1- Gibraltar - uma avenida atravessa a pista.
A cidade de Gibraltar tem o único aeroporto internacional do mundo onde você, depois de aterrissar, pode ir caminhando até o centro da cidade, distante cerca de 500 metros. Mas as comodidades param por aí, porque a turbulência provocada pela formação rochosa a 400 metros da pista provocam sérias sacudidas nos aviões. A bizarrice deste aeroporto fica por conta da pista curta em uma cidade espremida entre montanhas, o que tornou imperativo que uma avenida atravessasse-a, por onde trafegam os veículos normais da cidade nos intervalos entre pousos e decolagens.
2- Funchal, Ilha da Madeira - pista suspensa com área de escape zero.
Com a pista ladeada de um lado pelo mar e pelo outro a montanha, a curta pista do aeroporto de Funchal foi encompridada por uma espécie de ponte para atingir o comprimento de 2.700 metros. Tal ponte, que ganhou a menção de uma das obras de engenharia mais notáveis do século XX, tem 180 colunas e 70 metros de altura.
3- Barra, Escócia - o aeroporto mais bizarro do mundo que não tem pista!
A placa avisa textualmente: Aeroporto Barra – Fique fora da faixa de areia quando a biruta estiver funcionando, pois o aeroporto está ativo. [Wikipédia]
A grande bizarrice deste aeroporto é que ele não tem pista. O outro aeroporto no mundo que tem condições semelhantes está localizado na Ilha Fraser, Austrália. Em virtude da ausência de asfalto e lâmpadas sinalizadoras na pista-praia, quando as condições climáticas pioram, os moradores deixam os faróis acesos ao longo da praia para orientar os pilotos. Uma luz na torre de controle avisa aos transeuntes quando um avião está prestes a chegar para que eles fiquem atentos à biruta e liberem o trecho de praia a ser percorrido pelo avião.
4- Lukla, Nepal - pista inclinada encravada na montanha.
O famoso aeroporto de Katmandu localiza-se a 2.700 metros acima do nível do mar. Como é normal nas regiões montanhosas, ele tem uma pista curta de 527 metros de comprimento por 20 metros de largura e uma inclinação de 11º. Em uma das cabeceiras se eleva um pico de 900 metros, enquanto à outra termina num despenhadeiro. Apesar das condições severas, o aeroporto é extremamente movimentado nas estações de subida ao Monte Everest.
5- Narsarsuaq, Groelândia - pista inclinada fustigada por turbulências.
As condições climáticas da Groelândia, por si só são extremamente severas a maior parte do vento. Poucos pilotos têm condições de pousar lá, uma vez que enfrentam a pista inclinada, sinalização escassa e grande turbulência ocasionada pelo Fiorde localizado num dos lados. Neste artigo do piloto Paulo Pinto ele postou uma foto tirada da cabine durante a aproximação final num pouso em pleno inverno. É ver para crer!
6- Courchevel, França - a pista de pouso com a topografia mais bizarra do mundo!
Esta pista merece o título de mais bizarra do mundo. Além de inclinada em 18,5º, ela é sinuosa. Suas operações se limitam a vôos privados durante a temporada de esqui. Veja os vídeos de pousos e decolagens nesta pista no Youtube para entender o perrengue.
7- Adak, Ilhas Aleutas, Alasca, Estados Unidos - é lá onde nascem os ventos!
A placa do terminal de passageiros de Adak explica o motivo pelo qual este aeroporto figura nesta lista. Nele deveria estar escrito “Welcome to Adak, Alaska Home of the Winds” (Bemvindo ao Alasca, a morada dos ventos). Pelo visto, metade da placa voou longe, daí pode-se entender muito bem o motivo.
Este lugarejo localizado no fim do mundo, está num conjunto de ilhas que é uma espécie de projeção do continente americano em direção à Ásia, possui o aeroporto mais a oeste dos Estados Unidos. Quem acompanhou nos anos 70 o seriado televisivo Jeannie É Um Gênio soube que a punição máxima para o Major Nelson e sua trupe seria uma transferência para as Ilhas Aleutas. Ora, os militares retratados no seriado eram da aeronáutica, logo, o destino deles seria passar o resto dos seus dias mofando no desolado campo de aviação de Adak, cercados por todos os lados de águias de cabeça branca (Bald Eagles).
