Páginas

Pesquisar

3 de abr. de 2009

10 coisas que todo o blogueiro iniciante DEVE fazer.

Algumas coisas todo o mulçumano deve fazer, entre elas, pelo menos uma vez na vida peregrinar à Meca e orar três vezes ao dia voltado à Meca. O blogueiro é uma espécie do mulçumano cibernético que deve seguir uma bloguetiqueta se quiser chegar ao milhão... não de reais, o que seria alucinação, mas de visitantes.

Antigamente todas as pessoas tinham que ter obrigatoriamente curso de datilografia. Hoje, após a extinção do datólografo, várias atividades humanas empurram as pessoas para a atividade blogueira. Professores e alunos estão sendo compelidos a abrir Blogs, assim como profissionais de diversas áreas que precisam angariar visibilidade ao trabalho no mercado.

Contudo, apesar de qualquer macaco ensinado conseguir chegar no Blogspot ou no Wordpress e sem grandes dificuldades iniciar um Blog, poucos deles alcançam alguma notoriedade na Blogosfera. A razão disto é muito simples, ninguém alcança visibilidade na Internet somente por estar na Internet.

Ser mais um na Internet é uma coisa e ganhar notoriedade nela é algo completamente diferente. A única maneira de deslanchar um Blog é fazer um trabalho ativo de divulgação, mas sempre respeitando os limites éticos para não descambar no SPAM e em outras práticas desabonadoras que podem colocar uma pá de cal definitiva no seu nome.

1- Procurar informações técnicas sobre Blogs.
Você não vai ficar o resto da vida usando um template básico no seu Blog. Você precisa colocar algum conhecimento na veia para se diferenciar, então recomendo estas feras que têm tudo e muito mais para turbinar qualquer Blog mixuruca.
Usuário Compulsivo.
Dicas Blogger.
Templates para o Novo Blogger.
Templates para você.

2- Produzir conteúdo próprio.
Quando você se pergunta, tá eu fiz um Blog e daí? É hora de saber que alimentá-lo é mais difícil do que ter um bacuri. É tempo de colocar na mesa todos os dotes literários, artísticos, expressivos e tudo mais para produzir bom conteúdo e, quem sabe, girar a bolsinha e sair por aí saracoteando com uma câmera na mão para tentar captar um bom flagrante cotidiano digno de emplacar num post.

Para ilustrar a dificuldade de produção de conteúdo, eis um comentário de usuário num blog:
“A minha principal dúvida é que eu não sou muito criativa para escrever e gostaria de saber se poderia fazer um blog somente com notícias tiradas de jornais ou revistas nas integras.”
Não senhora, se você não tem criatividade, veia literária, prolixia, imaginação, oportunismo e uma vontade louca de escrever e ser lida, vá tentar cantar em outra freguesia.

3- Ter perfil no Twitter.
Aos blogueiros que inverossimilmente não têm perfil no Twitter um aviso: parem as máquinas imediatamente e vão se informar que diabos é isto e só voltem a blogar depois de sabê-lo.
Aprenda os termos mais comuns usados do Twitter e leia o Guia do Twitter para iniciantes.

4- Espalhar links.
Linkar para o blogueiro é como respirar, porém não deve ser uma respiração que aporrinhe os outros. No início ninguém sabe que você existe, por isto pegue leve com o andor que o Santo é de barro.
Disseminar links é o cerne da atividade blogueira e a maneira de botar o blogueiro louco. Cada um vai ter que encontrar os seus meios de publicação mais eficientes. Aqui tem uma lista de 20 sites agregadores de conteúdo, com uma falha gravíssima: Não menciona o novo importante e agregador Ocioso, que de ocioso não tem nada já que os caras do Sedentário & Hiperativo trabalham demais para levar as luzes da ribalta a dezenas de links 7 dias por semana.

5- Comentar.
Se você ficou afoito com o item anterior, saiba que a melhor maneira de respirar, isto é linkar o seu blog e espalhar os rastros dele na blogosfera é comentar nos blogs alheios. Porém, faça de maneira interessante e faça de conta que você está escrevendo miniposts.

