Páginas

Pesquisar

15 de jan. de 2009

O herói do milagroso vôo 1549 que pousou no rio Hudson.

O Milagre: homem que manobrou um grande jato comercial para um pouso seguro no rio Hudson, o herói do vôo 1549, é um piloto veterano de 57 anos.

O piloto Chesley B. Sullenberger, piloto da companhia US Airways fez hoje dia 15/01/2009 um pouso de emergência surpreendente no rio Hudson que atravessa a cidade de Nova Iorque. O avião Airbus 320 entrou em emergência momentos depois da decolagem do aeroporto La Guardia, em virtude do choque de um ganso contra a turbina. Em seguida, o aparelho perdeu altitude rapidamente, impossibilitando o retorno seguro à pista.
Pouso na Água do rio Hudson
Como todos os 155 passageiros sobreviveram sem ferimentos, este acidente é considerado o primeiro pouso na água de um grande jato de passageiros plenamente sucedido.

O piloto Sully, como é conhecido, começou a trabalhar na US Airways no ano de 1980. Antes disto, ele esteve na Força Aérea dos EUA por mais de 6 anos, como piloto de caça F-4. Doravante, ele pode ser considerado o candidato com maior potencial para preencher a vaga de Nova Iorque deixada por Hillary Clinton no senado americano. Nos negócios privados, Sully é fundador da empresa Safety Reability Methods (Métodos de Confiabilidade e Segurança).
Chesley B. Sullenberger III
A firma SRM fornece excelência, visão estratégica e orientações para o desenvolvimento seguro e confiável de empreendimentos de alto risco. Hoje o Sr. Sullenberger cumpriu plenamente o lema da sua empresa, ao entrar definitivamente para a história da aviação mundial por sua coragem e perícia incomuns.
Podem ter certeza que a partir de hoje os negócios da SRM vão bombar. Boa sorte Sr. Sullenberger, prepare-se para receber uma avalanche de clientes!

Nota: ao contrário do que a imprensa tem noticiado o avião não “caiu” no rio Hudson, pois se isto tivesse acontecido, os 155 passageiros não teriam sobrevivido. A densidade da água é tão grande, que se um avião cai, a fuselagem se destroça. O milagre acontecido hoje foi um suave e altamente bem sucedido pouso.

Continuação da história: A trajetória segundo a segundo do vôo 1549.

Fontes:
The Smoking Gun. The Hero Of Flight 1549.
Foto do Airbus 320: Los Angeles Times.

4 comentários:

  1. Isias,

    pelo que acompanhei na imprensa, parece ter sido este o primeiro pouso de uma aeronave de grande porte na água a ter pleno sucesso. Apenas 4 passageiros foram internados, e mesmo assim, porque estava com hipotermia e já foram liberados...

    ResponderExcluir
  2. Deveras, ESTE é o primeiro pouso bem sucedido! O problema da água é a brutal desaceleração que ela causa na estrutura frágil do avião. O que podemos intuir é que o fator facilitador do pouso foi o fato do rio Hudson estar parcialmente congelado. É sempre preferível um avião fazer um pouso de emergência em terra firme do que na água.

    ResponderExcluir
  3. agora ele seu deu bem hein...rsr
    a empresa dele vai bombar

    ResponderExcluir
  4. Faltou dizer que o ganso morreu na hora.

    ResponderExcluir