Ninguém entende porque o Orkut só deu certo no Brasil e na Índia, será que a simples explicação da devassidão das nossas mulheres e o voyeurismo dos nossos homens e os deles (em espionar as nossas) é suficientemente forte para explicar tamanho sucesso? Quem responder cabalmente a estas perguntas, pode entrar em contato com o Google que será contratado a peso de ouro, pois o que eles mais procuram nestes momentos é encontrar as chaves de uma Rede Social perfeita que agrade gregos e troianos, algo como um segundo pulo do gato do Facebook.
Então, veja a seguir o que os gringos pensam sobre o nosso fascínio orkutiano, que com apenas dois países no seu portfólio conquistou 110 milhões de almas, posição onde estancou e de onde nunca mais foi para frente.
1) Os brasileiros são tão incrivelmente gregários, que poderíamos defini-los como tribalistas. Lá as pessoas tendem a se organizar em grupos homogêneos que compartilham interesses comuns: fãs de Heavy Metal, evangélicos, sambistas, macumbeiros, funkeiros, simpatizantes/odiadores do PT, cultuadores da Skol ou Kaiser, etc.
2) O grande forte do Orkut é a facilidade de criação das “comus”, que tanto caíram no gosto dos internautas, que a maioria dos orkutianos aderem a dezenas e até a centenas dessas comunidades que tratam de todos os assuntos, desde os nonsense aos mentecaptos: Paixões: comer, meus amigos – Eu vejo siri onde não tem – Eu sou muito louco – Libertação dos Anões de Jardim – Eu nunca tive um gorila – Eu tenho ódio platônico – O olhinho que vê tudo me viu – Nunca apanhei de um canguru.
3) Brasileiros gostam de “tudo que é seu” e tem orgulho daquilo que são bons, futebol, música, cultura, predominância econômica na América do Sul, etc. No momento que souberam que os gringos haviam abandonado em massa e que o Orkut se tornara praticamente “brasileiro”, aderiram com mais entusiasmo.
4) A palavra Orkut é extremamente fácil de ser pronunciada em português, diferentemente de Facebook, MySpace, Twitter, Yahoo, etc. Quando os brasileiros pronunciam “Orkut”, acentuam o T final, cujo resultado é o sonoro “ti”, ou seja, vira uma palavra fácil de pronunciar e lembrar na próxima vez que sentam na frente do computador (eles realmente nos tomam como macacos!).
5) Há uma enorme semelhança fonética entre as palavras Yakult e Orkut. Ora, sabe-se que a maioria das crianças brasileiras costuma beber este popular leite fermentado de origem japonesa, o que rendeu popularidade, não intencionalmente planejada, à Rede Social do Google.
6) Os brasileiros são extremamente desconfiados, em virtude das pressões exercidas pelas gritantes diferenças sociais. Neste contexto, o Orkut lhes oferece ferramentas efetivas (fuçar antes no perfil dos outros) de avaliação prévia dos potenciais novos amigos.
7) Os brasileiros são extremamente exibicionistas (principalmente as mulheres) e pouco se importam com configurações de privacidade na Internet. Acrescente-se a isto a vocação voyeurista dos homens que tem a mania de ficar fuçando nos perfis femininos para descobrir novas oportunidades sexuais, e temos o prato cheio da preferência nacional pelo Orkut. (Quem navega pelos álbuns de fotos do Orkut sabe do que os gringos estão falando.)
8) Um dos grandes entraves a separar o Brasil das nações desenvolvidas é o fato de ser um dos campeoníssimos mundiais de péssima distribuição de renda. Ora, o corolário disto é o fracasso acachapante do sistema educacional, que unido à desgraça do país ter mais de 50 milhões de pobres, trouxe à lume a classe dos chamados “excluídos digitais”. Logo, neste dantesco cenário de precária cultura informacional, o Orkut caiu como uma luva, cuja interface simples e intuitiva contrasta com a complexa operacionalidade do Facebook, que fica parecendo um painel de controle da NASA. (Mexer no Orkut é Mara!)
9) Os brasileiros são tão leais a marcas e produtos (ignorantes?), que compram impulsivamente antes de pesquisar na Internet as impressões dos outros usuários sobre aquele produto. Tal fidelidade cega explica simultaneamente o sucesso do Orkut e da bomba fotográfica chamada Tekpix.
10) No Brasil, o sistema de buscas do Google é uma das maiores unanimidades do mundo, sendo percentualmente mais usado neste país do que nas terras do Tio Sam. Seria este uso massivo o fator alavancador do tremendo sucesso do Orkut?