6- Ler o Sendentário & Hiperativo.
Este site é um pool de blogueiros que tem tudo o que um Nerd gostaria de saber, desde aprofundamentos semânticos e ônticos na teoria da conspiração até as levezas insuportáveis das aprontações no Big Brother. Um blogueiro que não conhecer os caras, não vive muito para contar a história!

7- Ler a bíblia do blogueiro escrita pela Nospheratt no Blosque.
O Be-a-bá da Nospheratt tem tudo que você sempre quis saber e nunca teve coragem de perguntar. É leitura obrigatória, coisa de levar para o travesseiro.

8- Ler o Blog do Cardoso Contraditorium.
Eu não concordo com quase nada do que este cara escreve, mas ele é o maior pautador da blogosfera e é um exemplo acabado de como escrever um Blog. Não tem como evitar, irrite-se, torture-se e impreque, mas não deixe de ir ao Contraditorium de vez em quando beber na mais pura veia bloguística o bom néctar inspiracional que não pode faltar ao aspirante blogueiro.

9- Saber o que NÃO fazer publicado no Blosque.
Novamente a Nospheratt comparece aqui com seus anti-mandamentos, aquilo que todo o blogueiro gosta de fazer inicialmente e que, com toda a certeza, vai ferrá-lo. Portanto, aprenda antes de fazer burrada, como não ficar famoso apenas pelas estripulias.

10- Descobrir quem é o Knuttz.
Blogueiro que não sabe quem o Knuttz, não leu Knuttz e não estudou os hábitos do Knuttz, não é blogueiro. Seu máximo defeito é ser taxado de mão de ferro por rejeitar alguns conteúdos no Uêba. Não obstante isto, os grandões da blogosfera o tiram para chapinha e os pequenos para Mestre, pois é um exemplo de ética a ser imitado.

Uma décima primeira coisa que o blogueiro deve aprender a fazer é aprender a linkar, linkar e linkar, sem esperar que a recíproca aconteça, já que citando fontes e tudo aquilo que possa interessar aos seus leitores. Quem vai ganhar com este tipo de política é o Blog e consequentemente terá mais chances de chamar a atenção dos formadores de opinião.

44 comentários:

  1. Muito bom o post, Juliana Sardinha (a Dama da blogosfera) estava certa no twitter, ótimas dicas, que vão diretamente ao ponto sem muito "nhenhenhe". Parabéns. ;-)

    ResponderExcluir
  2. Nem só o blogueiro iniciante eu mesmo era um dos teimsos que não tinham twitter até 4 dias atras.

    ResponderExcluir
  3. Querido Isaias,
    Adorei! Já recomendei no Twitter e vou fazer o mesmo no Dicas Blogger.
    Agora, me ensina a emplacar posts do Ueba e no Ocioso? rs
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Fábio, tentei fazer o texto mais direto possível pois muita gente está sendo obrigada a abrir blogs por causa das profissão. A minha esposa é um caso, ela já tem um blog praticamente dela http://diversae.blogspot.com mas sou eu que posto. Agora ela terá que aprender a postar e a gerenciar algumas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Homero, você enquanto você não tinha Twitter até o Google abria um perfil! Nunca o Google abriu conta no Orkut, mas diante do Twiiter ele teve que se render e para nós outros mortais o que resta?

    ResponderExcluir
  6. Perfeito o post!

    ResponderExcluir
  7. Juliana, a dama da blogosfera!
    Com os elogios você me deixa enrubecido!
    A questão da publicação nos sites sindicalizadores editoriados é um dos grandes mistérios que ainda não foi devidamente sistematizado. Como saber o que vai na barriga de mulher grávida e cabeça de juiz? Hoje sabemos o que há em barriga de mulher grávida, mas continuamos ignorantes quanto ao conteúdo da cabeça do juíz. É o caso dos sites publicadores de links gerenciados por editores. Eles têm as suas preferências, mas ao mesmo tempo são refêns dos seus leitores. Então, quando o blog consegue satisfazer este binômio complexo, emplaca os amados links. Parece simples não é? Mas não é assim tão simples, acho que quem poderia dar a fórmula mágica são os editores dos sites. Com a palavra os Editores!

    ResponderExcluir
  8. Isaías:
    Juliana deu a dica no Twitter.
    Perfeito o seu texto.
    Há sempre o que aprender.

