Como você verá adiante, apesar do malogro de todas as tentativas, os avanços nas pesquisas foram imperiosos no desenvolvimento dos atuais trens de alta velocidade. Sabendo-se que a maioria dos trens-bala europeus foram projetados na década de 70, é lógico que hoje haja uma intensa pesquisa para a atualização deste meio de transporte, para que se torne uma alternativa viável diante do alto impacto ecológico causado pela aviação a jato.
Anos 50.
Concepção de monotrilho com trem a jato para a Disneylândia.
Foto: Plan59.
1966.
Trem a Jato Americano M-497.
O M-497 foi testado com sucesso no verão de 1966. Era a época em que o uso das ferrovias já havia declinado na América, suplantadas pela competição maciça das supervias rodoviárias e as linhas aéreas. Então a empresa Central de Nova Iorque, liderada por Don Wetzel, desenvolveu o protótipo de um trem a jato que pudesse aliar os tradicionais confortos deste meio de transporte à alta velocidade dos seus competidores.
Apesar do sucesso nos testes, o uso de Trens a Jato para o transporte de passageiros nunca foi seriamente cogitado nos EUA. Além disto, mais tarde os projetos de trens-bala da França, Japão, Inglaterra e Alemanha adotaram motores convencionais a diesel e elétricos.
Com o fracasso, a equipe do M-497 mudou de direção e aplicou o conceito num limpador de neve para as estradas de ferro, que também não chegou a ser produzido comercialmente.
Maiores detalhes:
Dark Roasted Blend.
American Heritage.
1965.
Trem a jato francês Aérotrain Protótipo Nº 2.
A tentativa francesa para a construção de um trem a jato começou em 1965. No projeto foram desenvolvidos 5 protótipos: Nº1, Nº2, S-44, I-80 e I-80 HV. Para os testes destes protótipos foi construído um monotrilho entre Paris e Orleans com extensão de 130 Km.
Maiores detalhes: Zootropole.
1967.
Concepção Soviética de Trem a Jato.
A raríssima imagem acima foi publicada na revista Soviética TM em 1967 e mostra o desenho de um trem a jato que comprova a preocupação dos Soviéticos em desenvolver uma resposta para o equacionamento do problema da alta velocidade sobre trilhos.
1969.
Aérotrain Francês I-80.
O Aérotrian I-80 tinha capacidade para 80 passageiros, pesava 24 toneladas e era equipado com 2 motores a hélice. No primeiro teste em 20/09/169 ele alcançou a velocidade de 250 Km/h. Em 5/3/1974 o I-80 recebeu motores a jato e quebrou o recorde mundial atingindo a velocidade de 430,2 Km/h.
O sonho tinha se tornado realidade, pois tinha se tornado possível trabalhar com velocidades de 200 Km/h para áreas urbanas e 400 Km/h em trechos rurais. Nove anos depois do início do projeto, o Aérotrain conseguia desenvolver a velocidade buscada para curtas e médias distâncias.
Infelizmente, o projeto nunca passou dos protótipos. Em 17/07/1991 o S-44 o último protótipo remanescente sofreu um incêndio criminoso.
Maiores detalhes: S&P.
1970.
SVL – Locomotiva avançada de alta velocidade.
O protótipo de trem a jato SLV foi desenvolvido na fábrica de trens da cidade de Kalininsky em 1970. Usava as mesmas turbinas do jato de passageiros Yak-40.
Como consequência do abandono do projeto SLV na década de 70, o protótipo permanece abandonado até hoje na área da extinta fábrica de Kalininsky. As fotos a seguir ilustram como a ferrugem foi tomando conta da sucata ao longo dos anos.
Em 1985:
Em 1993 Foto 1.
Em 1993 Foto 2.
Maiores Detalhes: English Russia.
Os Trens a Jato de ontem, hoje são trens voadores de levitação magnética – MLX01-90.
O tempo de colocar turbinas em cima dos trens acabou e hoje a moda é fazê-los levitar milímetros acima da linha férrea, para alcançar velocidades inimagináveis no sistema convencional, que perde muita energia no atrito resultante da fricção entre as rodas e os trilhos. Com este tipo de tecnologia, os cientistas esperam romper a barreira dos 600 Km/h no transporte de passageiros, o que daria uma nova vida ao transporte ferroviário de longa distância. Um golpe destes ameaçará ainda mais a declinante aviação a jato.
Maiores detalhes: Telstar Logistics.
MANO VALEU AJUDO MT NUM TRABALHO DE HIST MEU, ME SALVOU
ResponderExcluirDivertido e criativo.
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