Páginas

Pesquisar

11 de jan. de 2010

Todo o feijão-com-arroz que um Blog deve ter.

Quem abriu um Blog, num determinado ponto acaba se perguntando: por que os leitores não aparecem? Então, aí vai a primeira lição: existir é fácil, o difícil é aparecer na Internet e atrair milhares de visitantes. Com a democratização da informação, a facilidade da abertura do Blog mascara a via crucis necessária para fazê-lo ir à tona.
Trate bem o Coração do seu Blog.

A razão do fracasso da maioria dos Blogs é que os Blogueiros não se dedicam a pesquisar nos Metablogs o feijão-com-arroz mínimo necessário que um Blog deve ter para aspirar um lugar ao sol. Desconfio de Blogs que não apresentam TODOS os itens da lista abaixo, e olha que ficamos só no basicão do feijão com arroz, sem chegar ao bifinho e muito menos na salada.

Os itens em vermelho são de importância capital.

1- Banner e código.
Os Blogs devem obrigatoriamente disponibilizar um Banner e o código correspondente para que os Blogs simpatizantes e parceiros possam linka-lo.

2- Caixa de Pesquisa.
Não oferecer uma opção de pesquisa dentro do Blog em local privilegiado é um erro capital. Também avalio muito mal os Blogs que configuram a caixa de pesquisa para pesquisar na WEB. Ora, se eu quiser pesquisar no resto do planeta, posso perfeitamente usar qualquer um dos buscadores existentes.

3- Formulário de Contato.
Blog que não oferece um modo de contato com seus leitores, sinceramente, ainda não disse para que veio.

4- Gadget de separação por assuntos/marcadores.
Uma das maiores preocupações dos Blogueiros deve ser a disponibilização de mecanismos para facilitar a busca e a localização dos seus leitores. Assim, ter uma robusta hierarquização de assuntos é fundamental.

5- Janela de arquivo do Blog.
É mais uma forma do visitante se achar num Blog. Acho útil este gadget porque ele mostra a linha de tempo do Blog.

6- Exibir a data dos Posts.
Blogs que omitem a data dos Posts, ladinamente tentam surrupiar a obviedade ululante: falta de atualização.

7- Atualização.
Um Blog só tem razão de ser quando é bem atualizado, de preferência quando recebe pelo menos um post novo por dia. O Blog nasceu com o caráter diário e ninguém tirará isto dele.

8- Respeito à ordem cronológica do Weblog.
Às vezes me deparo com Blogs que tentam fugir da lógica original do antigo Weblog, que se caracteriza pela exibição dos posts em ordem cronológica inversa. Para tanto, eles transformam a página inicial numa miscelânea caótica, na tentativa de camuflar falta de atualização. Portanto, não gosto de Blog tentando virar Site estático.

9- Inscrição de Feeds.
Todo o Blog deve oferecer as duas modalidades de assinatura de Feeds: via Feed Readers e também o envio de Feeds via email. O número dos assinantes reflete a força de um Blog.

10- Domínio próprio.
Ao cabo de um ano, se o seu trabalho tiver sucesso e você ainda não registrou o próprio domínio, saiba que algum gaiato já deve ter feito o trabalho sujo. Então, urge registrar o mais cedo possível a sua marca, antes que um aventureiro o faça. Nem vamos falar de hospedagem paga, porque o Blogger oferece a opção de continuar hospedado lá, gratuitamente, só fazendo um redirecionamento para o novo domínio.

11- Penetração nas Redes Sociais.
Não acredito num Blogueiro que não tem Twitter. Além disto, nunca é demais ele ter alguma participação em outras Redes Sociais, Orkut, Facebook, para poder aproveitar outras oportunidades de inserção.
Aqui vai um pulo do gato: você quer saber qual Rede Social produz links mais rapidamente no Google? Participações do Yahoo!Respostas, o que é uma oportunidade de ouro para os Blogs iniciantes aparecerem rapidamente no maior buscador do planeta.
Mistérios da fé: por incrível que pareça, as atividades no Orkut não rendem links no próprio Google, que é o proprietário dessa rede.

12- Divulgação nos Sites Agregadores de Links.
Não há como fugir do trabalho extra do envio de Links aos principais Agregadores: Ocioso, Uêba, Linklog, BombaNet, Colméia, Link-Me, Woblinks, etc. O blogueiro safo não deve ficar eternamente à espera dos beneplácitos do deus Google.

13- Layout customizado.
Mais cedo do que tarde, o Blogueiro deve abandonar o layout/template padrão que todo mundo usa e partir para um layout customizado para o seu formato e necessidades. A melhor designer do Brasil para a plataforma Blogger, sem dúvida é a Ariane do Templates para o Novo Blogger.

