Páginas

Pesquisar

24 de jun. de 2008

Quais são os sintomas do vírus TEL.XLS.EXE?

É bastante comum por aí ver os usuários apavorados gritando: “Socorro, não consigo mais abrir o meu drive “C”!

Isto acontece quando o sistema está infectado por um vírus de inicialização. É um tipo de código malicioso escrito para se aproveitar da vulgarização dos drives removíveis do tipo pendrive, Ipod, cartão flash, mp3, mp4, telefone celular, etc. Tais virus trabalham ao nível da função do autorun do Windows, aquela que faz com que o sistema abra automaticament o drive, quando ele é inserido na porta USB. O TEL.XLS.EXE infecta o arquivo AUTORUN.INF presente no diretório raíz dos drives e fazem modificações no registro do windows. Então ele fica residente na memória, se copiando a cada vez que um comando AUTORUN é disparado.

Nomes alternativos: worm_vb.cbw, Worm_vb.bnr, foool.exe, fun.xls.exe, sal.xls.exe, algssl.exe.

Sintomas:

1 – Um belo dia você clica em “Meu Computador” para visualizar os arquivos de um determinado drive e o Windows mostra uma janela de “Abrir com...”, a famosa pergunta com qual programa você deseja usar para abrir, que acontece sempre que você tenta ler um arquivo que não tem nenhum programa instalado para ele.

2 – O TEL.XLS.EXE desabilita a visão de arquivos ocultos nas opções de pastas, mesmo que você entre lá e habilite a caixa “Mostrar arquivos ocultos e de sistema”.

Remoção manual:
Para quem é fuçador de informática e tem saco para meter a mão na massa, há um tutorial bem completo no site da Trend ensinando a remoção do bixo “na unha”.

Remoção automatizada:
A Trend garante que o seu Scanner Online faz o trabalho, removendo gratuitamente o famigerado TEL.XLS.EXE do computador e desfazendo as alterações que o vírus faz no registro do Windows.

Se o seu antivírus estiver atualizado e o seu computador não estiver atulhado com dezenas de spywares, malwares, trojans, worms, etc, ele vai conseguir limpar um simples vírus de inicialização.
A pergunta que não quer calar é: se o seu computador está com as atualizações em dia, como o seu antivírus deixou entrar o TEL.XLS.EXE? Neste caso, troque-o imediatamente!

Referência: Outros tipos de vírus de inicialização.

Vírus de inicialização, pendrive, chave USB, drive removível, arquivos ocultos, scan online

2 comentários:

  1. faço programas rj 24 9819 3490 fifi

    ResponderExcluir
  2. caraca eu tinha acabado de formatar o pc e quando espetei meu pendrive o norton 360 acusou e removeu na hora. esse é realmente um virus muito chato.

    ResponderExcluir