    ResponderExcluir
  9. Tá! Tá! Tá! Anotei tudinho! Vou fazer direitiho, passo a passo!

    ResponderExcluir
  10. Já disse repito e tornarei a repetir ODEIO REGRAS. Caí aqui pelo Ocioso e achei que poderia ter alguma dica interessante. Até tem mas Twitter vai a merda!

    O que é Knuttz? Ah é um cara. Poxa ele deve ser legal, mas esses lances de "Blogueiro que não sabe quem o Knuttz, não leu Knuttz e não estudou os hábitos do Knuttz, não é blogueiro. " Vá a merda 2.

    Acho gozado vejo os blogs como uma forma livre e democrática de se expressar. Concordo com o Blosque disse, mas esse papo de você TEM QUE FAZER ISSO, TEM QUE FAZER AQUILO. Não combina com democracia e liberdade.

    ResponderExcluir
  11. Muito boas as dicas, obrigado

    ResponderExcluir
  12. Caramba! Sensacional o seu post, além de bem escrito e um pouco engraçado, traz informações extremamente útil.

    Porém, preciso discordar de um ponto: 6- Ler o Sendentário & Hiperativo.

    Não leio esse blog. Não acho que para ser blogueiro, ter sucesso, atingir o milhão (de acessos) ou mesmo ter notoriedade na blogosfera, seja preciso ler esse blog. Não vejo nada de interessante por lá.

    A respeito do Contraditorium, concordo contigo. Apesar de não concordar muito com o Cardoso, me espelho nele pela qualidade de suas escritas. Ele escreve de uma forma simplista sensacional.

    Abs,
    @monthiel

    ResponderExcluir
  13. Adorei...criei um blog meio tipo feminino mais os homens são bem vindos também, ele foi criado por que minha auto estima estava baixa e resolvi partilhar ae qd vi deu certo e hoje quero aprimorar pois tenho recebido comentarios importantes tipo: esse blog é meu livro de cabeceira...então eu não posso parar só tenho que melhorar jah assinei seu feed pois seu blog eh muito massa bjs da kris.

    ResponderExcluir
  14. Não gosto do conteúdo que a Juliana, Compulsivo nem o Cardoso produzem
    Na verdade, do conteúdo que o Cardoso produz, mas leio

    Já a Juliana QUANDO produz algo, é contando histórinhas da sua vida, que sinceramente não interessa a ninguém
    Como os 570 capitulos da novela " A Telefonica Me Fodeu"

    O Compulsivo também, ele até que não conta histórinhas e o conteúdo produzido POR ELE as vezes é legivel

    Mas de resto os dois são bem parecidos
    Pegam dicas sobre Blogger de blogs gringos e "produzem" (na verdade, traduzem e dão uma 'cara' nova) a widgets, colocando seus links nos créditos

    O que levou-os a ter o 'status' que tem hoje, primeiras colocações no Blogblogs, seguidores no twitter, leitores de feed ...
    Com backlink a zóio jogado por aí, por blogs que usam os widgets "deles"

    Mas enfim.
    Gostei da dica de ler os textos do Cardoso mesmo que seja para ficar com raiva.
    Porque é o que eu faço, mesmo sendo do jeito que ele é, ele é o que é, pelo que ele é, e não por que o pessoal usa scriptzinhos traduzidos com o link do blog dele no rodapé :D

    :D

    Abraço cara

    ResponderExcluir
  15. putz.. detonou brother, vou ler as indicaçoes, vlww

    ResponderExcluir
  16. Ai Igor, de novo? Não gostou? Faça melhor!
    As historinhas da minha vida, atualmente, interessam a pelo menos 2039 pessoas.
    E as da sua vida?

    Desculpe Isaias, mas cansei destes mimimis do Igor - não é a primeira vez. Bjs

    ResponderExcluir
  17. O que esse tal Igor diz é verdade, eu reconfiguro scripts livres que encontro em outros blogs, traduzo e disponibilizo em instaladores automáticos para quem não tem intimidade (ou saco) para lidar com códigos chatos e só quer blogar.

