Yes, we can change! Foi o mote da campanha presidencial de Barack Hussein Obama II. A campanha que mais mobilizou a iniciativa individual na história dos EUA, pode ser a mola mestra para reverter o hábito arraigado do hiperconsumo. Assim, ao invés de continuarmos esperando que os grandes manifestem boa vontade nas conferências internacionais contra as mudanças climáticas, seria mais salutar que cada um de nós adotássemos o lema de Obama: sim, nós podemos mudar!
1- Animais vestem sacolas plásticas...
Essa é a pior moda já criada pelos nossos padrões de consumo. Infelizmente, para os animais ela é mortal.
2- animais comem sacolas plásticas...
Os oceanos estão entupidos de partículas de plástico que entram na cadeia alimentar. O homem come animais que comeram animais que comeram plástico e se intoxica com lixo por ser o predador nº 1 da escala zoológica.
3- animais são sufocados pelas sacolas plásticas...
Afinal, quem se importa com a sorte destes pequenos animaizinhos que se enredam em sacolas plásticas descartadas criminosamente nos mais diversos ecossistemas do planeta?
4- até onde irá a nossa indiferença?
Pense nisto na próxima vez que você for à praia chafurdar alegremente nas montanhas de lixo dispostas em cima daquilo que um dia foi areia.
5- Não usar sacolas plásticas é Fashion!
Slogan em voga nos países do 1º mundo: I'm not a Plastic Bag – Eu não sou uma sacola plástica.
6- Como banir as sacolas plásticas descartáveis?
Sendo inútil ficar esperando pela ação de governos corruptos e ambientalmente lenientes, a mudança mais significativa tem que partir da iniciativa individual.
Vídeo publicado no Twitter por Umamutante.
Você na sua cidade pode se sentir vexado em levar suas próprias sacolas, sendo o único a fazer isto. E se com seu exemplo, você consegue convencer pelo menos uma pessoa? Esta certamente produzirá outros frutos e mais outros e assim sucessivamente.
A crise da sacola plástica é feita de preguiça e comodidade. Portanto, acostume-se a levar sempre no porta-malas do seu carro uma boa quantidade de sacolas não descartáveis e a enfrentar a vergonha de ser o único a fazer isto, porém, saiba que a sua atitude estará sendo observada por todos e brevemente outras pessoas poderão seguir o mesmo caminho.
Excelente post...Vamos divulgar!
ResponderExcluirPost mt bom msm!
ResponderExcluirTemos realmente que mudar essa atitude!
Se não vamos ficar que nem o Exemplo 4.
Alias, pq pula do 4 pro 7?
xD
ABçs
Odnan, o erro na numeração foi corrigido.
ResponderExcluirEsqueceu de falar que elas são responsáveis pelo entupimento dos esgotos e as consequentes enchentes nas cidades. Na África do Sul foram proibidas 5 anos atrás.
ResponderExcluirUm supermercado do meu bairro adotou a prática muito interessante de usar sacolas de papel reciclado em substituição às sacolas plásticas. Quem tem mais de 40 como eu sabe que era isso que se usava antes das sacolas de plástico, e com muito sucesso. O papel é biodegradável, se dissolve em água e volta ao meio ambiente de maneira segura. Ou pode ser reciclado de novo :)
ResponderExcluirNo princípio, o uso das sacolas de plástico até fazia algum sentido, pois elas eram mais resistentes que as de papel. Mas a qualidade piorou a tal ponto que hoje elas servem apenas para suficar garças descuidadas.
Seja plástico ou papel, é importante adotar a postura da reciclagem. Ou seja, se for reciclável, não jogar no lixo comum, mas direcionar para as instituições que reciclam. Separar o material reciclável facilita a vida dos catadores e diminui o risco a que eles estão diariamente expostos. Isso vale para sacolas, papel, garrafas plásticas, garrafas de vidro, pilhas usadas, aparelhos eletrônicos descartados, celulares, etc. A propósito: é importante não jogar fora as baterias dos celulares, pois o Lítio que existe nelas pode ser reciclado para fabricar outros celulares, notebooks, veículos elétricos, etc.
http://gilvan.apolonio.com.br
ótimo post ....tbm fiz um a respeito ...