O aeroporto foi usado pela Aviação da Marinha dos EUA de 1942 até 1997. Desde então, ele se tornou um aeroporto civil. A principail característica que fustiga pousos e decolagens é o vento predominantemente atravessado em 30º e rajadas que chegam a superar os 100 Km/h. Acrescido a este ingrediente, há o complicador da falta de visibilidade crônica. Às vezes o avião é obrigado a ficar circulando por horas acima da ilha, até encontrar uma brecha no denso nevoeiro e aterrissar rapidamente.
8- Lugano, Suiça - o aeroporto no fundo do balde!
A melhor metáfora para o Lugano é a do fundo do balde, uma vez que ele está rodeado de montanhas, um lago e castigado constantemente pelos fortes ventos alpinos. Algumas linhas comerciais operaram nesta localidade até que o organismo de controle da aviação suíça descobriu que o ângulo necessário para fazer a aproximação estava fora dos padrões aceitos internacionalmente. Assim, desde então, os vôos comerciais foram suspensos, mas o aeroporto ainda opera com vôos privados.
9- Shimla, Índia - o aeroporto mais "aéreo" do mundo!
Uma localidade que tem névoa cerca de 100 dias por anos e está situada a mais de 2.000 metros acima do nível do mar, tem todos os ingredientes do perigo. Acrescido a isto há a armadilha topográfica da pista ladeada por um despenhadeiro de um lado e uma montanha do outro. Por causa destas condições, somente pequenos aviões Dornier-228 de 18 lugares continuam a operar neste aeroporto.
10- Wellington Internacional, Nova Zelândia - o aeroporto Porta-Aviões!
Bastante similar ao aeroporto da ilha de Hamilton em muitos aspectos, o Wellington parece um porta-aviões. Ele é ladeado de montanhas e ambas as cabeceiras terminam em mar. Este cenário é bastante cruel com os pilotos nos dias de forte vento de través, algo semelhante ao que acontece nos vídeos de pousos com vento cruzado no aeroporto de Hong Kong, China. As impressões dos pilotos que pousam lá são de comparar a experiência a um pouso num túnel de vento.
Por: Isaias Malta.
Via [Terra], [Jauted]
muito bom! Olhando esses aeroportos da uma adrenalina só!
ResponderExcluirInteressante... Pensando bem, meu negócio é terra firme mesmo!!!
ResponderExcluirFaltou os de SP...
ResponderExcluirAh cara, é de longe os 10 aeroportos mais perigosos do mundo. Existem outros muito mais bizarros que deveriam ter entrado nesta lista. Na minha opinião, por exemplo, o aeroporto de Tegucigalpa, Honduras (http://www.youtube.com/watch?v=v_z5HtME9n8) é 100 vezes pior que o aeroporto de Funchal. Para um piloto, esta pista de pouso não gera nenhum risco em condições climáticas normais. Já o exemplo q eu citei, o cara precisa praticamente encostar uma das asas nas montanhas para conseguir o rumo correto.
ResponderExcluirMas opinião eh q nem (_*_), não eh mesmo...cada um tem o seu!
Não quis apavorar ninguém com este post, na real eu adoro voar e gostaria de experimentar cada uma destas jóias raras, principalmente o das ilhas Aleutas. Huhuahaha.
ResponderExcluirSinceramente, diante das pistas de pouso casca grossa por aí, os nossos aeroportos brasileiros são soft. Talvez algum aqui e ali seja mais punk, tipo o da ilha do Marajó onde os aviões pousam numa rua comum, o nosso relevo e as nossas condições meteorológicas são bastante mansos.
Thanatos:
ResponderExcluirEu tive o cuidado de fazer uma atualização e citar apenas os aeroportos ATIVOS. O aeroporto de Tegucigalpa foi desativado e ativado novamente em caráter provisório, segundo o texto da fonte citada:
"Also worth mentioning is that, yes, indeed, flights are being allowed into TGU. After a crash at the airport earlier this year, Honduran President Manuel Zelaya ordered all flights diverted to Palmerola Air Base, north of Tegucigalpa. But on July 7, Toncontin was reopened to commercial flights because the military installation still wasn't ready to handle passengers."
A mesma coisa acontece com o aeroporto da ilha Saba, atualmente ele tem um "X" na pista.