14- Imagens e vídeos ilustrativos.
A linguagem do Blog deve ser rápida e divertida. Por isso, tanto não acredito em Blogs que postam textos profusos e maçantes, como também não respeito os Blogs que só postam imagens escassamente legendadas por frases imbecis. Como sempre, o melhor caminho é a linha do meio, como o fio da navalha.

15- Hospedagem paga de imagens.
Se é certo que os Blogs não devem praticar o pecado do hotlink, ou seja, publicar apenas o link para a imagem hospedada em outros Blogs, também é esperável que o Blogueiro não dependa de contas “Free” em servidores de imagens. Portanto, pague pelo menos um dos servidores disponíveis para evitar o desconforto do cancelamento do serviço por estouro de banda ou de quota de armazenamento.

16- Linkar outros Blogs.
É triste chegar num Blog que não linka ninguém. O desprezo pelos congêneres longe de agregar, afasta os leitores formadores de opinião.

17- Links das fontes.
Um dos primeiros itens que salta aos olhos quando visito um Blog pela primeira vez é a qualidade dos seus links. Como você não pode reinventar a roda todo o santo dia, a maioria da sua produção é feita em cima do trabalho dos outros, estabelecendo relações, fazendo releituras, criticando, apoiando, resumindo, aprofundando, etc. Para isso, é imprescindível fornecer as fontes e referências, e abandonar o medo mesquinho dos leitores fugirem do seu Blog.
Mas cuidado lá! É incompetência ou malandragem linkar só a página principal das fontes. É fundamental linkar a página exata onde está o assunto em pauta e torná-lo clicável através do código de hiperlink.
Os Blogs que não publicam hiperlinks, também não creditam backlinks para os seus Blogs fontes.

18- Um bom português, sim senhor!
Quando você abre um Blog, pode se arrepender de ter matado as aulas de português. Em todo caso, mesmo que o Blogueiro seja mais um subproduto do fracasso educacional brasileiro, ele deve dar um jeito de se expressar corretamente no idioma pátrio. Lembre-se de que se a sua única língua é o enrolêz, você perderá seus leitores estrangeiros que usam mecanismos automáticos de tradução, pois imagine o seu português atravessado transliterado para o árabe!

19- Conteúdo próprio.
Depois que falamos da caixa de bombons, vem o mais importante de tudo. Conteúdo é o suprassumo, o diferencial e a atividade fim dos Blogs. Enquanto a imprensa tradicional reproduz sistematicamente informações compradas de agências de notícias, os Blogs expressam opiniões e produzem conteúdo personalizado. Pelo menos é isto que desejamos e observamos nos Blogs mais renomados da Blogosfera: conteúdos inéditos, pertinentes interessantes, bem escritos, bem fundamentados, bem ilustrados, etc.

Conclusões.
As facilidades da abertura de Blogs nas plataformas gratuitas existentes pode subverter a real verdade “verdadeira” das grandes dificuldades por trás da sua manutenção.
Vejamos alguns sinais que comprovam esta triste realidade:
- mais de 90% dos Blogs morre até os 3 primeiros meses de vida;
- portanto, a maioria dos Blogs tem existência de morto-vivo;
- a maioria dos Blogs do mundo tem menos de 1.000 visitas/mês;
- a maioria dos Blogs do mundo tem menos de 1 comentário/dia;
- a maioria de Blogs do mundo se limita a plagiar e/ou a kibar conteúdos alheios;
- todos os Blogs de Downloads não produzem conteúdo algum, já que se limitam a publicar redirecionamentos a Servidores de Arquivos;
- donde conclui-se que produzir conteúdo próprio é uma raridade no nosso meio.

Caso o seu Blog já tenha todos os ingredientes básicos do feijão com arroz, é hora de combater a subnutrição bloguística variando a dieta, pois neste meio competitivo quem menos corre, voa.

29 comentários:

  1. Não estou tão mal assim, tenho meu blog apenas 1 mes e gosto sempre de melhora-lo mesmo não entendo quase nada de programação. O que falta no meu blog que eu vi que vc citou são as categorias.

    ResponderExcluir
  2. ihhhhh então iara está ferrada, vejamos:
    1- Banner e código.

    Não tenho, nunca tive vontade de ter, também acho desnecessário, porque?? ja percebeu que hoje em dia quase nao se usa banners?? usam-se mais o blogrol, até porque é mais usado em casos de troca de links, eu nao faço isso, meus favoritos, sao escolhas minhas.

    3- Formulário de Contato.
    Desnecessário, meu email tá lá, é suficiente.

    4- Gadget de separação por assuntos/marcadores.
    Isso só é valido pra blogs nao pessoais, que tratam de tecnologia, filmes, series, templates e metablogs, um blog pessoal, é PESSOAL, eu nao entro no blog do cardoso e procuro por, sei lá, "meus desabafos", nao entro no seu blog procurando por "mulher pelada", porem, eu entro no blog da Ariane e procuro por "2 colunas" porque o blog dela tem diversidades.

