Páginas

Pesquisar

22 de jun. de 2008

O que é a MFT e como configurar o seu tamanho?

A MFT (Master Table File) apareceu quando o Windows começou a usar um tipo de partição que prometia ser invulnerável à fragmentação, a NTFS. É uma tabela que contém o índice de todos os endereçamentos físicos dos arquivos contidos no disco. Tal tabela é a interface entre a parte lógica e a física. Resumindo: quando um arquivo é solicitado ao sistema operacional, ele precisa encontrar o seu local exato no disco. Caso não existisse uma tabela de índice, a cada solicitação o sistema deveria varrer o disco para descobrir a localização de cada arquivo. Se a coisa fosse feita assim, os tempos atuais de milissegundos para subiriam para horas, talvez dias, num “revival” de volta ao tempo das carroças.

O problema:
De acordo com o programa Diskeeper 2008, o meu HD está utilizando 98% do espaço destinado ao MFT Com o Windows XP é fácil aumentar o tamanho do MFT através da barra “Frag Shield”, porém no Windows Vista, o controle esta desabilitado.

Ou o Vista ou o Diskeeper mudaram. Parece que o Diskeeper mudou. O Windows aloca inicialmente cerca de 12% do drive como zona de MFT, para permitir o crescimento posterior. Na medida em que o número de arquivos aumenta, a tabela de MFT também aumenta, podendo se expandir além da zona inicialmente alocada. Contudo, a nova alocação de espaço físico pode não ser contígua, seguindo o padrão da zona originalmente alocada, levando à fragmentação da tabela de MFT. Quando isto acontece, a velocidade geral de acesso é rebaixada, porque o sistema perde mais tempo procurando os endereçamentos físicos.

Quem pode mudar a configuração da MFT além do Windows?
O Diskeeper é o único aplicativo que mexe diretamente no tamanho da MFT, para torná-la contígua e prevenir a sua fragmentação. Não há como configurar manualmente o valor. O Diskeeper que disponibilizara este recurso até a versão 2007, agora não permite mais que o usuário intervenha na escolha da alocação da MFT, apesar de continuar dando o aviso de MFT pequena na sua análise do disco.

A solução fora do alcance do usuário:
Portanto, para os usuários que como eu, estão pilotando recentemente o Vista, não há muita coisa a fazer para aumentar o tamanho dos registros destinados à MFT. Mesmo uma desfragmentação programada no Boot não resolveu o problema. Agora só resta esperar que o próprio Vista se dê conta de que o espaço dos registros da tabela está em 98% e mude para um valor mais confortável.

A moral da história é muito simples, enquanto não houver a mudança no tamanho da MFT, o HD se fragmenta rapidamente com o usu. Então o usuário tem que fazer checagens mais seguidas para evitar que a velocidade do seu sistema vá para o chinelo. O diabo é quando acontece isto com o HD de sistema (eu tenho dois HDs), aí a atenção tem que ser redobrada.

Referências:
Definição de MFT
Fórum de discussão

MFT, fragmentação, tabela, Vista, boot, HD, Diskeeper, disco rígido, frag shield

10 comentários:

  1. eu li esse problema mas acredito que tenho a solução na parte da desfragmentação, esiste um programa chamado de voptxp procure no site baixaki ou no superdownloads e depois procure um crak no site do google pois ele é trial, basta algumas configuraçõespra que ele desfragmente seu disco diariamente, eu uso e aprovo o voptxp.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, consisa e clara.
    Deu para entender, aprender e colocar em uso.
    Nosso caro amigo denominado "anônimo" (o que é uma pena) complementou com sábia solução. Parabéns aos dois.
    Vou aproveitar e passar a bola adiante! (não esquecerei dos créditos).

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos, o que aconteceria se de alguma forma eu apaga-se o espaço livre da MFT???

    ResponderExcluir
  4. Apagar o espaço livre não quer dizer nada, o problema é deletar algum dado lá gravado, então o resto do HD fica imprestável.

    ResponderExcluir
  5. Dica: Use AVG juntamente com o AVG PC TUNEUP...
    ele otmiza a memoria do seu pc... tem desfragmentador de registro e faz a manutenção do disco bem como nessa zona mft... lembrando que ele corrige erros do pc e almenta a velocidade da net...
    é um progama pago... esperimente...

    ResponderExcluir
  6. avg essa pora e virus

    ResponderExcluir
  7. que uma dica de como melhora seu pc,andevecd system care 5 muito bom vale a pena qulquer duvida meu msn: stifleigomes@hotmaill.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou usando o Advanced System Care e achando muito bom, tanto que comprei a licença da versão paga que dá direito a instalação em 3 computadores.

      Excluir
  8. Meu PC é um Intel Celeron-D 2,66~2,78 GHz, 2Gb DDR2 e uso 2 HDs de 80Gb. Atualmente uso o TuneUp Utilities 2012 que não foi caro a chave de ativação, com ele fiquei surpreso do quão boa é minha máquina e não sabia. Ele é super fácil de usar apesar das inúmeras ferramentas que tem, ele faz uma geral na máquina e mostra tudo o que pode ser otimizado pra ganhar desempenho,até pra quem usa internet ele ajuda a configurar pra melhor desempenho. Ele tem a opção "Turbo" que otimiza o PC pra poder jogar e realmente faz a diferença.É lógico que pra quem gosta de beleza e coisas animadas na máquina, terá que ter uma máquina atualizada e veloz, mas pra quem precisa de 'desempenho' é um excelente programa.

    Att.: Ricardo

    ResponderExcluir
  9. eu utilizo o cclean,pode ser baixado no baixaki,com esse programa,vc apaga o espaço livre da M F T,com isso seu pc, ficará mais rápido,muinto facil de usar,depois de ter baixado,clica em abrir, clica em ferramentas,clica em limpeza do dispositivo,antes marque os discos,disco c; disco d; clique em limpeza.

    ResponderExcluir