Páginas

Pesquisar

21 de abr. de 2009

Por que a minha conta do Twitter foi suspensa e fiquei a ver navios? Aviso aos navegantes.

Calma, esta tragédia não aconteceu comigo e espero que não aconteça para você, mas para tanto é preciso que coloquemos as barbas de molho, porque cada vez mais aparecem contas fantasmas que só são listadas na aba de seguidores e foram punidas por cometerem abusos. É interessante saber quais violações que podem fazer evaporar um duro trabalho que tivemos para cativar os nossos seguidores

Depois de alguns meses de atividades no Twitter, caso o seu perfil cresça e receba milhares de seguidores, você se depara com uma situação inusitada: mesmo que alguns dos seus seguidores estejam listados, quando você tenta acessá-los, o sistema exibe a seguinte mensagem:

- desculpe, mas esta conta que você está tentando acessar foi suspensa devido a suspeita de atividades estanhas. Volte para a página inicial, pois não há nada mais para fazer aqui.
... ou, se você é curioso e quer saber porque este perfil foi suspenso, siga este link para saber maiores detalhes.

Como sou curioso, cliquei no link e me deparei com a listagem dos prováveis motivos que podem resultar na suspensão de um perfil. No entanto, o Twiter se reserva o direito de jamais revelar o motivo real da “suspensão”.

Coloquei a palavra suspensão entre aspas porque nunca vi a reabilitação de um perfil suspenso. Acredito que seja um eufemismo a que os administradores recorrem para não melindrar corações e mentes.

1- Uso de scripts ilegais.
Um dia destes aconteceu uma barafunda na twitosfera tupiniquim com gente rodando a baiana às voltas com scripts que multiplicam o número de Seguidores. Alguns perfis confessaram a tramóia e inclusive colocaram o tal script para download. Tais contas que infringiram explicitamente o TOS do Twitter, serão suspensas? Só o tempo dirá. Maiores detalhes sobre os participantes implicados neste embrólio no Goma de Mascar.

2- Criação em massa de contas por um mesmo indivíduo.
Este é um comportamento típico de spammers. Tais criminosos cibernéticos chegam a criar milhares de perfis que passam a ser alimentados automaticamente via rotinas automatizadas (scripts).

3- Roubo de perfis.
Quem não gostaria de pegar o “bonde andando” com um perfil já recheado de milhares de seguidores? Quem se descuida com o uso da sua senha corre um alto risco de perder a sua conta depois de investir tanto trabalho para conquistar seguidores. Precisamos ter muito cuidado quando nos valemos de sites e aplicativos de terceiros que prometem fazer maravilhas, mas exigem os dados de login do Twitter. Quando você usa os clientes do Twitter, necessariamente tem que fazer login via programas de terceiros. A única garantia que temos de não termos nossas senhas roubadas é usar aplicativos autorizados pelo próprio Twitter relacionados na sua página de Downloads.

4- Realização de atividades SPAM.
O Twitter entende como SPAM o envio de material não solicitado através de Updates, ou Mensagens Diretas, bem como a divulgação de correntes, promoções, ou propaganda agressiva de produtos comerciais (exceto aqueles expressamente permitidos).

5- Publicar links que direcionem para sites de phishing, malware, vírus, etc.
Verifique muito bem antes de publicar links para não incorrer inadvertidamente nesta violação. Note bem que a punição só virá diante da insistente reincidência deste tipo de abuso.

6- Um grande número de Blocks disparados contra um perfil deflagram um processo investigativo.
O recurso de bloquear um perfil deve ser usado com parcimônia. Através dele você bane qualquer seguidor da sua lista de seguidores. É a extrema unção do twitter, portanto faça banimentos com cautela e aja assim somente contra as contas que ofendem explicitamente os Termos do Serviço do Twitter. Caso você não goste de uma pessoa, dê unfollow nela e não se preocupe se ela continue te seguindo. O TOS do Twitter não explicita isto, mas pressuponho que eles não vejam com bons olhos aqueles usuários que usam sistematicamente o recurso do Block.

7- Grande número de denúncias de atividade SPAM contra um determinado perfil.
Todas as administrações de grandes redes sociais se valem do recurso estatístico. Como eles não têm condições monitorar individualmente cada usuário, programam um sistema de malha fina que detecte quando uma determinada conta supera um certo patamar de denúncias. Isto se justifica em virtude da ocorrência das denúncias vazias com motivações diversas daquelas que realmente levam a uma punição.