Logicamente, que junto aos pensamentos dos gringos embuti os meus próprios, pois eles jamais terão uma leitura suficientemente ladina da nossa realidade que lhes permita compreender as nossas complexas percepções, paradoxalmente anti-cosmopolitas e desejosas de relacionamentos com estrangeiros.
Por mais que os gringos questionem, não conseguem vislumbrar as razões lógicas do Orkut ter decolado apenas no Brasil e Índia. Os reais motivos, provavelmente ligados às peculiares idiossincrasias locais, talvez nunca venham a ser completamente elucidados, o que tem obstaculizado a voracidade do Google em criar uma Rede Social de penetração realmente global, que pelo menos repita o meio bilhão de almas amealhado pelo Facebook.
Quem souber objetivamente tais respostas, certamente estará multimilionário da noite para o dia, como conseguiu fazer Mark Zuckerberg quando criou o Facebook, aquilo que poderá se tornar a ruína do Google.
Referências:
» Why Brazil loves Orkut!
» Social Network World Map: Why do Indians & Brazilians loves Orkut?
First :)
ResponderExcluirOrkut é falta de cultura. Há pessoas que têm 2, 3 perfis lá e acham que quanto mais gente ter, mais legal ela é. E nem se importam com a qualidade de pessoas adicionando elas, fakes, pessoas que se acham. Ah, sem contar aquelas pessoas que fazem propaganda grátis de marcas de roupas/sapatos acessórios, tipo "Oakley" entre outros que não quero divulgar de graça. Sinceramente, brasileiros no orkut, só tem putaria, babaquice, burrice e tudo que é ruim. Raras exceções que se salvam.
Natália,
ResponderExcluirHehehehe, suas palavras textuais sobre as últimas férias de inverno não deixam dúvidas "Eu fiquei esse recesso inteiro praticamente o dia inteiro na frente do computador, entrando no Orkut, que é uma falta de cultura, não tem nada o que fazer..." em Coisas da Natália
Uma crônica da hora para quem acha que o Orkut é mais do que um monte de bosta. Ops! Não é não, brincadeirinha, tenho que confessar que esta Rede Social é das redes a que mais traz visitas ao Blogpaedia, graças à força das suas comunidades.
Portanto, para nós blogueiros: viva o Orkut, ou será Yakult!
Também lamento essa banalização do orkut e tudo mais, porém acho desnecessário fazer comentários maldosos a respeito de quem tem. O fato de não gostarmos dessa rede social não nos faz melhor que ninguém. Eu não curto, mas não condeno quem usa. Ter orkut não torna ninguém burro.
ResponderExcluirSó faltava esta! kkkk Boa matéria!
ResponderExcluirNovo agregador de links. Divulgue seu blog ou site!
http://migre.me/15z5L
parei de ler no segundo item , nunca vi texto tão sensacionalista e maldoso.
ResponderExcluirTer um orkut não significa não ter cultura. Só o propósito a qual a rede servia se desvirtuou. Por mal uso da ferramenta, o orkut virou terra de ninguém. E aquele sentimento de reencontro que ele proporcionava se transformou em um processo destrutivo de namoros e vidas pessoais.
ResponderExcluirOs gringos não entendem que o kut kut serve para tirar grande parte dos troxas que existem nas partes bacanas da internet.
ResponderExcluirÉ tipo um resort para alienados.^_^
ta.. quero dizer duas coisas.
ResponderExcluirORKUT EH SIM UMA BOSTA (FACEBOOK RULES ^^)
- eu tinha orkut antes e talz, deletei pq pense, não estava utilizando aquilo pra nada, estava comendo tempo. Ja o Facebook, eu tenho os contatos com a galera de fora. E o facebook tbm tem funções como: galera resolveu fazer uma festa, manda um RSVP pra todo mundo e ja da pra ter uma ideia de qnts pessoas irão na festa, e outras coisas mais (citei um exemplo meio idiota até).
e acho que é isso ai.
ou seja, somos macacos :D
ResponderExcluirNa real, é um pode ate ser um monte de bosta pra pessoas como a Nathalia, que só usam pra ficar rondando perfils alheios e inevitavelmente, criticando a "Maldita inclusão digital".Né?
ResponderExcluirNo meu caso, uso o orkut sim, porém me limito as comunidades e só. Pra se ter uma noção, hoje faço um curso de um certo programa, e estou me desenvolvendo muito melhor, graças a galera da comunidade que ta sempre dando força, respondendo a dúvidas e etc.