    Todos estes instaladores carregam um link apontando para a página do próprio instalador do widget no UsuárioCompulsivo, para que mais pessoas descubram, e passem a utilizá-lo também. Este é o "pagamento" pelo meu serviço de adaptar o código e criar um instalador automatizado e gratuito para quem tiver interesse em usar.

    Isto está explícito nos posts, não é segredo pra ninguém e você fala como se fosse o descobridor do Elo Perdido...

    Você não gosta do meu blog, mas para não gostar é preciso conhecer... Por isso Tiago, agradeço as suas visitas ao UsuárioCompulsivo, volte sempre que quiser. E continue falando mal de nós, pois isto indica sua admiração, que novamente agradeço, pois quem desdenha quer comprar, não é mesmo? Como é mesmo aquele ditado? Fale bem ou fale mal, mas...

    Por outro lado, eu não tenho opinião sobre você ou sobre seu blog, pois não conheço nenhum dos dois.

    P.S.: Isaías, desculpe pelo "direito de resposta"

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  18. Monthiel,
    O teu equívoco sobre o Sendentário & Hiperativo é muito comum. Trata-se na realidade de um Pool de Blogs. Lá você encontra desde os hypes da hora mais frívolos, até textos robustos e bem acabados. No meu blog ainda não alcancei estatura literária para publicar algumas coisas que eles publicam lá.
    Então, ao invés de negar em bloco a coisa toda, a melhor tática é examinar com mais frieza o S&H para descobrir a profundidade que se esconde por trás da obviedade e você vai entender porque os caras têm milhões de acessos.

    ResponderExcluir
  19. Ane Cranes,
    Se você não conhecer o Knuttz, ele vai continuar muito bem obrigado. Mas, se você tirar um tempinho para entender o que o cara quer dizer, então ele muda a sua perspectiva bloguística.
    Todos os grandes papas da blogosfera têm coisas para nos ensinar, é só não fechar as portas.

    ResponderExcluir
  20. Igor Thiago,
    Além de achar temerário falar contra o trabalho da Juliana e do Compulsivo, acho que é um ato de ingratidão. Quantas vezes estamos produzindo nossos conteúdos e eles estão trabalhando por nós, burilando templates e buscando dicas que vão adiantar as nossa vidas?
    Quem não se beneficiou de alguma dica do Dicas Blogger e Usuário Compulsivo, que atire a primeira pedra.

    Por outro lado, mesmo não concordando com suas opiniões, acho extremamente interessante que as tenha expressado no fórum apropriado, que é o mundo dos blogs onde isto é permitido.

    Juliana e Compulsivo:
    Vocês nem precisam se desculpar pela intervenção, porque a voz de vocês aqui só engrandece o debate. A verdade é que você são linkados por blogs gringos e poderiam simplesmente ignorar a discussão.
    Acredito que, mesmo que tenhamos alguns indicadores do tamanho de vocês na blogosfera lusófona, estamos longe de aquilatar a vossa real estatura, é só ver os rankings e outras cositas más para descobrir que não estou simplesmente puxando o saco.

    ResponderExcluir
  21. @Sardinha,
    Não é a primeira vez, é a segunda
    E como da primeira, você tece elogios a quem faz um comentário "positivo" a você
    Tratando de ignorar quem te faz uma critica
    Não estou preocupado em quantos estão interessados nas histórinhas da minha vida, ou você acha mesmo que os 2039 assinantes do seu feed estão interessados em saber seus problemas?
    Sou muito mais os meus 250 que estão lá pra ler qualquer merda que eu escreva e eu não me sinto melhor nem pior por isso, não é questão de número é questão de dar valor a quem merece
    Ou você está tirando o valor dos blogs dos teus queridos leitores, que na grande maioria devem ter blogs menos acessados que o meu

    @Compulsivo,
    Não precisa deixar claro isso no post, está claro só de olhar
    Quem conhece blogs internacionais que dão dicas para blogs da plataforma Blogger, observam isso sem o menor esforço
    Se o único objetivo do link é fazer com que outros descubram e passem a utilizar também, poderias usar nofollow nos links, se você só está interessado em divulgação e não na distribuição massissa de backlinks, assim fazendo com que os rankings que usam como criterio a quantidade de backlinks se "enganem" e contem como backlinks validos
    Backlinks devem ser "dados" de forma expontanea e assim poderiamos qualificar quais blogs são mais relevantes que outros, somente disponibilizando os widgets QUEM quizesse poderia indicar o seu link porque gostou e não porque é "obrigado", daí só me restaria uma coisa para reclamar do seu "trabalho"
    A retirada dos créditos originais dos scripts, como no caso dos contadores do Buster.