Eu fiquei impressionada..jà estive em Gibraltar e achei que ñ poderia existir aeroporto mais bizarro....enganei-me
ResponderExcluirPorèm em gibraltar temos à oceano atlantico e a direita mar mediterrâneo e a vista de cima do aeroporto è lindìssima!
Aline Moretto
TDOS OS AEROPORTOS SÃO FANTASTICOS, E PRA PILOTO QUE TEM SANGUE NO OLHO.FALTARAM ASPISTAS DOS GARIMPOS DA AMAZONIA.
ResponderExcluirolá pessoal,fantástico este video,quero dizer que na decada de 80-eu voava um cessna 182-skyline-nos garimpos de ALTA FLORESTA,onde faziamos pousos e decolagens em pistas curtissimas abertas em clareiras na mata,passavamos roçando a copa das castanheiras,e as vezes com excesso de carga,muitos pilotos não conseguiam uma boa decolagem e se espatifaram na mata. veja APIACÁS-MT.E PISTA DO CABEÇÃO-MT-onde o ouro era farto e o perigo também.
ExcluirAs pistas do interior da Amazônia, por razões óbvias da maioria delas ser ilegal, são muito pouco documentadas. Elas fazem integram processo de degradação da floresta, que é o precursor do desmatamento.
ResponderExcluiresqueceram do santos dumont? pista relativamente curta, área de escape = baia de guanabara.
ResponderExcluirPena que o Santos Dumont tenha apenas a "curteza" como drawback, talvez o grande senão seja o "banho" nas "cristalinas" águas da baia.
ResponderExcluirbahhh xiru faltou o aeroporto de ushuaia tah loko akele lah eh uma viagem tb...
ResponderExcluircara, eu vi um video no you tube de um aeroporto que bem no começo da pista tem uma praia e uma avenida movimentada
ResponderExcluirno video o AVIÃO BOEING CRUZOU A AVENIDA (JURO), MUITO BEM MENOS QUE 4 METROS DE ALTURA.
QUE AEROPORTO SERÁ ESSE?
Joe Dorneles,
ResponderExcluirProvavelmente você está falando do aeroporto da ilha, uma possessão holandesa, de Saint Martaan. http://www.loucosporaeromodelismo.com.br/2009/09/saint-martin-loucura-total/
Cadê o aeroporto de congonhas?
ResponderExcluirCaro Isaías, há poucos dias assisti a um doc no History (ou Discovery, não me lembro bem) falando sobre os 10 aeroportos mais difíceis do mundo, alguns dos quais estão aqui no seu post, e outros daqui não foram mostrados lá. Mas, fantástico, mesmo. O que mais me encabulou, mesmo, foi o de Katmandu, se não me engano, o Lukla, próximo ao monte Everest. Está aqui, em seu post. Cara, aquilo lá é adrena pura. Mostraram um vídeo, no documentário, onde mostra um avião que acabara de se acidentar ao fazer o aproach. Culpa do piloto que, mesmo avisado pelo controlador, insistiu em pousar sob nevoeiro, o que lá é constante. Não alcançou a altura da pista e acabou batendo contra o paredão. E foi ele o único sobrevivente. Terrível, mas fantástico. Abrs.
ResponderExcluirMozart, melhor ainda seria acompanhar ao vivo o pouso num desses, da cabine de comando!
ResponderExcluiradorei este site por isso se nao se importar gostaria de dar algumas informacoes:aeroporto inter. de sant maarten- por mim um dos aeroportos mais perig. do mundo,os avioes praticamente pousam na praia, muito bizarro.aerop.de juancho e. yrausquin(saba,antilhas holandesas),ice runway(antartida),entre outras
ResponderExcluirpor favor me responda
ResponderExcluirFelipe,
ResponderExcluirsuas contribuições são bem vindas! Pode mandá-las para blogpaedia@yahoo.com.br
Gostei do primeiro é o mais radical
ResponderExcluirFANTÁSTICO amigo Isaías, só faltou as siglas dos aeroportos para voar no FSX.
ResponderExcluirAlguém sabe de todos? se souberem, favor postar aqui.
Att.
Cmte. K.
Aeroporto do Funchal de longe, dos mais perigosos!! Existem bem piores!!
ResponderExcluir