Páginas

Pesquisar

29 de dez. de 2008

Top 10 melhores teclados de computador.

Listar o Top dos teclados esbarra na multiplicidade de gostos dos usuários. Alguns amam de paixão os teclados ergonômicos, enquanto outros preferem os de desenho tradicional. Alguns se matam pela Logitech, enquanto outros são fãs incondicionais dos modelos assinados pela Microsoft.

Mas, não há dúvida de que o importante item para transformar a vivência com os computadores numa experiência agradável é um teclado que atenda plenamente às exigências fisiológicas e operacionais dos usuários.

Tanto o mouse, como teclado têm o poder de transformar a vida cibernética num prazer renovado, ou numa tortura que termina no hospital. Estou falando dos problemas de saúde resultantes do desenvolvimento de doenças resultantes de vícios posturais, as famosas lesões nos tendões das mãos provocadas por esforços repetitivos (LER).

Portanto, investir mais do que 20 reais, que é o custo dos teclados mais vagabundos disponíveis no mercado, pode se tornar A diferença ao longo dos anos entre continuar saudável ou adquirir uma doença crônica, incapacitante e incurável.

Procurei buscar na listagem abaixo trazer a maior variabilidade possível em termos de fabricantes e aplicações, optando por modelos que estejam no mercado, exceto o Modelo M da IBM que mereceu o TOP 1, em razão da sua reconhecida posição hours concours depois do seu lançamento em 1984.

1- Microsoft 4000 Ergonômico.
Desde que comecei a usar um teclado ergonômico, me apaixonei por eles. Quem lida o dia inteiro com um teclado de computador acaba descobrindo qual é a melhor postura das mãos e, indubitavelmente, os teclados partidos ao meio proporcionam o melhor ângulo para os pulsos, que ficam retos, ao contrário dos teclados retilíneos onde você é obrigado a dobrar os pulsos, o que termina acarretando a síndrome do túnel de carpo.
O excelente teclado ergonômico da Microsoft tem um defeito, o de funcionar exclusivamente com portas USB. Ele não é compatível com adaptadores para porta PS/2.

2- Maltron 3D Ergonômico. O Maltron é um teclado que pode figurar tanto no Top dos melhores, quanto no Top dos teclados mais bizarros do mundo.
A fábrica garante que com este teclado você não terá qualquer problema de tendinite, já que ele não exige nenhuma torção do pulso. O preço é o seu único defeito – 490 dólares lá fora. Contudo, o meu pensamento é o seguinte: se alguém adquiriu terríveis sintomas por conta de lesões por esforços repetitivos e não quer deixar de usar o computador, a compra do melhor teclado ergonômico do mundo é um investimento na saúde.

3- Saitek Eclipse II - para gamers.
Como não podia faltar na lista um teclado voltado para os gamers e este é um belo acepipe para a gurizada ligada em jogos que gosta de ter os melhores gadgets desenhados especificamente para este fim. Ele vem equipado com backlight de teclado configurável para azul, roxo e vermelho. É um teclado bastante robusto que transmite um bom feedback tátil e a sua operação é completamente silenciosa.

4- Razer Lycosa - para gamers.
Outro teclado voltado para os gamers, o Razer Lycosa é dotado de um toque suave que facilita o disparo de armas virtuais semi-automáticas. A iluminação do teclado é um grande recurso para rodadas de jogos noite à dentro. As três opções de cores do backlight configuráveis via touch-pad sensível.
Uma das desvantagens é que ele requer duas portas USB para se conectar, necessárias se você quiser conectar no próprio teclado o headfone e microfone. Outro ponto desfavorável é que mesmo durante o dia, se o backlight azul não estiver ligado, os caracteres das teclas ficam praticamente ilegíveis.

5- Das Keyboard - para geeks.
Este teclado produzido na Alemanha é o que apresenta a melhor mecânica da atualidade, depois da extinção da lenda Modelo M da IBM. Ele segue a linha de robustez e simplicidade do Modelo M, inclusive produz o famoso CLIC quando uma tecla é acionada. Voltado para a área furiosa dos Power users de computadores, poderíamos dizer que este teclado é a bem-vinda reencarnação do legendário Modelo M da IBM, que deixou tantos órfãos entre os geeks.

6- SteelSeries 7G -para gamers profissionais. Este é o melhor!
O 7G é mais um teclado voltado para o público gamer que chega a rivalizar em alguns aspectos com as características profissionais do Das Keyboard.
Seu ponto forte é o recurso do buffer-system, que aceita dezenas de cliques, sem que ocorra estouro de buffer de teclado. Isto aumenta incrivelmente a agilidade nos jogos e não desperdiça os movimentos dos jogadores extremamente rápidos. Por conta disto, o 7G é o teclado que oferece o maior número de ações por minuto do mundo! Além de oferecer baixíssimo tempo de resposta, a sua mecânica é de uma robustez incomparável.
Seu preço não chega a ser uma pechincha, 150 dólares para ser mais exato. Os seus recursos são bastante semelhantes aos oferecidos pelo Razer Lycosa, mas o acionamento das teclas é um tanto ruidoso.

