Páginas

Pesquisar

10 de abr. de 2009

A evolução dos veículos de rodas de pau, do carro de boi ao Hummer.

Carro-de-boi.
Carro de boi

Tradicionalmente os veículos equipados com rodas de madeira são de tração animal, normalmente puxados por bois, que prestam seus serviços de transporte em remotas áreas rurais.

Tuk-Tuk – veículo do tipo DIY (Do-it-yourself).
Tuk-tuk
Os descendentes do carro-de-boi evoluíram até chegarem a este Tuk-Tuk motorizado asiático. Na condição de veículo estilo “faça você mesmo”, ele não deixa a desejar e tem até a capota indispensável para a proteção contra as chuvas torrenciais de algumas regiões da Ásia. O motor parece ser uma enjambração de bomba d’água ou gerador elétrico.

Skoda 100.
Skoda 100

A evolução não para. Até o surgimento da Internet provavelmente não tomaríamos conhecimento desta enjambreca localizada em Praga, capital da República Tcheca. Hoje, ficamos sabendo instantaneamenteque que um cidadão excêntrico do leste europeu resolveu colocar rodas de pau num Skoda.

Provavelmente um carro nesta “configuração” poderia desenvolver no máximo uns 8 Km/h, um pouco além da velocidade da carreta de bois acima. Mesmo não sendo um veículo prático e nem ecológico, o primeiro maluco que passou com uma câmera digital na mão imortalizou a traquitana no seu Blog. Pelos relatos dos moradores das proximidades do Café Slechta (Slavikova 27, Praha 2 – Vinohrady), o carro nunca se moveu e aparentemente está abandonado. Algum engraçadinho pode ter colocado as rodas de madeira para espalhar esta piadinha Google afora.

Hummer, o supra-sumo da arte da roda de pau.
HUMMER roda de pau
Likecool.

Não é todo o dia que aparece um jipe Hummer H3 apetrechado com rodas de Madeira. O estranho carro estacionou na calçada da Academia Real de Artes de Londres e literalmente parou o trânsito. O autor da curiosa façanha, o artista plástico Matthew Harrison declarou textualmente: “isto não é um carro, é arte...”.

Isto comprova que roda de pau além de servir para carro de boi e piada Tcheca, pode emprestar suas graciosas linhas às instalações da arte contemporânea.

7 comentários:

  1. AQUI VI COISAS QUE JAMAIS IMAGINARIA QUE PODECE EXISTIR.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela ajudan que me deu para um trabalho es um amor de pessoa (:

    ResponderExcluir
  3. O que eu queria ra ajuda para o resto do trabalhoo tipo indice e isso

    ResponderExcluir
  4. Mas eu sei qie não podem ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Veja bem que este artigo tem mais intenção satírica e paródia, do que a abordagem fundamentada da evolução dos automóveis.

    ResponderExcluir
  6. Gostei !
    Foi o melhor site até agora ,falando sobre a roda!
    Obrigada ; beijoos ;*

    ResponderExcluir