Páginas

Pesquisar

5 de set. de 2008

Top 10 dos filmes mais toscos de todos os tempos.

Meu critério principal foi ir além da mera ruindade. Por isso, ficaram de fora da minha lista filmes reconhecidamente ruins tais como Armageddon, Batman & Robin-1997, A Gostosa e a Gosmenta, Gigli, Who's Your Caddy, Ben & Arthur, etc. Assim, imbuído da intenção de peneirar pela tosquice e a bizarrice das produções, peguei alguns da lista dos 100 piores do IMDb, enquanto outros foram tomados de outras listas. Mas uma coisa é certa, todos eles receberam a avaliação unânime de piores de todos os tempos.

1- Plano 9 do Espaço Sideral (Plan 9 From Outer Space) – Ficção Científica (1959).

Um filme do gênero trash, filmado em poucas semanas com baixíssimo orçamento. É um daqueles filmes que de tão ruim, se tornou Cult, pois passou a ser aclamado como um dos piores filmes de todos os tempos. O diretor Ed Wood nunca chegou a vivenciar a anti-fama do seu anti-filme, por ter morrido antes. Não obstante, ele considerava o Plano 9 como sua obra prima, tida por ele como o seu Cidadão Kane pessoal.

O roteiro aborda alienígenas que ressuscitam os mortos, usando um mecanismo chamado Plano 9, com o objetivo de dominar os vivos, mas com um objetivo nobre: evitar a destruição do sistema solar pela bomba Solobonite, que seria desenvolvida pela humanidade num futuro próximo. Se os humanos não fossem detidos, ameaçariam todos os planetas civilizados.

2- The Beast of Yucca Flats - Horror (1961).

Na cena de abertura um assassino estrangula uma mulher que está a ponto de entrar no chuveiro, sugerindo que é um tarado disposto a abusar do corpo morto da vítima. A identidade do assassino jamais será revelada e nunca mais será retomada na sequência do filme. Tal cena, na realidade, foi adicionada depois do filme feito, apenas por um capricho do diretor Cardoza, que adorava cenas de nudez.

O filme não teve captação de som. Portanto, a narração e as vozes e alguns efeitos sonoros foram adicionados no pós-produção. Para evitar que defeitos de dessincronização se tornassem evidentes, quando os personagens falam, seus rostos nunca são captados de frente ou não são vistos claramente devido à escuridão ou à distância. Da mesma maneira, quando as armas são disparadas, seus canos nunca aparecem, presumivelmente pelos mesmos problemas de sincronia de som.
Durante as cenas de tiroteio, vários personagens são feridos mortalmente. Inexplicavelmente, pouco depois eles reaparecem como se nada tivesse acontecido.

3- Papai Noel conquista os Marcianos (Santa Claus Conquers the Martians) - Ficção Científica Trash para crianças? (1964).

Se fosse imperativo escolher apenas UM pior filme de todos os tempos, este seria, com certeza, um candidato imbatível. Tenha a paciência de assistir o vídeo acima e entenderá o porquê.

A história se passa em Marte, onde o Rei Marciano está preocupado com seus filhos que vêem muita televisão terráquea. Até que elas vêem uma entrevista do Papai Noel, onde ele apresenta a sua fábrica de brinquedos no Pólo Norte. Um oráculo marciano alerta que as crianças de Marte estão com seu futuro ameaçado porque eles não brincam, já que as brincadeiras e a educação são transmitidas através de máquinas. Então, a única saída é conceder liberdade de expressão às crianças e para tanto, eles capturam o Papai Noel e o levam para Marte, para que ele fabrique os brinquedos que vão mudar o destino do mundo infantil daquele planeta. Felizmente o Papai Noel se salvou e o filme ficou na terra para que tomássemos contato com um dos piores filmes de todos os tempos.

4- Monster A Go Go – Ficção científica (1965).

Principais desqualificadores: falta de continuidade somada a uma imbecil falta de finalização.
O roteiro versa sobre um astronauta americano que desaparece misteriosamente de uma cápsula espacial no seu trajeto em direção a terra. O astronauta é aparentemente trocado, ou transformado num grande e radioativo monstro humanóide. Um time de cientistas e militares é escalado para capturar o monstro, que são bem sucedidos até certo ponto, quando o deixam escapar novamente. Contudo, nem a captura e nem a fuga nunca são mostradas – tais eventos são informados pelo narrador que atua desde o início.

5-As mãos do Destino (Manos: The Hands of Fate)– Horror (1966).

Se não é o pior filme do universo, pelo menos, deve ter sido o mais barato e o que tem mais cortes. O Manos foi o resultado de uma aposta entre o produtor e o roteirista sobre a possibilidade de se fazer um filme de horror com um magro orçamento de dezenove mil dólares.
A tosquice é que no filme foi usada uma câmera de 16mm, operada manualmente e que só podia carregar rolos de filmes de 32 segundos. Isto levou a uma edição bizarra e incomum, com cortes de cena realizados em freqüência absurda. O som somente foi dublado no final, não pelos atores originais, mas por 2 ou 3 dubladores, que chegou ao absurdo do produtor Warren ter dublado simultaneamente um policial e personagem com quem ele conversa.

6- O ataque dos Tomates Assassinos (Attack of the Killer Tomatoes) - Ficção Científica (1978).