Downloads de jogos, séries e tudo mais também encontro por lá. Raramente mando um recado pra alguém, e ja deve ta fazendo um ano que não add ninguém. E falta não me faz. Só que existem pessoas que não sabem levar nada pro lado produtivo. E são exatamente esses, aquelas gurias que ficam super revoltadas porque o "Muleque piranha 100% prostituto" que tem 857 amigos, 900 comunidades, e mais uns 5 profiles. É só não aceitar e pronto, bola pra frente, passou.
Falta de cultura é ficar cagando palavras por aí.
Pra quem se acha "chique" por ficar malhando o Orkut:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=TB_p_9_-1sc
11) No Brasil a grande maioria das pessoas é idiota, daí a facilidade de gostar de uma bosta como o Orkut.
ResponderExcluir"brasileiros no orkut, só tem putaria, babaquice, burrice e tudo que é ruim. Raras exceções que se salvam." [2]
ResponderExcluirFalou tudo! E o mais impressionante é realmente essa dificuldade que brasileiro tem com Facebook...
Sinceramente. Qual a diferença entre Orkut, facebook ...? O que mais me impressiona é o fato dos nativos concordarem com as opniões infundadas dos gringos somente porque a maioria dos acessos vem de paises "subdesenvolvidos".
ResponderExcluirOrkut é que nem a Globo, tudo mundo chuta, mas todo mundo vê.
ResponderExcluirQual é a diferença entre Orkut e Facebook? Orkut é uma rede simplificada odiada pelos americanos por ser muito simples e não satisfazer as paranoias deles por privacidade.
Facebook é uma rede com controles altamente complexos odiada por brasileiros por não entenderem tamanha noia por privacidade.
Se os americanos tem sempre a razão, creio que seu repudio não seja somente ao Orkut e sim aos brasileiros... Nação errada jovem.
ResponderExcluirQuem nao gosta de Orkut, nao sabe usar...
ResponderExcluirFalando serio mesmo, eu tenho 31 anos, e encontrei muitos dos meus antigos amigos de colegial pelo Orkut.
Sem falar que esses motivos, uma bobagem maior que a outra.
Yakult com Orkut?Tem que ser muito retardado pra confundir.
Enfim, quem nao gosta do orkut, nao deveria usar, em vez disso as criancinhas criam fakes e atrapalham quem realmente usa
Aí dono do blog,
ResponderExcluirvocê deve morar em outro país que não seja o Brasil, Potugal talvez, porém deve amar o meu país Brasil. Caso seja brasileiro, acorda e não fale mal de onde todos que vc conhece inclusive você mora, procure melhorar e não falar Mal.
Gosto do Orkut pela interface simples e a existência de comunidades, que é uma idéia muito boa.
ResponderExcluirO problema é a banalização de contas e a P*TARIA que tomou conta da coisa, é uma pena mesmo.
Tenho Facebook tb, não falo mal de nada, mas o povo tem que parar de ser paga-pau dos gringos.
Não seria porque, o Orkut é todo em português?
ResponderExcluirSe torna mais simples de usar?
Elói, o Facebook também é em português, o que não impede de ser considerado elitizado.
ResponderExcluirEste problema de linguagem pode ser transladado à questão das eleições para a presidência de república: o Serra fala uma linguagem que o povão nunca entenderá, relações internacionais, Chaves, questão do Irã, etc, e a Marina fala de aquecimento global, piorou.
A linguagem do Facebook segue o mesmo caminho, é complexa para gringo ver, mas não pega em meio ao nosso espírito mais desarmado e coloquial.
quero que esses gringos vão pra puta que pariu, não devo nada a filha da puta nenhum..
ResponderExcluirenfim, odeio orkut :~
O BRASIL É UM PAÍS DE MERDA.
ResponderExcluirNOSSO POVO É UM LIXO.
EU ODEIO ESSA PORRA DE PAÍS.
RUMO AO FIM DOS TEMPOS.
Orkut é pra semi-analfabetos e gente que fez inclusão digital em cursinho.
ResponderExcluirCara, tem umas coisas ignorantes demais nesse texto, feitas para parecem cultas, mas muito ignorantes.
ResponderExcluirPra começar, nos Estados Unidos eles usam beeeem mais o Google que aqui, tanto que eles até tem um verbo para pesquisar no Google(just google it...).
Em segundo, uma das maiores razões pela qual o Orkut faz sucesso por aqui e na Índia é que ele é bem mais leve que o Facebook, ou seja, carrega mais rápido em locais onde a velocidade de internet não pode ser tão rápida(boa parte do país). Essa é uma das coisas mais óbvias e que faltou no texto.