    10- Domínio próprio.
    Nao me convenceu, penso que se voce quer viver do seu blog vai adiante, se deseja se divertir, qual o problema de nao ter?


    12- Divulgação nos Sites Agregadores de Links. Desisti disso no primeiro ano, cansei, voce precisa descobrir o que voce deseja com seu blog, eu decidi por ter amigos, leitores, visitantes?? pra que? pra virar uma juliana sardinha?? (ou seja, ficar tao preocupada com trolls, mentirosos e usurpadores de conteudo e esquecer a real existencia de blogar??) nao, eu passo.


    Yessss meu blog é uma raridade, pois Iara publica conteudo tão meu, que ninguem nunca plagiou!!! auauauauuauaa!!!

    Grande 2010 Isaias.
    Att
    IARA

    ResponderExcluir
  3. Iara,
    - email já é uma forma de contato, ou seja, estás dentro;
    - Banner - uma vez eu usava o tal do blogroll, mas como é um Gadget pesado que onera o tempo de carregamento do Blog, desisti;
    - Domínio próprio - ninguém respeita blog que não tem domínio próprio, pergunte para o Noronha;
    - Categorias - mesmo assim me sinto perdido num Blog que não me dá hierarquização de assuntos;
    -Agregadores de links - realmente, tais sites não linkam conteúdo pessoal;

    No mais, aqui neste Blog a sua palavra conta muito mais do que a voz estridente dos trolls.

    ResponderExcluir
  4. Eita meu caro Isaias, voce me deu um monte de lição pra casa. E tudo que eu perguntei é onde passa o onibus para o blog perfeito.

    Mas tá bem vá lá que seja. Vou tentar fazer tudo tim-por-tim e se não der certo volto aqui e reclamo. E tenho dito.

    Grandes abraços meu chapa.

    www.jotagebece.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Excelentes dicas!

    Acho que também é importante a criação de uma página contendo um pouco sobre a vida da pessoa que escreve. Acredito que dá mais credibilidade ao blog criando um relacionamento mais íntimo com o visitante.

    Grande abraço! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Michel, um SOBRE é sempre interessante para se saber sobre a proposta do Blog e dados dos autores.

    ResponderExcluir
  7. Boas informações para quem tem ou pretende criar um blog.

    ResponderExcluir
  8. achei muito interessante seu artigo Isaias , desde que comecei com essa loucura de blogar , virei um viciado ,seja na busca de melhorar os meus artigos , aumentar visitas e fidelizar os visitantes.Confesso que tenho quebrado a cabeça pra entender e criar um blog de qualidade..Todas estas coisas que vc indicou procuro faze-las..e assim sei que este artigo , não abre este espaço..Mas gostaria que vc visitasse meu blog e me desse uma mão..orientando o que falta ..ai o endereço http://extremecine.blogspot.com/
    valeu !

    ResponderExcluir
  9. André,
    Você derrapou feio no percado mortal do Template. O seu está uma zorra total tanto no Firefox e pior no Internet Explorer. Aparecem coisas sobrepostas e o tempo de carregamento medito pelo site Webwait é de 34,4 segundos! Talvez por causa das imagens muito pesadas. O desejável seria algo em torno de 5s. O Internet Explorer acusou erros de script na página.

    ResponderExcluir
  10. Eu detesto blogs com teplates que não geram uma página HTML para cada post, e como se isso não bastasse, não organizam as postagens por assunto. Assim fica muito difícil de consultar e fazer o link das fontes.

    ResponderExcluir
  11. Gostei das dicas... Sempre procuro me aprimorar, apesar de não ter muito conhecimento técnico, estou sempre buscando formas de melhorar...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Uai sô! Não saiu meu comentário ontem não?? Oxi vou tentar repeti-lo.

    ô Isaias vc me deu foi um monte de lição pra casa. E eu só perguntei onde passa o onibus pro Blog Perfeito, meu!

    Mas tá bem, tá bem. Vou fazer tudo tim-tim por tim-tim e se não der certo eu volto aqui e reclamo. A culpa será sua.

    Obrigado rapá e grandes abraços.

    Jonas

    ResponderExcluir
  13. Ó eu de novo! Prezado Isaias tem algum passo a passo de como se coloca formulario de contato no blogger. Eu ja moontei o formulario em wufoo.com e tenho o codigo e tudo mais, mas não consigo colocar no blog.

    Fiz um post novo e ele aparece mas fica junto com esse formulario de comentários, é estranho né?

    grandes abraços

    Jonas

    ResponderExcluir
  14. Jonas, certamente o formulário do Wufoo ocupa um post normal, mas não tem como desativar o formulário de comentários do Blogger.

