Páginas

Pesquisar

27 de nov. de 2009

Relevância na Internet é gelo na mão.

Todos buscam relevância, mas muito poucos sabem o que é, e poucos logram retê-la.

Em vista da complexidade do assunto, seria mais fácil começar dizendo o que não é, mas como fugir da raia não é o nosso estilo, resta-nos ir direto ao ponto.

Relevância é a capacidade de provocar reações na Internet. Assim, quantificar relevância é uma tarefa complexa devido à sua pouca objetividade.

Para se ter uma ideia do tamanho da dificuldade, basta da uma olhada na fórmula do Ranking dos Blogs Brasileiros 2009:
Para compor a lista, foram usados: Google Page Rank, backlinks do Google e Yahoo, número de assinantes de Feeds, rankings do Alexa e Blogblogs.
Pontos = ((PR*1000) + Google + (Yahoo/100)+ (FeedReaders/10) + Alexa + (Blogblogs*10))/100

Tais números resumem todos os esforços e investimentos que os blogueiros empreendem em anos de trabalhos fadigantes. Para chegar a compor esta listinha, você precisa ter:

Ter ineditismo, qualidade e criatividade.
Você precisa saber escrever fluentemente em pelo menos num idioma e saber ler mais de um. É necessário produzir reflexões que dão um passo além dos seus concorrentes, senão seus leitores vão migrar para eles.

Postar frequentemente.
Quando começa a afluência de leitores simpatizantes do seu trabalho, eles exigem novidades diárias. Principalmente os assinantes de Feeds tem o hábito de dar uma passadinha rápida e muitos, diante a carência de atualizações, cancelam a assinatura.

Fidelizar leitores.
Quem vê um Blog com milhares de assinantes de Feeds, deve saber de que se trata de um trabalho consistente, pois ninguém consegue enganar tanta gente durante muito tempo, exceto o Paulo Coelho.

Conseguir cometários.
O que mais quer um Blogueiro novato são os benditos comentários que sempre tardam. Devido à mudança no perfil dos Blogs, as pessoas preferem se manifestar nas Redes Sociais, ao invés da utilização dos tradicionais Fóruns abaixo dos Posts. Portanto, provocar comentários nunca exigiu tanta paciência do Blogueiro que anseia pelo precioso feedback.

Produzir repercussões.
No momento em que você publica um Post, ele vai para a vitrine porque você o envia aos Sites Agregadores e também porque, eventualmente, alguns leitores o divulgarão nas Redes Sociais. Eventualmente ele será linkado por alguns blogs e copiado por outros...

Suscitar plágios.
A sua relevância será tanto maior quanto mais for plagiado. Note que apenas os Posts mais relevantes são chupados pela concorrência. Quando os plagiadores ao menos dão os créditos, tanto melhor, mas não se iluda, pois a maioria nem se dá ao trabalho de citar a origem.

Conlusão.
Parece simples, mas a tarefa para obter relevância é tão gigantesca, que acaba extenuando os blogueiros, depois de tanto tempo dando murros em ponta de faca. Por força do grau de dificuldade, a sanha do blogueiro se desdobra em pesquisar matérias interessantes, ler e comentar em outros blogs, linkar, acompanhar estatísticas e rankings, participar de redes sociais e... o que é mais importante, produzir seus Posts diários para não deixar a peteca cair.

Leia também o lado irreverente da relevância no Blog [O Fim da Várzea].

3 comentários:

  1. Pois é meu caro Isaias, vc virou meu gurú e aqui estou eu a fazer tudinho que vc manda. Descruzo os dedos apenas na hora de digitar e coçar a orelha, pois a pulga que está atrás dela está me atazanando.

    Se um dia eu chegar lá haverei de colocar nomes de personalidades nas colunas que farei e o seu por certo estará em uma delas.

    Puxa-saquismo à parte - por que voce não precisa disso - são de fato bem úteis suas dicas, mas o diacho é descobrir o que esse povo de meu Deus quer discutir. Vê-se de tudo: futebol, politica, mulher, fofoca... Minha tendencia é falar da alma humana, despertar para ver a beleza da vida. Isso sem filosofias, sem religiões, enfim sem ideologias.Coisa de leigo, coisa de ser humano básico. Mas acho que não está dando certo não.

    A mim me parece que o que o povo quer ver mesmo é o politico adversário ser pego com a mão na massa, o time de futebol do cunhado descer para a segundona e o que tem embaixo da saia da vizinha!

    Grandes abraços,

    Jonas
    www.jotagebece.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caros Jonas e Isaias,

    Vcs são realmente figuraças!

    Aliás Isaias, nem me lembro ao certo como cheguei ao seu blog, mas sei que adorei. As informações são ricas e pertinentes. Ahhh, lembrei, estava pesquisando sobre Spam no Twitter! Mas enfim, assinei o Feed do seu Blog.

    Confesso que me encaixo no seu mais recente post sobre os blogs e seus blogueiros, afinal tenho 7 seguidores fiéis que ainda não me abandonaram, rsrsrs. De fato não tenho nem nunca tive a pretensão de "ser" uma blogueira.

    Comecei até por curiosidade, compartilhando alguns sentimentos e pensamentos. Escrevo para mim... talvez por isso me sinta tão livre de cobranças e resultados, ou talvez eu seja mesmo alienada, sabe lá né?

    Fiquei até surpresa com esse texto dos mandamentos para alcançar essa dita "relevância". Nem em sonho imaginava que acontecesse dessa forma! Quanta competitividade meu Deus!

    Bom, de qualquer forma, fica registrada minha admiração por sua pessoa que imagino, seja interessante e dono de uma mente privilegiada.

    Um abraço,

    Cynthia.

    ResponderExcluir
  3. Cynthia,
    "mente privilegiada" uhú! Nem tanto assim, sou apenas um rapaz latino americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importante e... principalmente, sem TV. Esta ausência sim salva as mentes da maresia intelectual.

    ResponderExcluir