Aliás, eles nem pensam em pronuncia, simplesmente porque eles não fazem idéia de como se pronuncia Orkut em portugues.
Coisas ignorantes no texto? Vai se informar melhor, nos EUA os Google foi responsável por 80% das pesquisas conforme o último levantamento do ano até julho Ranking dos buscadores nos EUA enquanto no Brasil o domínio do Google é mais de 90%.
ResponderExcluirA leveza do Orkut certamente tem peso nos países com conexões precárias, mas não explica todas a história porque existem uma pá de países com Internet paupérrima que em que o anel lilás não pegou.
Os autores dos textos originais em inglês aqui referidos certamente vieram ao Brasil e constataram in loco as nossas peculiaridades.
Foi mal o link que botei lá no 2º comentário na resposta que dei para a Natália. O post dela falando sobre o buraco negro produzido pelo Orkut nas suas férias está aqui: "Férias”, coisas que eu podia ter feito, ônibus.
ResponderExcluirEles lá e nóis cá!!!
ResponderExcluirPáu no cú se eles acham ruim. Facebook não me faz falta alguma! Minha vida social já é bem resolvida e produtiva.
Não sinto falta de gringo nenhum no meu círculo de amigos (eu sei que essa "matéria" não trata disso).
Pessoal por aí é muito paranóico com a internet, acha que ela vai solucionar os problemas da humanidade...
Os gringos acham = Eu acho. Usei "gringos" para manipular as pessoas que têm complexo de inferioridade e reagem ferozmente quando alguém de fora a critica.
ResponderExcluirCara, na boa. Diz que é o que vc acha e pensa em alguma coisa mais construtiva.
Se você queria um monte de comentários no seu blog, conseguiu.
Cara, e eu estou mais feliz ainda porque você comentou! Ninguém disse que botar um Blog não seria uma eterna convivência com as contradições.
ResponderExcluirÉ simples:o orkut é considerado internacionalmente como uma merda e tudo q é uma merda é sucesso aki no país pq o brasileiro gosta de merda. Orkut,forró,novelas da globo,funk carioca,música sertaneja,vôlei,flamengo...O BRASILEIRO QUER SER DO CONTRA E POR ISSO GOSTA DE PORCARIA! Nós só somos um país emergente por causa de nossa enorme população. A verdade é q o Brasil é um eterno emergente, NUNCA SERÁ DESENVOLVIDO PQ Ñ TEM ESSA CAPACIADE! Para um país evoluir,sua população também precisa evoluir E O BRASILEIRO Ñ VAI EVOLUIR NUNCA!!!!!!!! Já a China,esses sim serão em breve um país rico...
ResponderExcluirBom Se o orkut é um lixo ou não pouco me importa eu uso... e confesso o facebook é milhões de vezes melhor... mas como esta escrito ai com o painel de controle da NASA ! mas tudo bem eu gosto de mexer no painel de controle da NASA uehauehaah
ResponderExcluirAntes que falem alguma coisa desculpem os erros de ortografia.
Tenho muita vergonha de ser do mesmo país que esse bando de merda que ama idolatrar os americanos.
ResponderExcluirTenho certeza que se o orkut tivesse se popuarizado por lá, esse monte de gente aclamaria do mesmo jeito que ele é.
Porra, por que o orkut é popular no Brasil? Simplesmente pq virou uma ferramente de contato rápido entre os brasileiros.. Tanto pq não conheço quase ngm que tem amigos indianos no orkut e trocam várias ideias.
Outra coisa, o lance das comunidades (quando organizadas) é fantástico. Sempre consegui tirar muitas dúvidas, achar links, e até ter discussões interessantes por lá.
Também tenho facebook, e também acho muito bom. Tenho contato com meus amigos gringos, utilizo da mesma forma que o orkut e pronto..
Pra que todo esse ódio contra uma rede social!?
Se não gosta é só excluir a conta. O que aliás, é muito simples. Já que o orkut é isso. Simplicidade.
Talvez esteja aí um dos motivos que muita gente odeie o orkut. Deve ser uma raiva reprimida por não aceitar a simplicidade e querer ser igual aos países que enxergam os outros com menosprezo.
Do mesmo jeito que iniciei o texto, finalizo: Tenho vergonha, só isso.. Vergonha!
Tô cansada deste povo que só reclama do Brasil!
ResponderExcluirCaiam fora galera, nos deixem em paz!