7- Logitech DiNovo Wireless - para aplicações multimídia.
Uma excelente opção para um teclado sem fio e uma alternativa ao teclado da Apple, é o DiNovo da Logitech. Disponível em duas versões para os Macs e PCs, ele tem controles para o player de músicas, um mini trackpad e um interessante controle sensitivo de volume. Seus principais problemas são a falta de um teclado numérico e o espaço que ele toma na mesa do computador.

8-Phantom Lapboard - para usar em qualquer lugar.

Agora é a vez relacionar um teclado voltado para a parafernália computacional portátil. O Phantom foi criado para ser usado no colo, sofá, trem, ônibus, avião, sem que você tenha que abrir mão de uma superfície lisa para operar o mouse. Para quem não abre mão de um teclado e mouse de verdade, mesmo estando em trânsito, é uma boa pedida. Apesar de ser uma opção trambolhosa para as viagens, talvez ele confira maior flexibilidade para as pessoas que gostam de usar computador em posições mais confortáveis, tais como no sofá, cama, etc.

9- Optimus Maximus - ele é o máximo!
Caso você tenha muito dinheiro para queimar num teclado, mais de 3 mil reais, encomende já o seu Optimus. As teclas de função são equipadas com displays OLED, que permitem a você customizar para cada uma delas o seu próprio ícone luminoso. Acredita-se que este é o futuro dos teclados, se eles não forem substituídos por outra interface inteiramente revolucionária.

10- IBM Modelo M, para geeks saudosistas.
Considerado o melhor teclado de todos os tempos, o fusca dos teclados, o modelo M foi lançado pela mesma empresa que fabricou o pior teclado de todos os tempos, o que equipava o pior computador de todos os tempos: o PCJr.
O grande forte do Modelo M é a sua parte mecânica, praticamente indestrutível, e feedback de ruído que ele dá ao usuário – a afundar do dedo na tecla provoca um CLIC e a liberação, um CLAC.

Quem quiser conferir o funcionamento do campeoníssimo dos teclados, é só dar uma olhada no vídeo disponibilizado pelo blog Cybervida.
Autor: Isaias Malta

Fontes:
Eight Best Computer Keyboards.
The Best Keyboard You've Ever Typed On.
What’s The Best Computer Keyboard On the Planet?
IBM Model M: The Best Computer Keyboard Ever.
Maltron Ergonomic 3D Keyboard.

23 comentários:

  1. Eu tenho usado um da Logitech, wireless, junto com o Macbook, e é o melhor teclado ever que já usei...
    E esse da IBM, que faz o clic e clac, me faz relembrar o passado! hehe

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse SteelSeries 7G!
    É muuuuuuuito bom *___*

    ResponderExcluir
  3. q merda de lista, cade Logitech G15/G19?

    ResponderExcluir
  4. É um dos melhores teclados do Mundo para GAmers ele não põe.."

    ResponderExcluir
  5. O belo teclado do meu PS/1! Durou uns 10 anos!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, este negócio é indestrutível, nunca mais a indústria cometeu um delírio destes.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal achei uma barganha!!



    Eu estava procurando cadeiras ergonomicas e acabei achando o site www.idepot.com.br, são vendedores da flexform, Uma exelente marca tanto quando ou melhor que a giroflex ou alberflex, melhor que a aeron, que é importada e neste site custam super barato, se vc pedir orçamento eles dão super descontos além do preço do site que já estão baixos até 40% de desconto. Comprei uma cadeira bacana com todas regulagens por R$250,00 com frete gratis e em 4x sem juros.

    Eu acho que foi um bom negócio.

    A um ano uma similar de uma marca chamada Marelli móveis para escritório,ela quebrou em 6 meses,e a garantia não cobria.Na alberflex a garantia era de 12 meses, também não vou arriscar de novo. Né

    Ainda ganhei 5 anos de garantia pela Flexform!

