Páginas

Pesquisar

6 de jan. de 2009

O artista SteamPunk Dale Mathis reinterpreta Salvador Dali.

Dale Mathis é antes de mais nada um construtor de Contraptions, mecanismos cuja única razão de existir é o funcionamento/movimento, que ocasionalmente são relógios, mesas e outros simulacros do mundo real.
Dale Mathis Escultor Steampunk

Aparte a funcionalidade dos seus constructos, Dale surpreende os apreciadores da estética SteamPunk com a sua audaciosa exploração de objetos móveis de relojoaria, que rompendo o espaço da suas molduras, se jogam no espaço provocando no espectador um misto de surpresa e fruição.

Dale Mathis - Relógio Salvador Daliano

O maior é o melhor no mundo construído por Dale. Obras pesadas e emolduradas, prenhes de rodas dentadas e preenchidas de luz Néon.
Considerado um artista autodidata, Dale Mathis afirma que as suas criações partem do âmago da sua discordância com o modo urbano de vida americano. O seu extenso portfólio compreende várias tendências, mas o foco deste artigo se volta para as obras que podem ser chamadas de Salvador Dalianas.

Dale Mathis - Relógio Salvador Daliano - Detalhe

Certa vez perguntaram a Salvador Dali porque os seus relógios derretiam e ele respondeu da sua maneira peculiar: não importa que eles derretam, o que é importa é que funcionem. O certo é que as peças de Dale Mathis funcionam e como funcionam! Interceptando a atenção dos dalianos aficionados que gostam de imaginar como Salvador Dali se arranjaria com uma forja à sua disposição.

Relógio Salvador Daliano-detalhe

As fotos e os vídeos demonstram a paixão do artista pelas molduras. Para tanto, ele esculpe quadros tridimensionais móveis, ou esculturas em baixo relevo? O certo é que a sua obra carece de classificação acadêmica, o que não arrefece o nosso sonho de possuir uma das suas peças pendurada no lugar mais nobre da nossa sala.

David Mechanica.
Dale Mathis - David Mechanica



Astrological Clock – Relógio Astrológico.
Relógio Zoodiacal


Quarter Till – ¾ de Relógio.
3/4 de Relógio

3/4 de Relógio - Detalhe


Beat of My Broken Heart - Coração partido anti-american way of life bate por você!
Dale Mathis - Coração urbano da américa



Fontes:
Dale Mathis: Perfil no Myspace.
Arrogantarist: Videos no Youtube.
Fotos no Myspace.
Dale Mathis: Videos no Myspace.
Biography of Dale Mathis – Sculptor.

2 comentários:

  1. Muitos consideram isto sucata, outros acham que são obras de arte.

    Realmente o trabalho deste artista é espantoso, e se o objetivo dele era chamar a atenção conseguiu, com uma obra que não acho que seja bonita, mas me chamou tanto a atenção que não poderia deixar de publicar um pequeno comentário.

    Parabéns pela ótima visão ao ver este post, e mostrar que ainda existem grandes artistas que podem nos surpreender em meio a este mar terrível de mediocridade que vivemos nos dias de hoje.

    Continue com seu ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sensibilidade Diego!

    ResponderExcluir