    ResponderExcluir
  15. Isaías meu brother...Obrigado pela dica valiosa..eu já suspeitava disso...o erro capital do template..Constava o carregamento demorado do slide e também de um arquivo de javascript dos posts resumidos , por isso quando acessado,demorava muito pra carregar..e também um menu de abas no rodapé do blog..Por fim troquei o template..e foi dificil conseguir um que satisfizesse as minhas necessidades, mais encontrei fiz adaptações ,e o ajustei ..Agora falta um detalhe..eu navego pelo firefox..e preciso ver como será sua visualização no ie..mas taí ..depois se vc poder da uma confirida..agradeço..

    ResponderExcluir
  16. André, melhorou muito mais ainda acusa erros no IE
    Caractere: 9
    Código: 0
    URI: http://extremecine.blogspot.com/

    Mensagem: Objeto esperado
    Linha: 672
    Caractere: 9
    Código: 0
    URI: http://extremecine.blogspot.com/

    Mensagem: Objeto esperado
    Linha: 713
    Caractere: 9
    Código: 0
    URI: http://extremecine.blogspot.com/

    Mensagem: Objeto esperado
    Linha: 754
    Caractere: 9
    Código: 0
    URI: http://extremecine.blogspot.com/

    Mensagem: Objeto esperado
    Linha: 795
    Caractere: 9
    Código: 0
    URI: http://extremecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Isaias mais uma vez obrigado por disponibilizar este espaço , para duvidas e solução de problemas sobre um assundo tão útil como este.

    Só gostaria de saber uma coisa,você mencionou os erros de script acima mas poderia me definir exatamente aonde se encontra esses erros?

    Seria complicado atender todos os navegadores, e por uma pesquisa que fiz dos visitantes que acessam o meu blog , a maioria utilizam o firefox 3.0 e IE6 ,então preciso ajusta-lo para uma melhor visualizaçao a estes dois navegadores a principio..

    No firefox o qual utilizo a visualização esta perfeita..
    Agora uma outra questão;esses erros de script do ie compromete a visualizaçao do blog, ou só aparecem na tela ?

    gostaria que você me ajudasse e me orientasse especificamente que erros são estes e como concerta-los sem mudar o template..porque mudar o template dá um trabalhão..
    existe alguma coisa imcompleta que não aparece ?

    ResponderExcluir
  18. André, o IE está se embaralhando com o contador de posts: contadorPosts=contadorPosts+1;
    Mas, mostra a página normalmente.
    No Firefox não está aparecendo aquele widget central, fica em branco.

    ResponderExcluir
  19. Isaias estou utilizando o firefox 3.5.7 e pra mim esta tudo visivel o erro ocorre no firefox 3.0 mas não consigo identificar qual o erro do script,esse widgets é o slide ..eu segui o script da Ariana http://templatesparanovoblogger.blogspot.com/2009/02/colocando-um-slide-no-blog.html

    Dá uma olhada e me diga se o erro realmente é do script ou se realmente o navegador é instavel..
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Se você está armazenando o script no Dropbox é a maior fria. Há muita instabilidade neste servidor "free". A solução é incorporar o script da slidebar no código do template, fiz isto com os meus, assessorado pela Ariane é claro.
    Quanto aos erros de Script no IE, você tem que debugar a variável contadorPosts.

    ResponderExcluir
  21. Isaias tem como você me passar o seu msn ?Pra gente vê isso,porque preciso resolver..não to conseguindo!

    ResponderExcluir
  22. André, vou falar sinceramente, este assunto foge da minha alçada. Não presto assistência direta aos blogueiros, pois me roubaria tempo de produção no Blog. A pessoa mais capacitada a resolver os seus problemas e a criadora do seu Template, a Ariane. Você entra em contato com ela através do formulário de contato do TNB e vocês poderão chegar a um bom termo.

    ResponderExcluir
  23. 14 dos 19... acho que chego lá!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito! Bem, meu blog não tem de longe os requesitos, mas pretendia já ajeitar aos poucos. Pelo menos tenho conteúdo próprio xD

    ResponderExcluir
  25. Kah,
    ninguém come um elefante inteiro! Então, é bom parti-lo em pedacinhos, ou seja, ir aos poucos estabelecendo metas e cumprindo-as.

    ResponderExcluir
  26. 1 post por semana é pecado em blog de assunto pessoal?

    ResponderExcluir
  27. Vamos dizer assim, que não seja pecado quando o objetivo de manter o blog não é a monetização.

    ResponderExcluir
  28. Essa Blogosfera é um mundo curioso !!!
    Eu tô adorando conhecer, adorei esse post!

    Como blogueira iniciante, deixo aqui meu link:
    http://danielaborgesfisioterapeuta.blogspot.com/
    Bjo
    Dani

    ResponderExcluir
  29. tem gente que matou o 16 kkkkkkkk

    ResponderExcluir