    Eu não falo como se fosse o descubridor do Elo Perdido, eu só tenho coragem de falar o que outras pessoas não falam. Não gosto de dar créditos a quem não é o criador.
    Trauma de tempos quando eu ainda achava que valia a pena criar conteúdos para internet, tanto em scripts, quanto em designer, até quando começaram a mudar algumas linhas dos meus codigos e trocarem os créditos.

    Conheço sim, adoro conhecer blogs que valem a pena. Os que não valem eu simplismente esqueço, ou falo mal quando acho que tenho o porque.

    Nem perca seu tempo, não faço blog para que gostem.
    Faço porque gosto (:
    Escrevo aos ventos.

    @Isaias,
    Não é temerário, pois o próprio Compulsivo confirmou o que eu disse, ele somente "personaliza" os scripts e eu dei minha opinião sobre isso.
    "Obrigar" os usuários darem backlink não é legal.
    Já a Sardinha, nunca se defende como uma pessoa adulta que é, na verdade, a senhora que é.
    Eu poderia atirar até duas pedras, uma pra cada um, nunca usei dicas deles, até porque as poucas que vi são dadas para modelo novo do blogger
    E sou um usuário fiel do modelo antigo, as dicas não servem para meu blog, nem os "instaladores" do Compulsivo, já que nele não há esse recurso

    E sobre você citar o ranking para enaltecer a grandiosidade deles, é isso que eu vinha falando
    A posição deles no ranking não é dada somente pelos links direcionados ao blog deles espontaneamente e sim por que "obrigam" aos usuários dos scripts e templates "deles" a dar o backlink nos créditos

    Um abraço

    ResponderExcluir
  22. RT@Compulsivo:quem desdenha, quer comprar :P

    Conforme eu imaginava, o problema do menino é comigo :D

    Paro por aqui. Este blog é bom demais para perdemos tempo com bobagens.

    ResponderExcluir
  23. Já a Sardinha, nunca se defende como uma pessoa adulta que é, na verdade, a senhora que é.[2]

    ResponderExcluir
  24. Tudo a ver! Pessoas como eu, que está iniciando na "blogagem", devem prestar muita atenção nestas dicas.
    "senão" irão padecer da pior coisa da Net: Credibilidade! Eu temo por isso! Mas, tenho visto por aí, blogueiros se achando, se vendo com o "rei na barriga", quando na verdade sequer acordou para a imensidão da Web! Fato é que avalanches de, me perdôem o palavriado, "porcarias" trafegam na rede mundial. Quais conteúdos cada um de nós temos a oferecer? Isso que vemos por aí? Fala sério! Não, não pode ser! Tem que ser mais que isso....tem que ser!

    ResponderExcluir
  25. este post é estupidamente esclarecedor. Os links trazem um conteúdo bem complementar - a Juliana Sardinha, por si só, já dispensa apresentações. Sem esquecer, claro, da "Bíblia" lá do Blosque.

    Tenho Twitter há algum tempo, ainda não me prestei a tentar dominá-lo porque nenhum dos meus amigos têm conta lá. Isso eu preciso resolver logo. Só uma coisa eu acho que é "erro" de todo blogueiro iniciante: a obsessão em tornar-se "grande", como se isso fosse acontecer instantaneamente.

    ResponderExcluir
  26. Diógenes, você escreveu um comentário estupidamente interessante que toca num ponto: blogueiro que "não sai da casca", não se expõe no mercado, mesmo que produza o melhor conteúdo do mundo, vai continuar confinado mal humorados robôs do Google.
    Por este afã de botar um blog e sair convencendo Deus e todo mundo é que a devastadora maioria dos blogs morre estatisticamente em 3 meses. Dos poucos que ficam, a maioria se transforma em morto-vivo.
    Se por acaso alguém fizesse um levantamento dos blogs que emergem da maioria cinza, iria descobrir que TODOS os blogs emergentes são tocados por blogueiros que dominam as redes sociais. Isto é praticamente um axioma.