    ResponderExcluir
  8. Q Logitech, steelseries, td um bando de bosta, esse site ta td errado, vcs são um bando de burros pq vcs julgam um teclado bom por ser bonito, mas não tem nada nesses bonitões (antigosting, memória interna, profiles configuraves, ...) hahahahaahaha, olha o melhor teclado do mundo (sem discussão) é o Razer Tarantula (da RAZER) e não tem nem discussão, ele tem td: antigonsting, memória interna (32KB) 10 hotkeys programáveis, qualquer tecla pode ser retirada e trocada por outra (por uma chavinha que vem com o teclado), 100 profiles configuraveis (5 dentro do tarantula) tem dock para o abajur razer battlelight.....
    Então gente, vocês precisam de levar em consideração as tecnicas do teclado, e nao de ser bonito.
    Pensem nisso, se vocês quiserem ver o tarantula é so entrar no site na Razerzone (www.razerzone.com) e razer é a MELHOR marca para accessoprios de computador (teclado, mouse, mouseopad, headset) e isso tambem não tem discussão.
    Então voces tiram o cavalinho da chuva falando é os melhores teclados do mundo são da Logitech, Microsoft pq não é!!!!
    Então, já falei, levem em consideração a parte técnica não de ser bonito, o tarantula é bonito também mais eu ti vevando em consideração a parte tecnica que é a parte certa de se classificar o melhores do mundo!!!!

    ResponderExcluir
  9. Rogerio:Tenho Um teclado da marca IBM Modelo kb-7953,Nao cheguei a Ter a Esperiencia com o modelo M ,Mais pelo que eu pude vivenciar com esse modelo que Tenho...
    Que Teclado faz bastante diferença principalmente para game maniacos como eu!
    Otimo Poste

    ResponderExcluir
  10. vei, o n°1 eh mt F0D4.. necessito ter ele for me! k :3

    ResponderExcluir
  11. vao tomar no cu seus nerds

    ResponderExcluir


  12. Há 2 possibilidades de não fazer diferença ao se possuir o teclado comum, na situação de não se utilizar este teclado plano ou se digitar somente com 1 dedo de cada mão.

    RECOMENDO PROFUNDAMENTE O TECLADO ERGONÔMICO COMO O DA MICROSOFT 4000 ou LITEON TIPO SK6000 ou LEADERSHIP MODELO 3090, preferencialmente com a datilografica correta, ou seja, mesmo quem ainda não fez o curso de datilografia ou digitação também deve usar o ergonômico, pois a posição dos pulsos fica em linha reta e não dobrados.

    Eu quase fiquei aleijado (2 braços) por D. O. R. T. e consegui me curar porque ao conhecer o ergonômico simplesmente joquei fora (reciclagem) todos os teclados da minha empresa e substitui por ergonômicos, na época teclados LITEON SK6000.

    TENHO OPINIÃO BASEADA NA MINHA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE QUE TODOS OS TECLADOS PLANOS DEVERIAM TER SUA PRODUÇÃO PROIBIDA, POIS CAUSAM PREJUÍZOS AOS TRABALHADORES, EMPRESAS E PREVIDÊNCIA SOCIAL.

    Talvez em breve – 2013 – me torne importador legal para revenda no Brasil destes maravilhosos teclados ergonômcios devido aos seus projetos inteligentes e comprovadamente eficientes e eficazes.

    Um abraço.
    Engº Bara Piá de Andrade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão logo você tenha os teclados, estou interessado num. Comunique aqui a forma de compra. Uso um ergonômico padrão português da Leadership, mas já está bem velhinho.

      Excluir
    2. Bom dia, Caro Isaias Malta!

      Só vi sua mensagem agora.

      Por coincidência mandei fazer cotação de preço para compra de teclado MS 4000 com uma importadora aqui de Curitiba.
      Farei em breve o teste de demanda para ver a viabilidade econômica de abrir minha própria importadora.

      Enviarei mensagem a você assim que tiver o preço para entrega aqui em Curitiba ou outra localidade no Brasil.

      A propósito, quanto ao adaptador de USB / PORTA PS/2 (p/computadores antigos) existe plug para vender nas lojas de informática, pois tenho 1 exemplar, inclusive com o diâmetro pequeno igual ao plug inverso PS/2 / USB.

      Um abraço.
      Luiz Cláudio - eng.luiz.claudio.andrade@gmail.com

      Excluir
  13. Vc tem alguma dica de como comprar teclado?
    Porque é o seguinte: o meu estava muito barulhento. Fui numa loja e experimentei alguns. Acabei escolhendo um slim bem silencioso. Trouxe pra casa e só depois de umas 2h é que me dei conta da dificuldade em me adaptar.
    Estou errando demais na digitação, tendo que voltar várias vezes pra corrigir.

    As teclas são muito juntas e não estou mais sentindo NENHUM prazer en digitar. Nem sei se a loja aceita devolução, pois fiquei lá um tempinho testando e podem até achar que sou cara de pau depois disso. O fato é que estou odiando este teclado. É a primeira vez que adquiro um teclado tão trabalhoso de se digitar. Paguei R$45,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não gostou, você tem até 8 dias para devolver a mercadoria e pegar outro, a loja não pode se recusar, de acordo com o código do consumidor.

      Excluir
  14. Bom dia, Caro Isaias Malta!