ResponderExcluiré muito importante que as pessoas adquiram conciência em relação a pequenas coisas que podemos fazer e podem fazer uma enorme diferença!!!
quem quiser dar uma olhada e adquirir um pouco mais de concientização de uma olhada no meu post também, vale a pena!
http://locomundojapa.blogspot.com/2009/07/conscientizacaomeio-ambiente-recuse.html
PARABÉNS PELO POST!
Itamar,
ResponderExcluirÓtima iniciativa no seu blog. Por incrível que pareça, mesmo que todos saibamos dos males causados pelas sacolas descartáveis, os políticos corruptos continuam flutuando na ilha da fantasia de Brasília só preocupados permanentemente com eleições.
Procurem no YouTube por Canvas Bags por Tim Minchin!
ResponderExcluirMuito bom post. E agora eu ouvi falar de uma bactéria que transforma açúcar em plástico orgânico ou seja, ao invés das centenas e centenas de anos para sumir um saco plástico o mesmo some em cerca de um ano por ser orgânico. Agora é só trocar todos os plásticos por esse ai da bactéria.
ResponderExcluirMesmo que surja uma maneira viável de degradar as sacolas, resta um problema: temos que reduzir o volume do lixo, reduzindo o consumo. O R da Redução é o mais nobre e problemático dos três R's - Redução, Reutilização e Reciclagem.
ResponderExcluirhttp://www.blogpaedia.com.br/2009/02/reduza-reutilize-recicle-assuma-os-3rs.html
Usar sacolas é coisa do passado e muito inconveniente,já o saco de papel se dissolve na chuva e aí as compras vão pro chão,falei tudo isto por experiência própria,estamos no século XXI temos soluções mais apropriadas como o bioplástico e correlatos que são biodegradáveis e custam em torno de 30% mais que o saco comum de plástico,mas se for massificado vai acabar custando o mesmo que esse.É uma sugestão...
ResponderExcluirqueridos
ResponderExcluirSe deixarmos de usar sacolas plásticas não teríamos que voltar a usar sacos de lixo?
Bom, eu pego menos sacolas no mercado, por exemplo: coloco as frutas em apenas uma daquelas sacolinhas transparentes, e outra p as verduras. Na hr de passar no caisa é só tirar e pesa individualmente. E depois uso as sacolas em casa para colocar o lixo, assim evito comprar sacolas de lixo. E uso todas. Separo o lixo reciclável do orgânico, é super fácil!
ResponderExcluirParabéns pelo Post!
ResponderExcluirO saco de lixo é um problema à parte. Este sim deveria ser obrigatoriamente biodegradável.
ResponderExcluirAtualmente existem várias alternativas para o plástico petróleo baseado,acredito que o bioplástico é a mais interessante,convido você e quem ler este post a visitar o meu blog, http://bioplasticnews.blogspot.com , lá você verá que o problema levantado nesta matéria tem solução, "Os bioplásticos".
ResponderExcluirAbraços..
Décio,
ResponderExcluirMuito educativo o seu Blog, visitei e recomendo.
Gostaria muito de aderir a essa consciência ecológica, mas me deparo com outro problema: como descartar o lixo??? O orgânico principalmente...
ResponderExcluirA melhor destinação ao lixo orgânico seria fazer compostagem.
ResponderExcluirtemos q mudar isso !
ResponderExcluirPRECISAMOS FAZER UM TRABALHO QUE É DE DEBATE E AINDA É A FAVOR DAS SACOLAS PLASTICAS.
ResponderExcluirPRECISAMOS DE AJUDA!!!
Na Itália, os fabricantes de sacolas plásticas simplesmente exigiram que o governo definisse o que é uma sacola plástica.
ResponderExcluirA partir daí, começaram a fabricar sacolas com um modelo diferente daquele definido pelo governo e a lei "não pegou" totalmente.
Aqui só se pensa em proibição, daqui a pouco não poderemos utilizar mais nada, pois tudo pode ser mal utilizado ou causar poluição.
Porque não se dá prioridade aos processos de reaproveitamento do lixo criando usinas imensas de beneficiamento do lixo como existem em países desenvolvidos?
Talvez porque contrariam interesses financeiros de grandes grupos, etc. etc. etc. ...
Eles dizem que a população quer este projeto? Será? Mas quem?
Todos que conheço são contra, então há alguma coisa estranha nisso!