Tem muita coisa escrota por aqui? Tem. E não tem coisas escrotas lá fora? É claro que tem. Tenho orkut e facebook, e sim acho o orkut bem mais simples e nele tenho meus contatos, pessoas que não posso estar junto o tempo todo, mas posso curtir seus momentos, tenho meus videos preferidos, as comunidades. Enfim, se não quero ver babaquices dos outros não olho, se não quero ter como amigos safados e piriguetes, eles também não me querem como amiga e assim vai.
Façam algo pelo seu pais e parem de reclamar.
Paul
ResponderExcluirporque essa birra com o Orkut???porque querem que façamos parte do Facebook????porque os "americanos"usam e por isso devemos usar tambem????eu acredito que tem muito mais coisas por tras disso...o Orkut foi criado por um turco,natural de um pais fudido como o nosso,do 3º mundão....o facebook,por um um judeu-americano...acorda gente....basta....imperialismo até aki?????chega...acordem otários
tão falando mal do brasil por causa de uma rede social ? askdpoakdpoakdo Twitter serve pra segui famosos e fala o que você ta fazendo ou vai faze tipo subnicks de msn , Facebook serve pra joga aplicativos , ( amigo entrevista , frases de homer , baddo , sim ou nao )... se Facebook fosse o mais usado no Brasil seria criticado do mesmo jeito porque tudo aqui é ruim musica , tv, cinema, so os norte americanos prestam ! tudo em Inglês é mais legal ! KKKK tenho Facebook tem bem poucos amigos do brasil e so vejo pessoas curtindo o kaká ! twiter so vejo pessoas seguindo o felipe neto e o restart akpapodkspodkaok !
ResponderExcluirEssa discussão por rede nao tem fundamento algum pasdkpaosk !
ResponderExcluircurioso 2! nativos dos estados unidos cultos? onde vcs vivem no mundo da fantasia não existe povo mais "chumbrega", a não ser os brasileiros que adoram falar mal dos gringos, mas tem uma paixão doentia por eles.
ResponderExcluirquanta merda escrita afff
ResponderExcluirfato: o orkut é bem mais facil de usar do que o facebook
ResponderExcluirEngraçado, se reclamam tanto que os "pobres" estão no orkut, que o orkut tá cheio de babozeiras etc e tal, porque é que tenho a ligeira impressão que estão querendo que todo mundo migre para o Facebook...cara porque não deixam o Facebook só pra elite??? sei não mas isso tá me parecendo o seguinte: fale mal do orkut pra que todos pensem que o Facebook é a grande inovação em matéria de redes sociais (o que não é verdade) porque o Facebook é uma imitação muito sem graça do orkut.
ResponderExcluirNem nos EUA ele é isso tudo porque lá o forte é o Myspace, no Japão é o Mix, e no Brasil gostem ou não disso é o Orkut!!!
Seis contas (uma de cada vez)perseguida, por te
ResponderExcluiropinião contraria (levaram pro lado pessoal) comunidades que aparentam tratar de assuntos que diminuem a nossa ignorancia (acredito que a sabedoria liberta)infelizmente pareciam mais sites de encontro.
SÓ TIVE DECPEÇÃO!!! Caso você se encaixe TUDO BEM, do contrário prepare-se: TORTURA EMOCIONAL!
NÃO ACONSELHO CRIANÇAS USAREM SEM O ACOMPANHAMENTO DOS PAIS!
AGORA ESTOU PROCURANDO "LUGAR" ONDE POSSA EXPRESSAR MINHAS OPINIÕES SEM PERSEGUIÇÃO, CRITICAR É UMA COISA PERSSEGUIR...
OBRIGADA
Lamentável, parei de ler no primeiro tópico!
ResponderExcluirBando de mané,facebook é bom,mas o orkut alem de bem mais simples,é uma das ferramentas mais antigas em termos de redes socias no Brasil.
ResponderExcluirPovo Brasileiro sejamos menos imbecis e preconceituosos com seu próprio povo.
É simples o americano e os europeus não quiseram o Orkut, por que a google não fez jogo sujo assim como o facebook, sei q não fez sucesso lá porque fez sucesso aqui, os americanos agora estão saindo do facelixo porque os brasileiros invadiram, agora falar mal das comus do Orkut existem muitas comus muito mais interessantes do q estas citadas acima, provavelmente criadas por pessoinhas sem cérebro como vc, que acha q rede social tem a ver com inteligência, tem sim a ver c/ gosto, cada um gosta do q mais lhe agrada, o americano é um povo idiota q nem sabe q existe o Brasil, são tapados e manipulados, assim como somos, somos manipulados a odiar o Orkut, assim como este babaca q escreveu este texto com teor preconceituoso...você não conhece o Orkut, aliás vc não conhece porra nenhuma da vida!!!
ResponderExcluir