8- Política agressiva de aumento de Following (Seguidos), quando um grande número de pessoas é seguido num curto espaço de tempo.
Você tem que se controlar o se ímpeto inicial de abraçar o mundo via Twitter: de novo o que vale é a estatística, já que o sistema detecta quando um perfil está crescendo de maneira exagerada e fora dos padrões aceitáveis. Uma conta assim corre o risco de gancho, ou estagnação do número máximo de Seguidos.
Por conta da violação sistemática desta diretriz, o Twitter se viu obrigado a impor uma série de limites sobre os perfis.

9- Grande discrepância entre o número de seguidores e seguidos.
A paciência é uma virtude a ser aprendida pelos afoitos por crescimento rápido. Esclarecimento: o desbalaceamento que o Twitter se refere é um grande número de seguidos contrapondo-se a um reduzido número de seguidores, porque de outra forma, os dois perfis milionários do mundo já teriam sido caçadas porque tando o aplusk, quanto o CNNbrk seguem apenas 93 e 6 contas repectivamente.

10- Grande incidência de updates repetidos.
É mais um sinal inequívoco de atividade SPAM.

11- Updates sem texto contendo somente links.
Isto é um sério sintoma de que os updates estão sendo gerados por robôs, que fatalmente denuncia atividade spammer.

12- Publicação de links falsos, ou que criam falsas expectativas nos seguidores.
Quem pratica este tipo de bobagem, caso não tenha a sua conta cancelada, com certeza terá movimentos intensos de unfollows.

13- Roubo de conteúdo alheio, ou seja, fazer re-tweets sem preservar a autoria.
Certamente que a administração do Twitter não tem condições de detectar este tipo de violação do TOS. Punições baseadas neste artigo supostamente acontecem por denúncias de terceiros que detectaram re-tweets do seu conteúdo sem a preservação da autoria. Por isto é importante denunciar os perfis prevaricadores.

Se uma conta estiver incorrendo em um ou alguns dos comportamentos listados aqui, ela poderá ser suspensa para o procedimento de investigação de abuso. Enquanto isto, todos os acessos do perfil investigado serão bloqueados. Quem julgar que foi suspenso injustamente pode mandar um email para suspended@twitter.com com o username e o motivo da suspensão.

Denúncias de abusos do TOS (Termos do Serviço) do Twitter podem ser enviadas por email para copyright@twitter.com
Por: Isaias Malta.

Fonte: Why is my account suspended?

20 comentários:

  1. "O Twiter se reserva o direito de jamais revelar o motivo real da “suspensão”. Igualzinho ao AdSense...

    P.S.: Tá na hora de estrear o template novo. Já estou sabendo, heim... E também, é chato pra caramba comentar nessa nova janela...

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Nossa algums dessa regras são pesadas, veja o Ashton Kutcher, que segue pouquissimos, mas é seguido por milhões...

    E a regra do falso link, uma vez fiz uma brincadeira do tipo"Veja a resposta para todas as perguntas do Decifra-me!", e o link era do Rick!Roll, e um mote d egente achou engraçado! isso depennde do caso...

    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  3. Compulsivo,
    todos eles preferem não abrir a gamela para evitar os processos judiciais... filigranas jurídicas.

    virtualz1,
    Você tem razão, faltou esclarecer um detalhe, o aplusk não fere as diretrizes do Twitter porque eles entendem como desbalanceamento um grande número de seguidos contra um pequeníssimo número de seguidores. Todos os perfis de spammers exibem esta característica.

    ResponderExcluir
  4. @Isaias: Mas é exatamente isso que estou dizendo, o Ashton segue 93 e é seguido por mais de 1 milhão, será que o Twitter ñ deleto pois temn certeza que é o Ashton? (eu tenho!)

    Veja o Twitter dele: @aplusk

    ResponderExcluir
  5. O Twitter se preocuparia com um carinha seguindo 1 milhão de caras e sendo seguido por 6 dúzia.
    O Twitter jamais vai ter certeza de quem é quem, se tivesse um poder onisciente, ele deletaria todos os Fakes.
    Mas, lendo o TOS eu descubro que eles não estão nem aí com os fakes, eles nem exigem que o dono do perfil seja ele mesmo. O que eles combatem é o fato de um usuário ter centenas, milhares de contas.

