outros bla/bla/bla,não consegue
    gravar um simples dvd coisa que
    nosso antigo xp sempre executou na
    maior! Vou ter que abandonar o desi
    gn do vista pela simplicidade do xp
    valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Estou usando o DVDFab5 no Vista e está funcionando perfeitamente em todas as funções, gravação e descriptação do DVD.

    ResponderExcluir
  3. o shrink pra queimar a midia depend do nero ,, correto?,,
    ja o dvdfab5 depende de algum programa tbm?

    ResponderExcluir
  4. O dvdfab5 não depende de nenhum outro programa.

    ResponderExcluir