Quem não conhece este filme, verdadeiramente ainda não bebeu nas entranhas sanguinolentas de um dos piores filmes Trash de todos os tempos. Ele trata de horror, de pessoas sendo atacadas... hilariamente por tomates. As resenhas são unânimes em apontar a famosa cena inicial, em que uma dona de casa é atacada por tomates ao som da trilha sonora, composta de uma falsa propaganda publicitária.

7- Troll 2 – Horror (1990).

Tentando repetir o sucesso de Gremlins e Goulies, o roteiro de Troll descamba para uma paródia, misturando contos de fadas, gnomos e adolescentes em crise existencial. Mas o que mais chama atenção é o efeito devastador causado pelo magro orçamento, onde qualquer tentativa do filme de superar os clichês típicos do realismo fantástico classe B, esbarra na falta de recursos para executar até os truques mais simples, canalizando o filme para o esgoto do lugar-comum das produções absolutamente execráveis.
Contudo, desde os primeiros frames, em razão do tom grotesco que se impõe, o terror tentado pelo roteiro dá lugar a boas gargalhadas, em função da tosquice generalizada.

8- Anus Magillicutty – Comédia de humor negro (2003).

O filme orbita em torno do personagem Anus, um obcecado por álcool e sexo. A história é a jornada de Anus para ocultar um cadáver.
No final de 2005, início de 2006 o Anus obteve o número 1 no ranking de filmes da Internet, o que quer dizer que ele recebeu as mais baixas avaliações dos internautas. Uma crítica da revista State Press considerou este filme como o pior de todos e desta forma, ele passou ser vendido desde aquele então, com os produtores aproveitando a pior nota para fazer marketing, incorporando-a ao poster do filme.

9- Turcos no Espaço (Turks in Space - Dünyayı Kurtaran Adam in Oglu), (2006).

Desfrutando da bela posição de 28º na lista dos piores filmes do IMDb, o “Turcos no Espaço” recebeu a seguinte resenha de um internauta turco: “Foi o pior filme que eu tive paciência de assistir até o fim. É inacreditável que esta coisa seja um filme, ele é realmente um lixo, acreditem-me! Você não consegue classificar este filme em nenhum gênero, a não ser que consiga perceber alguma ação, alguma ficção científica, ou alguma razão para rir. A única coisa que resta é sofrer, portanto, acho que o único gênero cabível para ele é Sofrimento. Não se consegue perceber nenhum vestígio da cultura turca, já que a trama não pode ser cultura alguma. Esta coisa não representa o pensamento do nosso povo e acredito que qualquer estrangeiro que veja o filme, vai odiar os turcos. Recomendo encarecidamente a todas as pessoas que não vejam esta porcaria.”

10- Zombie Nation – Horror (2007).


Poderia haver algo pior do que ver este pedaço de imbecilidade do diretor Ulli Lommel? Sim, vê-lo outra vez. Os aficionados pelo cinema de horror podem se impressionar com a capa e levá-lo para casa para assisti-lo na placidez do seu lar, mas... se dão conta de que cometeram uma terrível estupidez. Até o filme da Paris Hilton (A gostosa e a gosmenta) aparecer na praça em 2008, o Zombie Nation encabeçava a lista dos piores do site IMDb (Internet Movie Data base).

Quem passou pela péssima experiência psicológica de tê-lo assistido, relata que as terríveis atuações, o roteiro nulo e a precariedade técnica servem para criar um clima de tortura psíquica intensa, em que o espectador se prende a tela mais por não acreditar, do que por um encantamento zumbi que o mantenha colado na cadeira.

10 comentários:

  1. Deu até vontade de ver esse Zumbie Nation ahsuahsuash. E Tomates Assassinos aparece na lista e o Camisinha Assassina não?

    ResponderExcluir
  2. Plan 9 from outter space é um clássico dos trash! Ele conta ainda com Bela Lugosi, ator famoso por interpretar o Drácula! Um filme que deveria estar na lista é "Fome Animal", um dos filmes mais tosco (e engraçado) que eu já vi na vida! E a direção é de um dos maiores diretores da atualidade, o mesmo do premiadíssimo "Senhor dos Anéis", Peter Jackson!

    ResponderExcluir
  3. Faltou o do Adam Sandler: "Os excêntricos teanembaums" ou coisa do tipo

    ResponderExcluir
  4. O mounstro do armario não foi citado, tambem foi curto em termos de orçamento.

    ResponderExcluir
  5. É claro que me deu ganas de colocar outros, mas quis me restringir ao Top 10. Logicamente que todas as sugestões adicionais serão bem vindas!
    Fome Animal
    Os Excêntricos de Tenenbaums
    O Monstro do Armário
    Deve ter muito mais...
    Foi muito lagal saber que o Peter Jackson já fez tosquice, ainda mis porque considero os 2 filmes restantes da trilogia como algo muito tosco em relação ao enredo do livro de J.R.R. Tolkien.

    ResponderExcluir
  6. Filmes muito antigos tadinhos

    hehehe esse Zombie Nation acho onde? uhahuauhauhah

    ResponderExcluir
  7. A galera que estiver afim do Zombie Nation, pode baixar neste torrent do Mini Nova:
    http://www.mininova.org/get/1415059

    ResponderExcluir
  8. Fome Animal eu gostei, ri demais vendo este filme, especialmente na seqüência em que o cara sai para passear com o bebê.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei de O ATAQUE DOS COGUMELOS ASSASSINOS. É bizarro, mas é legal.

    ResponderExcluir
  10. Lucas, acho que são tomates...

    ResponderExcluir