Páginas

Pesquisar

24 de jun. de 2008

Qual é o melhor buscador brasileiro?

Lancei no Google esta pergunta e os resultados foram magros. Então tive que ir na marra catando buscadores brasileiros, peneirando os links mortos e selecionando os que funcionam.

A grande verdade sobre os buscadores de internet (web searchers) é que, pelo menos para nós brasileiros, eles se reduzem a três: Google, Yahoo e Live.

Além disso, os principais buscadores do mundo abocanham uma fatia do mercado de aproximadamente 90%. No Brasil, a maioria dos buscadores tidos como “brasileiros”, usam os mecanismos Google ou Yahoo:

Buscadores que usam o mecanismo Google:
Buscador Terra
IGBusca
Uol Busca

Buscadores que usam o mecanismo Yahoo:
Cade
Alta Vista

Critérios de análise da qualidade dos buscadores:
1 – Relevância.
Para mensurar a qualidade de um buscador é necessário usar o conceito de Relevância. Isto significa o grau de importância que o buscador mostra ao primeiro resultado, que diminui no segundo e sucessivamente. Alguns buscadores dão mais importância aos seus links pagos, do que ao conteúdo que o usuário busca, ou seja, o seu nível de relevância caiu muito, porque o usuário é obrigado a engolir coisas que não está buscando.
No critério relevância, definitivamente o Google é o melhor. Os primeiros resultados mostrados nas pesquisas no site são em função da busca do usuário e não uma forma maliciosa de meter na frente os links pagos por empresas interessadas em “vender seu peixe”.

2 – Quantidade de lixo.
Uma das coisas que mais irritam o internauta é a quantidade de excessiva de links que não têm nada a ver com as palavras-chave procuradas. O antigo RadarUol, agora baseado no motor Google, era o campeão do lixo. Quase todos os seus resultados eram inúteis e dificilmente tinham alguma ligação com as palavras-chave pesquisadas.

O Yahoo é considerado mundialmente como o buscador mais “enxuto” em seus resultados. Se o internauta está buscando concisão, o Yahoo é o que vai dá o menor número de resultados. Com palavras-chave de resultados abundantes, isto é uma vantagem, já com as palavras muito específicas e raras, se torna desvantagem.

3 – Atualização do Cache.
Cada buscador tem seus robôs de busca que ficam rastreando milhões de páginas todos os dias. A glória de um Webmaster é que os robôs visitem seu site o mais freqüentemente possível e o pesadelo é ser esquecido por eles.
A cada visita, o robô fotografa a página principal do site visitado. Pela página armazenada é possível saber a data da última visita do robô, de forma a avaliar o quanto o buscador se preocupa em atualizar as páginas constantes nos seus bancos de dados.

Dou o exemplo dos arquivos de cache do Blogpaedia-Respostas nos três principais motores de busca:
Google: atualizado em 21/06/2008;

Yahoo: atualizado em 16/06/2008

Um pecadilho do Live; ele não publica suas páginas armazenadas em cache, só informa a data da última visita do seu robô através das Ferramentas para Webmasters, um site que necessita de cadastramento e login.
Entrando no MSN Live Webmaster Center, vejo que a última visita do robô do Live aconteceu no dia 9/06/2008 (Last Crawled). Ou seja, o robô deste buscador é o menos freqüente dos três, portanto o Live é o que menos atualiza as suas páginas. Quem sai perdendo é o usuário, que termina pesquisando em um banco de dados com páginas quase um mês defasadas.

Fora do círculo dos três grandes buscadores, lancei a pesquisa “blogpaedia” em outros buscadores brasileiros para avaliar o desempenho, mas os resultados foram desanimadores. A maioria dos links constantes na Lista de Buscadores Brasileiros estão mortos, ou não são de buscadores.

Os resultados:

Aonde: retornou zero links e links patrocinados.

GuiaWeb: só retornou o único link que eu submeti no site, o que significa que não é um buscador e sim um diretório de links.

Lycos do Brasil: retornou dezens de links com a palavra-chave pesquisada “blogpaedia”, mas não consegui acionar nenhum deles. Todas as tentativas terminam numa aba chamada “(Imagem GIF, 1X1 pixels). Não é a primeira vez que acontece isto – já faz algum tempo que não consigo fazer funcionar o Lycos. Será alguma incompatibilidade com o FireFox Mozilla?

Qual é o melhor?
O “overall” do nosso pequeno teste comprova porque o Google detém cerca de 80% do total de cliques das pesquisas na Internet. Ele realmente é o melhor em todos os quesitos: apresenta os resultados mais relevantes e é disparadamente o buscador que mantém os seus bancos de dados mais atualizados.
O fato mais significativo que atesta a supremacia Google se dá quando um site é punido pelo Google: seus acessos sofrem um decréscimo de mais 80% da noite para o dia.

O resumo da ópera é que ao ser banido dos índices do Google, um site deixa praticamente de existir.


Google, Yahoo, Live, buscadores, web searcher, Lycos, UOL, Webmaster, crawler, cache, robô, motor de busca

7 comentários:

  1. Acho honestamente que nem adianta tentar largar o Google, porque geralmente o que eu mais preciso das informações que procuro na internet é completá-las e neste caso o Google sempre me salva... Quase nunca estamos procurando um assunto sobre o qual não sabemos nada...

    ResponderExcluir
  2. Tento ser eclético, vendo a floresta da árvore mais alta. Na realidade eu gostaria que tivéssemos vários buscadores que nos linkassem religiosamente todos os dias, para que não ficássemos nas mãos superpoderosas de um só.
    A situação dos blogueiros é monista: ou se serve a Deus, ou se está no inferno do anonimato. Quem faz tudo bonitinho, sem se deixar seduzir pelo lado negro da força das práticas de Black Hat SEO, vai para o único céu do banco de dados de links do Google, que cai é banido e nenhum outro buscador salva.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blogzinho azul, muito bem escrito, crítico e repleto do artigo mais em falta da internet: conteúdo próprio.
    Tenho uma pasta nos favoritos chamada "Sites a comentar". Doravante o Lomyne's in tha house vai estar lá e certamente vou meter a Lomyne na minha penca de blogs blogosféricos. Beleza, fui...

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, o http://www.radarbit.com é um buscador brasileiro. Gostaria de deixa-lo como sugestão.
    Abraço e Boa Sorte.
    Fabiano

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci um site de busca muito bom que mescla buscador web e lista telefonica o interessante eh que eh possivel colocar um video linkado ao site, so nao sei se eh buscador ou meta buscador o link eh www.buscador.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sérgio Costa08/02/2011, 14:08

    Site de busca bem completo:

    http://www.acheinobrasil.com.br/sugira-um-site.html

    ResponderExcluir
  7. Experimentem este :

    http://www.webbuscas.com

    ele faz uma concentração de buscas em um só local bem interessante

    ResponderExcluir