Atualmente, a documentação da vida das pessoas está armazenada digitalmente, documentos, trabalhos, produções artísticas, vídeos, fotos, músicas, registros de família, etc. Você nada percebe até que descobre tarde demais a efemeridade da sua existência digital.
Depois que eu formatei acidentalmente um HD com todo o meu material multimídia dentro, textos, arquivos do blog, etc., comecei a me preocupar com o assunto, pois só em casa arrombada colocam tramela de ferro.
Contudo, a maioria das pessoas descobre tarde demais a gravidade de assunto e por vezes, além da vida digital estar por um fio, pode terminar perdendo o emprego se a comida de mosca se deu em ambiente corporativo.
Desempregado: ele esqueceu de fazer o Backup corporativo.
Dicas para fugir do General Failure.
- Não use mídias óticas, por ser um processo lento e pouco confiável, nem use aplicativos de Backup que transformam a sua massa de dados num arquivo único que exige restaurações futuras. Muita gente está tentando até hoje restaurar os seus dados perdidos;
- não simpatizo com os serviços de Backup Online. Quando minha esposa comprou o seu notebook Dell, veio como brinde um ano grátis num desses servidores. Depois de alguns dias ela se obrigou a se descadastrar do serviço porque o computador emperrava constantemete. Assim, enquanto não tivermos conexões à moda japonesa, não é aqui que isso vai funcionar;
- a minha solução pessoal foi comprar um Disco Rígido de 700 Mb especificamente para fazer o Backup dos nossos computadores domésticos. Para tanto, uso o programinha gratuito SyncBack versão 3.2.19.0 em português que executa a sincronização dos dados.
- para me prevenir contra possíveis desastres tais como roubo incêndio, tão logo realizo a cópia, levo o HD para a casa da minha sogra, onde fica guardado em lugar seguro;
- o ideal seria fazer um Backup por semana, mas como nem toda a teoria é aplicável na prática, faço respeitando um intervalo máximo de 15 dias.
*General Failure reading drive C: Abort, Ignore, Retry, Fail? – quando você tem o desprivilegio de contemplar esta mensagem estampada no seu monitor emoldurada por uma tela negra, se você não tiver Backup, reze para que seja apenas um vírus que tenha levado o seu Sistema Operacional para o espaço. Do contrário, foi o seu HD que se despediu do mundo dos vivos.
Mesmo assim, nem tudo está perdido, pois várias empresas oferecem serviços de recuperação de dados de HDs pifados na Internet.
Leia também:
Como desconfiar quando o HD está com problema? [Blogpaedia]
Dicas simples para evitar a tragédia "deu pau no HD e perdi tudo". [Blogpaedia]
Viram só como tem sogras legais? Quem diria que a casa da sogra seria o local mais seguro para o Isaias guardar o HD com os seus preciosos beckups?
ResponderExcluirSims Isaias e Gladis o destaque aqui foi a casa da sogra! Eu sempre disse que sogras tinham que ter alguma finalidade e que algum dia isso seria descoberto.
ResponderExcluirGrandes abraços
Jonas
Pretexto para começar a tratar bem a sogra.
ResponderExcluirihh
ResponderExcluireu nao tenho bekap de nada, nadissima!!
nem de blog, nem de midias, nem de nada.
:o
Iara, bem vinda à torcida do flamengo! Ninguém tem, por isso se vão fotos preciosas, vídeos raros de momentos de família, textos irrecuperáveis e apresentações inestimáveis.
ResponderExcluirPesadelo é pouco. Tenho uma micro empresa com um Portátil e três Desktops sendo um deles o servidor e os outros estão em rede. Há uns anos, o servidor pifou. Gastei na altura cerca 1000€ e a recuperação dos dados foi muito pequena. Resultado, perdi um ano de trabalho. Em casa tenho um Portátil para uso doméstico. Serviu-me de lição. Actualmente tenho três Portable Hard Drive de 500 GB, cada e todos os dias faço backup sem qualquer ferramenta e o tempo é sensivelmente 5 a 6 minutos em cada um.
ResponderExcluirClaro que os transporto para a casa da minha irmã.
A título de brincadeira, como diz o provérbio - Sogra e madastra, só o nome basta.
ResponderExcluirPodia deixar os meus discos na casa da namorada, mas se calhar lembro-me sempre do provébio.
Mário, o problema quando se perde não um ano de trabalho, mas o trabalho da vida inteira. Felizmente, em relação à era analógica, o backup é um carta na manga. Antigamente os incêndios carcomiam completamente as histórias públicas e privadas. Hoje, os sinistros só vitimam os desavisados, que são a grande maioria.
ResponderExcluirJá fui apresentado ao General Failure por um HD Quantum Fireball na década de 90. E já tenho marcado na agenda uma outra visita do implacável militar. Meu HD de 500 Gb LOTADO de dados está dando "S.M.A.R.T. Status BAD" (ainda bem que criaram esse S.M.A.R.T. prá ser o arauto do General), mas ele ainda tá funcionando apesar disso. Já comprei outro HD prá substituir e já copiei todos os dados. Mas não vou poder escapar de uma reinstalação do Windows e todos os programas.
ResponderExcluirFábio, quando acusa problema no SMART, o crash total é só uma questão de tempo. Por ora, o HD continuará a funcionar normal aparentemente.
ResponderExcluirPara evitar a reinstalação do Windows e programas sugiro o uso de aplicativo que faz a transferência do sistema e arquivos.
Por isto, cultivo o hábito de ter um HD dedicado ao sistema operacional & programas e outro para os dados.
Faltou a dica principal: não use Windows.
ResponderExcluir"Anônimo disse...
ResponderExcluirFaltou a dica principal: não use Windows."
Tinha que aparecer um Linux xiita.
Linuxer Xiita,
ResponderExcluirindependentemente do SO, todos devem fazer backup, mesmo que seja a coisa mais idiota do mundo. Hoje eu fiz o meu e me senti um idiota pelo trabalho de ir na casa da sogra pegar o HD, backapear o meu desktop e o note da mulher, voltar para a casa da sogra e recolocar o HD no armário. Agora... se acontecesse uma calamidade, então tudo terá valido a pena.
Vc diz pra não usar programas que transformam os dados num único arquivo p/ restauração futura. Sendo assim, qual é a maneira de criar a imagem inteira do HD pra que possamos restaurar em outro?
ResponderExcluirUso o Acronis true image home, e ele cria um único arquivo(tib) de todo o HD. Agora ao ler as dicas aqui no blog, fiquei com essa dúvida.
Minha intenção é restaurar tudo de uma vez pra não perder tempo: Windows, programas instalados e arquivos pessoais, no outro, caso esse aqui diga bye.
Aliás, comprei um HD portátil só pra backup.
Então faça backup redundante, a imagem do HD para quando tudo mais falhar e backups mais frequentes só dos dados, já que gerar a imagem é um processo bastante demorado.
ResponderExcluir*General Failure reading drive A: Abort, Ignore, Retry, Fail?
ResponderExcluirApertei "I" e voltou ao normal . TENSO
AUSHAUSHAUSH
Uma chance em um milhão do Ignore funcionar.
ResponderExcluirRealmente a falta de backup é uma realidade, inclusive nas pequenas empresas. Por isto muitas delas estão optando por Sistema ERP nas nuvens, que já garantem o backup.
ResponderExcluir