Dale Mathis é antes de mais nada um construtor de Contraptions, mecanismos cuja única razão de existir é o funcionamento/movimento, que ocasionalmente são relógios, mesas e outros simulacros do mundo real.
Aparte a funcionalidade dos seus constructos, Dale surpreende os apreciadores da estética SteamPunk com a sua audaciosa exploração de objetos móveis de relojoaria, que rompendo o espaço da suas molduras, se jogam no espaço provocando no espectador um misto de surpresa e fruição.
O maior é o melhor no mundo construído por Dale. Obras pesadas e emolduradas, prenhes de rodas dentadas e preenchidas de luz Néon.
Considerado um artista autodidata, Dale Mathis afirma que as suas criações partem do âmago da sua discordância com o modo urbano de vida americano. O seu extenso portfólio compreende várias tendências, mas o foco deste artigo se volta para as obras que podem ser chamadas de Salvador Dalianas.
Certa vez perguntaram a Salvador Dali porque os seus relógios derretiam e ele respondeu da sua maneira peculiar: não importa que eles derretam, o que é importa é que funcionem. O certo é que as peças de Dale Mathis funcionam e como funcionam! Interceptando a atenção dos dalianos aficionados que gostam de imaginar como Salvador Dali se arranjaria com uma forja à sua disposição.
As fotos e os vídeos demonstram a paixão do artista pelas molduras. Para tanto, ele esculpe quadros tridimensionais móveis, ou esculturas em baixo relevo? O certo é que a sua obra carece de classificação acadêmica, o que não arrefece o nosso sonho de possuir uma das suas peças pendurada no lugar mais nobre da nossa sala.
David Mechanica.
Astrological Clock – Relógio Astrológico.
Quarter Till – ¾ de Relógio.
Beat of My Broken Heart - Coração partido anti-american way of life bate por você!
Fontes:
Dale Mathis: Perfil no Myspace.
Arrogantarist: Videos no Youtube.
Fotos no Myspace.
Dale Mathis: Videos no Myspace.
Biography of Dale Mathis – Sculptor.
Muitos consideram isto sucata, outros acham que são obras de arte.
ResponderExcluirRealmente o trabalho deste artista é espantoso, e se o objetivo dele era chamar a atenção conseguiu, com uma obra que não acho que seja bonita, mas me chamou tanto a atenção que não poderia deixar de publicar um pequeno comentário.
Parabéns pela ótima visão ao ver este post, e mostrar que ainda existem grandes artistas que podem nos surpreender em meio a este mar terrível de mediocridade que vivemos nos dias de hoje.
Continue com seu ótimo trabalho.
Obrigado pela sensibilidade Diego!
ResponderExcluir