    Acessei agora este site e sugiro que compre o teclado ergonômico Microsoft 4000 no link abaixo (clique em "Mais Opções" com VALORES MENORES DO FRETE para a compra de 2 ou 3 teclados).
    Comprei 2 teclados e testemunho que são "obras de arte", com apoio macio, teclas silenciosas e na disposição correta para digitação.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473232318-microsoft-4000-teclado-natural-ergonomico-cfiowirelessusb-_JM

    Detalhe: poderá ser adicionado além do frete mais impostos.
    Eu paguei os 2 teclados e frete. Chegaram em Curitiba em 18 dias após a postagem.

    Ainda não pude fazer o teste de demanda para a possibilidade de abrir importadora.

    Indicarei primeiramente para quem digita corretamente, ou seja, sem olhar o teclado por ter curso de datilografia ou digitação.
    No meu caso digito aprox. 260 carac./minuto em inglês ou francês e > 320 carac./minuto em português.

    Link para medição de velocidade em vários idiomas:
    http://10fastfingers.com/typing-test/portuguese

    Um abraço.
    Luiz Cláudio - eng.luiz.claudio.andrade@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Caro Isaias Malta!

    Software e Drivers de instalação do Natural Ergonomic Keyboard 4000:

    http://www.microsoft.com/hardware/pt-br/b/natural-ergonomic-keyboard-4000-for-business/5QH-00001#support

    Detalhe do Padrão AT (Estados Unidos Internacional):

    Para o CARACTERE "Ç" (C CEDILHA) deve-se clicar em "apostrofo" (tecla ao lado direito da posição do "Ç" no padrão ABNT) e depois a letra "C".

    Memoriza-se as posições dos caracteres:
    ; e :
    ' e "
    ` e ~
    6 e ^

    O tempo para a adaptação ao padrão internacional É INFERIOR A 7 SEGUNDOS, podendo-se ter alta produtividade imediata para quem tem curso de digitação ou datilografia.

    Um abraço.
    Luiz Cláudio.


    ResponderExcluir
  16. pior lista do mundo, vai no ml e coloca teclado e bota o maior preço

    ResponderExcluir
  17. MÉTODO QWERTY x DVORAK (sugiro a leitura dos meus comentários anteriores)

    O método QWERTY foi desenv. p/diminuir a eficiência na digitação pela limitação das máquinas de escrever que engatavam as varetas dos caracteres na digitação rápida.

    O método DVORAK foi desenv. para aumentar a eficiência na digitação, sendo hoje o mais indicado, pois não existe limite humano p/a veloc. de digitação usando-se computadores, especialmente se for com teclado verdadeiramente ergonômico, como o Natural Ergonomic Keyboard Microsoft 4000 - https://www.google.com.br/search?q=natural+ergonomic+keyboard+microsoft+4000&espv=210&es_sm=122&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=F8CLUoWSCKajsQSW04CADw&ved=0CDAQsAQ&biw=1280&bih=712

    Saindo do Comum para Maior Eficiência

    Para quem ainda FARÁ O CURSO DE DATILOGRAFIA/DIGITAÇÃO, RECOMENDO que estude o MÉTODO DVORAK. Existem softwares para este treinamento na internet.

    Pode-se facilmente configurar o teclado no Painel de Controle, Opções Regionais de Idioma, Teclados e Idiomas, Alterar Teclados, Adicionar Estados Unidos Dvorak. Opcional botão para alternância rápida dos métodos com 2 cliques do mouse.

    Caso seja utilizado o Método DVORAK, BASTARÁ CONFIGURAR E TROCAR AS TECLAS PELA NOVA CONFIGURAÇÃO (tirando com cuidado e recolocando na nova posição).

    Penso ser fundamental o curso de datilografia/digitação, pois em 15 dias poder-se-á digitar sem precisar olhar o teclado. Particularmente digito pelo qwerty mais de 330 carac./min (aprox. 68 wpm) em Português. Se estudasse o DVORAK, digitaria mais de 100 wpm (palavras/min) devido a inteligente disposição dos caracteres neste método.

    Se tivesse o conhec. da superioridade do DVORAK teria feito o curso neste método. A vantagem é que a maior parte das letras mais usadas fica na linha principal (do meio), facilitando extraordinariamente a digitação. Ficou confirmada a superioridade ao ponto de se proibir a concorrência usando-se DVORAK nas COMPETIÇÕES DE VELOCIDADE DE DIGITAÇÃO com candidatos usando o Método QWERTY.

    Saudações.

    Att.
    Corretor/Engº Indl. L C Bara Piá de Andrade

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!

    Pensando bem, como aproximadamente 99% dos teclados compatíveis com o Português/Inglês/Francês possuem caracteres no formato QWERT, sugiro que ao fazer o rápido curso de datilografia/digitação OPTEM pelo método tradicional QWERT, embora não seja o que permite maior velocidade de digitação, conforme explicado acima.

    Atenciosamente,
    Engº L C Bara Piá de Andrade

    ResponderExcluir