Páginas

Pesquisar

11 de set. de 2008

A fantástica casa Disco-Voador!

Uma casa projetada pelo lendário arquiteto Americano John Lautner, tornou-se um dos marcos da cidade de Los Angeles. Ela foi construída em 1960 e tem até nome, Chemosphere ou Malin. Sua descrição mais plausível é que ela se assemelha a um objeto voador não identificado, um OVNI, flutuando ao longo das colinas de L.A.

A casa Malin participou das locações do filme Testemunha de um Crime” e do cenário do vídeo game “Grand Theft Auto: San Andreas”.
Trata-se de uma construção redonda com oito lados – octágono em formato de prato.

Uma Reforma e restauração foi feita no ano de 2000 pelos arquitetos Frank Esher e Ravi GuneWardena.

Antes da reforma, a casa se encontrava em estado decadente.


Foi feita uma reforma completa e a restauração da incrível concepção de John Lautner de 1960, por encomenda dos novos donos, os editores alemães Benedikt e Angelika Taschen, que incluíram a restauração e a reconstrução da mobília original, assim como os acabamentos.

Também foram restaurados os painéis de madeira das paredes e a ardósia em padrão irregular do piso.
A modificação mais sensível em relação ao projeto original foi a substituição dos trilhos de alumínio que permitem o deslizamento das portas e a retirada das barras de separação dos vidros das janelas.

Vista das colunas arqueadas de madeira.


A eliminação das molduras verticais, barras e colunas não essenciais para a sustentação, criou uma transição sem obstáculos entre o interior e o exterior, reforçando a primazia dos elementos estruturais originais.
Vista do quarto: é interessante notar que a disposição arquitetônica da casa em círculo, com 100% janela ao redor, estimula a orientação dos objetos para fora: o posicionamento da cama é o exemplo disto.
Quando você estiver subindo uma das ladeiras de L.A. e ao longe avistar um objeto luminoso flutuando acima da vegetação, não estranhe, é a surpreendente Chemosphere surgindo na paisagem.

Links Relacionados:
Site da fundação John Lautner.
Site do escritório de arquitetura responsável pela reforma.
A casa Chemosphere na Wikipédia.

3 comentários:

  1. Que legal! Parece a casa dos Jetsons!

    ResponderExcluir
  2. Esta casa tb foi locação para o primeiro filme das Panteras. (a Drew cai da janela desta casa ao desviar do tiro dado pelo mocinho, que se revela vilão pouco antes)

    ResponderExcluir
  3. ardósia foi fornecida pela Ardósia Paraopeba -MG Do Brasil.www.ardosiaparaopeba.com.br

    ResponderExcluir