    ResponderExcluir
  27. É complicado aceitar críticas, ainda que construtivas e inevitáveis. Pessoas como eu, "chela do Blog" (iniciante), como muitos dizem, inclusive aqui, muito que aprender, prestar atenção em muitas coisas e tomar todos os cuidados para "não pisar no tomate", pois o mais certo será conseguir isolamento, chateação e frustração.
    Tenho colhido aqui e estou tentando aprender, muitas coisas que estão espalhadas por aí.
    Este espaço será, com certeza, cada vez mais visitado e frequentado.
    Valeu pessoal!

    ResponderExcluir
  28. Padaquipadali,
    Você está com o espírito certo, todo mundo inicia assim cuidadoso como mineirinho come-quieto.
    Juntando daqui e dali vão surgindo as informações e o mais importante você está fazendo, comentários, que é s maneira mais sensacional de fincar links e se tornar conhecido.

    ResponderExcluir
  29. Não acho que seja uma lei ler o Contraditorium e o Sedentário e Hiperativo, e se eu tiver um Blog sobre fotografias?, do que me interressaria esses dois?, tudo bem que gosto dos dois, mas acho essa uma lei um pouco estranha, afinal, nem todo Blogueiro gosta de um conteúdo mais "Nerd"..

    E também sobre o Knuttz, eu até sei quem é!, mas ñ sei a utilidade de se ter essa informação, pois o Ueba está cada vez mais elitista, hoje em dia o Ueba tá publicando menos Artigos de Blogueiros novos, diferente do Ocioso, que ñ se importa se o Layout do Blog é legal ou feio, o que importa é o conteudo!

    Bom, mas isso vai de cada um né!, eu por exemplo sigo todas as suas dicas, mas ñ acho que as mesmas sejam essencias...

    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  30. Anderson, nada é obrigatório, mas tudo pode ajudar. O Contraditorim é uma espécie de marco e se você gosta do Ocioso, é saudável dar uma olhada no S&H, pois são eles que tocam o projeto. Quanto ao Knuttz, ele está promovendo uma série de mudanças no Ueba que estão aumentando a democratização. Quem, como eu, estava sendo bastante linkado no site, certamente está sendo prejudicado com as modificações, porque o aumento dos Links significa participação em menor fatia do bolo dos cliques diários. Contudo, com certeza, o novo esquema trará maior oxigenação ao sistema e, apesar de eventuais prejuízos no curto prazo, o revigoramento deste grande Fark-like Tupiniquim carreará benefícios a todos.

    ResponderExcluir
  31. @Isaias Malta: é como eu disse, gosto dos dois, mas ñ acho que seja obrigatório lê-los, isso só aumenta o Ego do Cardoso! (que é pequeno ñ??, e quanto ao Uêba, dessa eu ñ sabia (reformulação), vou checar.. valeu pela dica...

    Só pra avisar, eu gosto muito do S&H, mas conheço muito Blogueiro que ñ!

    ResponderExcluir
  32. Ultimamente tenho lido muito sobre estes conteudos de blogueiros iniciantes, porque sou um deles =]
    A sua matéria foi a melhor que encontrei, parabéns.

    ResponderExcluir
  33. baixarjogos,
    A arte de blogar tem um paradoxo inicial, qualquer um abre um blog, mas poucos conseguem dominar os aspectos mais complexos.
    Estes, conseguem superar a barreira estatística dos 3 meses, em que a maioria dos blogs morre.

    ResponderExcluir
  34. Valeu pelas dicas. serão bem usadas.

    ResponderExcluir
  35. “A minha principal dúvida é que eu não sou muito criativa para escrever e gostaria de saber se poderia fazer um blog somente com notícias tiradas de jornais ou revistas nas integras.”
    Não senhora, se você não tem criatividade, veia literária, prolixia, imaginação, oportunismo e uma vontade louca de escrever e ser lida, vá tentar cantar em outra freguesia.