    ResponderExcluir
  6. Bem...acho que nao serei punida,ando sempre dentro das regras, se bem que eu nao entendo uma coisa, quanto menos eu uso o twitter mais seguidores eu consigo, vai entender??
    E porque uns gringos me seguem, em fim!!
    :)
    Iara

    ResponderExcluir
  7. Iara,
    Bem apanhado esta dos gringos. Enquanto vamos com o coalho, eles vêm com o queijo pronto. Eles entenderam que o uso profi do twitter é ter o maior número possível de seguidores, logo, não se pode fazer distinção de credo ou nacionalidade neste negócio.
    Agora, as pessoas que fazem uso recreativo da ferramenta podem ficar incomodadas com seguidores "nada a ver". Só que o Twitter deixou de ser há muito uma espécie de Orkut miniaturizado. Hoje ele é muito mais professional do que qualquer coisa, derrubando o lema que os seus criadores havia concebido originalmente "o que estou fazendo?".
    Existem umas questões filosóficas por trás do Twitter que são difíceis de assimilar, não tanto pelo lado do entendimento, mas pelo poder que que uma coisinha tão minúscula tem para suscitar tantas discussões sobre os fundamentos da Internet.

    ResponderExcluir
  8. acabaram de suspender o meu twitter estou com muita raiva, pq não era fake nem nada era meu , pessoal! :@

    ResponderExcluir
  9. Jenniffer, você para tentar reaver a conta, você tem que preencher o formulário referido em http://www.blogpaedia.com.br/2009/08/perguntas-mais-frequentes-do-google.html
    E pesquisar minunciosamente que não violou algum dos Termos do Serviço do Twitter. Deve se certificar se alguém que sabia a sua senha não tenha feito coisas malignas (no link acima há uma relação de prováveis causas de suspensão) em seu nome.

    ResponderExcluir
  10. Jenniffer, visitei seu blog e +- suspeito porque a sua conta foi suspensa.Lá formulário altamente suspeito pede para o usuário nome e senha do Twitter? Um nome de usuário e uma senha estão sendo solicitados por http://twitter.com. O site diz: "Twitter API"
    Que história é esta?
    Este é o mesmo procedimento executado pelos golpes de Phishing do Twitter e o serviço suspende qualquer perfil que link sites suspeitos de atividade maliciosa. Eu, hein!

    ResponderExcluir
  11. Meu twitter foi suspenso, e eu nao "violei e/ou desrespeitei" nenhuma das regras.
    Quero meu twitter de volta, o que eu devo fazer ?

    ResponderExcluir
  12. Jessiica, preencha o seguinte formulário para contestar a sua suspensão http://twitter.zendesk.com/requests/new
    ou mande um email relatando o seu problema para suspended@twitter.com

    ResponderExcluir
  13. será que suspenderam minha conta por estava tendo muitos followers em pouco tempo ? /

    ResponderExcluir
  14. Ter muitos seguidores em pouco tempo não é motivo suficiente para a suspensão, já que o Twitter impõe estabeleceu os limites. Será que você não usou scripts, nem deu sua senha para os sites "Get More Followers a Day", nem fez Flood de Replies, nem deu a senha para amigos?
    Se realmente você não infringiu nenhum dos Termos do Serviço do Twitter, pode ser que eles tenham suspendido a conta por engano e mandar uma contestação para eles pode resolver o problema.

    ResponderExcluir
  15. engraçado, eu tentei entrar no twitter e deu isso, agora entrei de novo e abri minha página normal. Porque aconteçeu isso?

    ResponderExcluir
  16. gente está acontecendo comingo igual vc citou acima quando eu abro meu twitter diz que mina conta estar suspensa por motivo de algo estranho alguma coisa assim , não sei o que eu faço fui colocar seguidores e fiz foi perder tudo que já tinha conquistado gente mim ajuda..

    ResponderExcluir
  17. injustamente meu twitter não quer entrar mais
    me ajudem @leandrin96

    ResponderExcluir
  18. o twitter está suspendendo a conta quando se envia 5 mensagens contendo links (não importa o conteúdo). Pelo menos em conta nova é assim. Tomem cuidado.

    ResponderExcluir
  19. Olá, ontem a noite entrei e sai normalmente do meu Twitter, e hoje de manhã fui tentar entrar e disse que estava suspenso.. Será que tenho como recuperar? Se eu recuperar minha conta eu vou peder todos os meus seguidores? Poxa ;\

    ResponderExcluir
  20. Eu fui suspensa uma vez por um semana... Disseram que o motivo foi tweerltar agreesivamente... Eu mandei muitos tweets para um ator americano... A alguma possibilodade dele ter me bloqieado?

    ResponderExcluir