Páginas

Pesquisar

10 de set. de 2008

O Spyware Doctor parou o meu computador!

Instalei o Spyware Doctor da PcTools, que vem dentro do pacote do Google de programas gratuitos e o bandido simplesmente parou um Notebook.

Enquanto o meu computador, que faz uso pesado de Internet, tem o Kaspersky Internet Security Instalado, um combo com Firewall, anti-vírus, anti-spware, anti-spam, tudo junto, no Notebook da minha esposa resolvi passar para uma solução mais “light” em termos de custo.
Como solução de anti-vírus, resolvi adotar o Avira – um notável programa gratuíto, leve e confiável que tem rodado muito bem no Notebook Twinhead N23 PA AMD Athlon XP-M (LV) 2000+ 518 MHz com 352 Mb de Memória RAM.

Porém a vida não é completamente maravilhosa com os antivírus gratuitos – o Avira da Antivir não tem proteção contra spywares. Eu sabia que o Google disponibiliza um pacote de aplicativos grautitos sob o nome do Google Pack que vão desde o Skype, até o Norton Security Scan que só faz varredura de vírus e não tem proteção em tempo real e o famigerado Spyware Doctor.
O Spyware Doctor™ Starter Edition promete na página do Google:

• Detecta e remove spywares, adwares, trojans e registradores de chaves;
• Inclui programação e atualizações inteligentes para proteger seu PC.

Lindo, beleza pura! Instalei o cramulhão, configurei bem direitinho a sua proteção “Inteligente” em tempo real e fui dormir. Na manhã seguinte a minha esposa foi consultar alguma coisa na Internet e reclamou que o seu notebooquezinho estava “pintando a tela com bico de pena”, ou seja, tinha ficado leeerrrrdo, muito lerdo.

A pau e corda consegui executar o gerenciador de tarefas e verifiquei que o Spyware Doctor estava sugando mais de 90% de recursos do sistema! A única decisão possível era desinstalar o vampiro de notebooks. Tive que desligar o computador “na marra” apertando o botão de on/off até ele se apagar.

Reiniciei o computador em modo de segurança com a tela F8 e tive a surpresa de que mesmo neste modo o notebook continuava super lento. Consegui a muito custo encerrar a execução do programa a partir da barra de tarefas e finalmente desinstalei o vampiro.

Moral da história: vou continuar com o Avira e me defender com o tosco anti-spyware do Windows, o Defender. Como Firewall, vou confiar no fraquinho do Windows e de vez em quando passar o Norton Security Scan do Google Pack, assim como o ComboFix, e o Malwarebytes.

Para quem tem um mar de RAM e um processador da NASA, pode usar tranquilamente o Spyware Doctor, porque é considerado um dos melhores anti-spywares da praça, senão o melhor.

Veja as referências sobre o Spyware Doctor no fórum do Linha defensiva.

Vários Reviews sobre o Sypware Doctor no Baixaki, uns a favor e outros contra.

Link do fabricante do Spyware Doctor – Pctools

Nenhum comentário:

Postar um comentário