    Onde é que você aprendeu isto? hahaha! isto é no minimo comico!explicame então como funciona o new york times? senão é com base nas informações dos outros! a boa informaçao pode e deve ser divulgada! os blogueiros são corrumpidos pela tentativa de originalidade e no fim só fazem bosta ao tentarem sê-los. O linklog é um exemplo de se "aproveitar" apenas dos outros blogs, publicitando-os e o sucesso do linklog é enorme...

    ResponderExcluir
  36. Tudo bem que é preciso sim ter criatividade, visão, veia literária, etc., para escrever algo de qualidade e que tenha alguma utilidade, serventia e proveito. Mas, sejamos sinceros, se verificarmos "Com Profundidade" o que se escreve, de forma geral, como se escreve e para qual finalidade se escreve, constaremos que há muita Bobagem, Há muita Porcaria, Há muita Coisa Inútil, sem Qualidade, sem Valor Moral e Universal.
    Muita, mas muita coisa que é escrita, falada e expressada pela maioria dos chamados "intelectuais e os sabe-tudo", não passam de preenchimento do "zé linguíça", ego.
    Sim, isso mesmo minha gente!
    Se observarmos bem, com a devida atenção, "enxergaremos" mais do que o óbvio e o trivial da existência humana.
    Como disse Leonardo Boff, "para entender como alguém lê (e também escreve), é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura (e da escrita)sempre uma releitura".

    Ora, com que "olhos e mente" escreve-se e lê-se, hoje???

    Com a mente humana de hoje, o que de fato e o que Realmente pode ser "Criado, desenvolvido e distribuído", e, que seja Indiscutilvemente Útil, Verdadeiro e Agradável?
    "Só coisas da Informática"?
    "Só coisas das Políticas e Religiões"?
    "Só coisas rotineiras e banais"?
    "Só coisas do mundo Tridimensional"?
    É só o que interessa às mente humanas, HOJE?
    Será?
    E os menos favorecidos pelas Leis humanas e 'não Humanas'?
    E os que sofrem por causa da ganância, ignorância, egoísmo e estupidez de alguns?
    E os inocentes, ingênuos, desavisados, os simples???

    Para escrever, por exemplo, algo sobre os seres humanos que atravessam momentos críticos, Hoje, escrever algo de que gostamos ou ainda, algo do que admiramos, é preciso ser criativo, ter veia de alguma coisa, ter cultura, ser intelectual, etc.?
    É?

    Muitos como eu, creem que não!

    Há muita coisa sendo dita, falada, escrita e representada, que não valem o mínimo esforço da leitura!!!
    Nossos olhos, ouvidos e percepções, estão, a cada dia, sofrendo mais e mais, de "estrangulismo do ego-moribundo"! (Para quem sabe Lê, um pingo é letra).

    Levanto a bandeira aqui neste espaço democrático e bem quisto, da "Imparcialidade e da Impessoalidade"!
    Que todos nós possamos expressar nossas idéias e nossa "Visão de mundo", segundo nossas limitações e experiências!!!
    Que a Calma e o Bom Senso Prevaleça!!!

    ResponderExcluir
  37. padaquipadali,
    Muito boas falas indutoras à reflexão, eis o que chamo de minopost, que certamente vale por um post inteiro!

    ResponderExcluir
  38. SALVEM O BLOG DO GUTAO
    DOGUTAOBLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  39. Foi graças ao DicasBlogger, Dicas para Blog, a vocês e outros similares, que estou conseguindo criar um blog. Na verdade, faço isso por que gosto, tô a fim,só isso. Sem maiores pretensões. Mas não posso deixar de dizer que a Juliana, as pouquíssimas vezes que a requisitei em suas postagens, me respondeu prontamente. Aprendi pra caramba e ainda estou aprendendo. Obrigada a todos!!! E a vc em especial, Isaias.

    ResponderExcluir
  40. Mahone, não há de que, Blog é utilidade mesmo e Juliana é supimpa!

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito do post. Foram dicas valiosas antes de começar a divulgar meu blog.

    ResponderExcluir
  42. Muito legal ja estou seguindo vocês e suas dicas.

    ResponderExcluir
  43. Irado! estou tentando seguir algumas dessas, e ja fica aqui o convite pra voces acessarem o meu blog tambem!!

    ResponderExcluir