Páginas

Pesquisar

28 de ago. de 2008

Um passo-a-passo para a remoção automatizada do XP Antivirus 2008?

O XP Antivirus 2008 é um falso programa antivírus que, uma vez instalado, detecta nos computadores dos usuários a presença de vírus que não existem e outras ameaças forjadas para que os mesmos comprem um software inútil. Este aplicativo integra o tipo de malwares chamado pelos gringos de “rogue”, ou seja, são os programas de chantagem eletrônica.
Tela inicial do XP Antivirus 2008.
A partir da sua instalação, o usuário começa a conviver com insistentes mensagens que incitam à compra do programa e a continuação da sua presença no computador faz com que o malware passe a instalar outros códigos maliciosos, até o sistema do PC entrar em colapso e não reste mais nada, senão a formatação.

Os softwares do tipo Rogue não podem ser normalmente desinstalados, porque logicamente, eles se protegem contra as investidas dos usuários, não habilitando a desinstalação.

Na Internet há alguns procedimentos manuais de desinstalação especificamente para cada um dos Rogues. Um deles, criado para remover o XP Antivirus 2008, pode ser encontrado no site Vista Experience (link abaixo).

Porém, a maioria dos usuários não têm conhecimento suficiente para trabalhar com prompts de comando, edições de registro, etc. Pensando nos usuários comuns, procurei na Internet por algum programa que automatizasse o processo, para que a remoção possa ser feita por qualquer um. Vejam o que achei:

Instruções para a remoção automatizada do XP Antivirus 2008, XP Antivirus 2009 e o XPAntivirus, usando o programa Malwarebytes anti-Rogue.

1) Faça o download do Malwarebytes aqui;

2) Feche todos os programas e instale;

3) Quando terminar a instalação, dando OK em nas opções solicitadas, acione o Update do programa. Depois, cheque o botão “Launch Malwarebytes” para que ele inicie logo depois da instalação;

4) Uma vez iniciado, o MBAM vai mostrar uma tela de escaneamento, conforme a imagem abaixo:

5) Deixe a opção de escaneamento em “Perform quick scan” e aperte o botão “Scan”;

6) O MBAM vai trabalhar escaneando o HD à procura de malwares. Apesar deste processo demorar um pouco, é aconselhável que você fique de olho no que está acontecendo. Enquanto o MBAM estiver escaneando, vai ficar mostrando a seguinte tela:

7) Quando terminar o scan, a seguinte caixa de mensagem será mostrada:

8) Aperte o botão OK para fechar a caixa de mensagem e continuar com o processo de remoção;

9) A tela inicial será mostrada novamente e neste ponto você deverá apertar no botão “Show Results”, quando será mostrada uma tela com todos os malwares encontrados:

10) Você deve agora clicar no botão “Remove Selected” para remover todos os malwares listados. O MBAM vai deletar todos os arquivos e chaves de registro suspeitos e colocá-los em quarentena;

11) Quando o MBAM terminar de remover todo o malware, ele vai abrir um arquivo de “scan log” e mostrá-lo através do Notepad do Windows. Leia este arquivo se quiser e feche a janela do Notepad;

12) Agora você pode sair do MBAM.

O seu computador agora deve estar livre do XP Antivirus 2008, XP Antivirus 2008 e do XPAntivirus. Caso esta solução automatizada não funcione, então a única saída é fazer a remoção manual, conforme os passos descritos no site Vista Experience.

Fonte:
How to remove XP Antivirus 2008, XP Antivirus 2009, and XPAntiVirus (Removal Instructions)

Links relacionados.
Site oficial do Malwarebytes.
StopBadware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário